Sul de Minas passa de 225 mortes; casos se aproximam dos 9 mil, aponta Estado
A Prefeitura Municipal de Três Pontas divulgou em sua página oficial o Boletim Epidemiológico desta quarta-feira (29) trazendo não apenas o aumento no número de contaminados e de curados, mas, infelizmente, também o crescimento do número de óbitos, que agora totaliza 4 pessoas, todas mulheres. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde o Sul de Minas está vivendo o pico de contaminações do coronavírus e os casos já beiram as 9 mil confirmações com mais de 225 mortes.
A Prefeitura de Três Pontas, através da sua Assessoria de Imprensa, publicou nesta quarta-feira os novos números da pandemia no município. A publicação foi postada às 10h09 trazendo os seguintes dados:
Número de casos confirmados: 125
Número de pessoas curadas: 88
Número de óbitos: 4
Casos em isolamento: 31
Internados: 2
Síndrome gripal: 1.371
Ainda conforme os números atualizados pela Prefeitura Municipal, dos 125 casos confirmados 65 são do sexo feminino. Com relação à faixa etária, os dados revelam que o coronavírus já atingiu pessoas de todas as idades em Três Pontas.
0 a 9 anos: 3
10 a 19 anos: 2
20 a 39 anos: 50
40 a 59 anos: 47
Maior de 60 anos: 23
Isso demonstra que os jovens não estão imunes ao vírus, como muitos acreditavam. Também revelam que, por conta do desrespeito ao distanciamento social, visto frequentemente em eventos e festas particulares, sempre frequentadas por pessoas entre 20 e 45 anos, é justamente este público quem mais tem sido vítima da covid-19. Em contrapartida, os considerados mais frágeis e que, por isso, têm ficado mais em casa ou mantido mais o distanciamento social, os idosos, não representam um volume muito elevado de casos positivados.
De acordo com a Prefeitura Municipal as 4 vítimas fatais são mulheres e todas apresentavam comorbidades (outras doenças). As duas mais recentes mortes são de uma senhora de 73 anos de idade que sofria de diabetes e hipertensão e uma moça de 44 anos que também era diabética.
A boa notícia fica por conta do número de recuperados que já totaliza 88 pessoas. Além disso, o número de pacientes internados na Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis que no início da semana totalizava 5 pessoas agora caiu para 2.
Com a maior testagem, a avanço do coronavírus e ainda o desrespeito às normas de segurança, a tendência, infelizmente, segundo especialistas, é que os números ainda sigam avançando pelas próximas semanas. Por isso, todo cuidado é pouco.
Conforme o balanço da SES-MG, Pouso Alegre lidera a lista de casos da região com 864 registros, sendo 15 mortes. Extrema tem 826 casos, com oito mortes. Poços de Caldas tem 403 registros, com 11 mortes e Itajubá tem 374, com quatro mortes.
Ao todo, Minas Gerais tem 119.934 casos confirmados de coronavírus, sendo 2.608 mortes por Covid-19. Conforme a secretaria, 89.795 pessoas já estão recuperadas da doença.
Os número de casos suspeitos e confirmados divulgados pela SES-MG têm sido diferentes dos que estão sendo anunciados diariamente em boletins de prefeituras.
Mantenha o distanciamento social, higienize as mãos e use máscara sempre que sair de casa!
www.facebook.com/conexaotrespontas
Roger Campos
Jornalista
MTB 09816
#doadorsemfronteiras
Seja Doador de Médicos sem Fronteiras