PREFEITURA INFORMA AÇÕES CONTRA O AEDES AEGYPTI E APERTA O CERCO AOS “PORCOS”.

Os rumores de que uma mulher de cerca de 60 anos morreu de dengue hemorrágica nas últimas horas em Três Pontas deixou a população ainda mais apreensiva. Os casos de dengue não param de subir e nossa reportagem esteve na Prefeitura Municipal na manhã de hoje (05) conversando com a secretária municipal de Saúde, Teresa Cristina Rabello Corrêa, e com o coordenador da Vigilância Epidemiológica / secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo de Figueiredo Gomes. O Conexão listou uma série de questionamentos e atualiza o quadro da dengue na cidade.

NÚMEROS DE CASOS
Os últimos números mostram 505 casos notificados e 118 confirmados.

FUMACÊ
De acordo com o chefe da Vigilância Epidemiológica, o fumacê vem sendo realizado em toda cidade, atendendo a demanda de urgência, ou seja, primeiro nos bairros com mais casos, como Antônio de Brito, Azarias Campos e Jardim das Esmeraldas. “Outros bairros receberão o fumacê nos próximos dias”, garante o coordenador.

Marcelo de Figueiredo Gomes, coordenador da Vigilância Epidemiológica.

VISITA NAS CASAS
Conforme Marcelo Gomes, há uma alta incidência de transmissões da dengue no Município. O setor de combate a dengue conta com 21 profissionais em visitas diárias às casas dos trespontanos. Desses, 12 cuidam especificamente da ação conhecida como fumacê.

“São disponibilizadas diariamente duas equipes, cada uma com 6 integrantes, por região. Eles contam com duas bombas costais motorizadas para a realização desse trabalho, com a aplicação do inseticida. Infelizmente, é preciso que se saiba, que o fumacê tem apenas uma duração de ação de 30 minutos após a sua aplicação, depois disso não tem mais nenhuma eficácia. É um padrão. Ou seja, o mesmo fumacê usado em outras localidades é usado em Três Pontas, seguindo um padrão estadual e que tem a aprovação do Ministério da Saúde”, explicou.

A secretária municipal de Saúde, Teresa Cristina Rabello Corrêa lembrou que por conta da dengue e em busca de um melhor atendimento em todas as regiões da cidade, os pediatras já estão trabalhando normalmente, todos os dias, de segunda a sexta-feira, das 07 às 17 horas nos postos de saúde. O centro pediátrico continua contando com um médico diariamente, também de segunda a sexta-feira, no mesmo horário, com demanda livre, ou seja, sem número de fichas para atendimentos.

“Nós estamos muito preocupados com a situação da dengue e estamos agindo de todas as formas para reverter esse quadro. Mas sem a ajuda da população fica muito difícil vencermos o mosquito da dengue”, frisou ela.

POPULAÇÃO NÃO COLABORA
Uma foto enviada ao Conexão pela Vigilância Epidemiológica mostra o descaso, a falta de colaboração de cidadãos trespontanos no combate a dengue. Num terreno, ao lado de uma empresa em construção, na Avenida Oswaldo Cruz, no centro de Três Pontas, nota-se a presença de entulhos, que servem como criadouro do mosquito transmissor. “Em todos os bairros se vê lixo, entulho, terrenos imundos e proprietários que não limpam, não cuidam. Uma situação grave que só será revertida com a conscientização de todos”, emendou Marcelo Gomes.

NOTIFICAÇÕES
A Prefeitura Municipal de Três Pontas informou já ter notificado 215 donos de terrenos desde dezembro de 2018. No momento são 63 notificações, sendo muitos reincidentes. Marcelo Gomes e a chefe de Gabinete, Melissa Chaves Garcia, mostraram à nossa reportagens o calhamaço de notificações e afirmam que a Prefeitura está apertando o cerco contra os donos de terrenos e moradores que não mantém limpos seus terrenos.

A notificação traz em detalhes os cuidados que o dono de lote e os moradores de uma forma geral devem ter.

“Nós da Vigilância Epidemiológica, da Prefeitura Municipal de Três Pontas, bem como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Saúde, estamos atentos às demandas sobre os perigos da dengue. Estamos fazendo a limpeza das áreas públicas e dos ribeirões. Também estamos notificando todos os proprietários que não cumprem as determinações, de cuidado, de zelo com seu imóvel para que contribua com a saúde pública. Quem é notificado tem um prazo de 7 dias para limpar seu terreno ou área. Não é permitido mato com mais de 30 cm de altura e o local deve estar sem lixo e sem entulho. Caso ele não cumpra será multado em 5% do valor venal do imóvel”, salientou Marcelo Gomes.

CONSCIENTIZAÇÃO

Também está sendo feito um trabalho de conscientização dos riscos da dengue nas escolas de toda cidade e zona rural. O Rotaract realizará neste final de semana um pit stop com faixas e folders nos semáforos. Os meios de comunicação e o portal da Prefeitura têm, frequentemente, divulgado ações e dicas de combate ao mosquito.

“MÁ VONTADE” DO ESTADO”
Apesar da gravidade da situação da dengue em Três Pontas o Governo de Minas, através da Secretaria de Estado da Saúde NÃO CLASSIFICOU O MUNICÍPIO COM PRIORIDADE, disponibilizando a caminhonete do fumacê emergencial para outras cidades e regiões. O Executivo Municipal tem implorado ajuda, mas as negativas são frequentes. O prefeito Marcelo Chaves está agora recorrendo aos deputados majoritários em Três Pontas em busca de apoio para sensibilizar o Estado.

MORTE
Sobre o caso de uma mulher que teria morrido de dengue hemorrágica nas últimas horas em Três Pontas, as informações que o Conexão apurou junto a Secretaria Municipal de Saúde dão conta, preliminarmente, que a senhora estava com dengue há cerca de 15 dias. Segundo informou a Prefeitura Municipal, ela sofreu um AVC Hemorrágico e teve elevação na sua pressão arterial. Tudo pode ter sido agravado pela dengue. A causa da morte seria “ruptura de aneurisma cerebral”.

COLETIVA DE IMPRENSA

Hoje, às 14 horas aconteceria uma coletiva de imprensa na sede da Prefeitura Municipal para trazer mais informações sobre o combate a dengue em Três Pontas. Devido a uma reunião urgente justamente para tratar da dengue, o Executivo Municipal avisou que remarcará a coletiva em uma nova data.

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *