NO ANO PASSADO FORAM CONFIRMADOS 31 CASOS DA DOENÇA NO MUNICÍPIO.

A Prefeitura Municipal de Três Pontas, através da Secretaria Municipal de Saúde e o setor de Vigilância Epidemiológica começaram 2019 preocupados com a situação da dengue em todo estado de Minas Gerais e realizando ações para evitar a proliferação aqui em Três Pontas. Em 2018 a cidade contabilizou 31 casos da doença. E nos primeiros 15 dias deste ano já são 5 casos notificados.

Nossa reportagem entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal e encaminhou alguns questionamentos sobre a situação da dengue hoje no Município. O que nos foi passado são os seguintes dados referentes ao ano de 2018:

_ Notificações de Casos – 74 (quando se suspeita que a pessoa está com dengue)

_ Casos Descartados – 42 (casos em que não se confirmou a dengue)

_ Casos Confirmados – 31 (presença da dengue)

_ Ainda em Investigação – 1 (caso que ainda está sendo analisado) 

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde de Três Pontas, nas primeiras duas semanas de 2019 já foram notificados 5 casos, aqueles em que há a suspeita de dengue, mas ainda sem confirmação.

Ainda se observa na cidade de Três Pontas muitas casas velhas e praticamente abandonadas cheias de entulhos, moradores com o hábito de acumular objetos, além de vasos de plantas e flores, pneus e garrafas cheias de água parada, criadouro ideal do mosquito.

“Nós estamos fazendo fumacê na região dos casos notificados e intensificamos as visitas dos agentes de endemias nas casas e empresas. A Secretaria Estadual de Saúde nos alertou que existe um novo tipo de vírus da dengue esse ano, o tipo 2 e isso exige ainda mais cuidado. Como em todos os casos, a Secretaria Estadual de Saúde nos orienta sobre como deve ser feita a prevenção na cidade e estamos seguindo criteriosamente isso. Pedimos que a população coopere, colabore no sentido de evitar acúmulo de água parada”, disse a Prefeitura.

HISTÓRICO RECENTE DA DENGUE EM TRÊS PONTAS

Pra se ter uma ideia da importância da limpeza dos terrenos e dos mutirões com a participação de toda a sociedade, em 2015, foram quase 2 mil casos notificados de Dengue, entre confirmados e descartados. Em 2016 o então prefeito Paulo Luis Rabello comandou alguns mutirões de limpeza, os últimos realizados na cidade de Três Pontas.

O primeiro mutirão recebeu o nome ‘Tchau Zika! Aqui você não fica!’ e aconteceu nos bairros Vila Marilena, Ponte Alta e Jardim Primavera. Depois outros bairros também aderiram.

Mesmo com muitas atenções voltadas para a proliferação dos casos de febre amarela em Minas Gerais e na região sul de estado, ainda há muito o que temer e se prevenir diante dos riscos de doenças como a dengue, zika e chikungunya.

O ex-prefeito Luiz Roberto Dias, no início de seu governo, em 2017, falou ao Conexão sobre os mutirões de limpeza:

“Nós não estamos fazendo uma espécie de mutirão como foi feito na gestão passada em um dia específico. Nós, na verdade, estamos procurando combater o Aedes Aegypti desde o primeiro dia do nosso governo. Isso porque um caminhão tem passado frequentemente por todos os bairros da cidade recolhendo materiais velhos, entulhos e até móveis sucateados que acabam servindo de criadouro. A população precisa nos ajudar e fazer a sua parte evitando o acúmulo de água parada”, destacou o prefeito e médico Luiz Roberto, na época.

Agora, em 2019, o atual prefeito Marcelo Chaves Garcia também tem buscado ações eficazes contra o mosquito da dengue.

O Conexão Três Pontas, a exemplo de anos anteriores, está lançando a campanha de conscientização, prevenção e combate ao mosquito da dengue. Faça a sua parte!

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *