Cidade (microrregião) regridirá no sábado para a Onda Vermelha do Minas Consciente do Governo do Estado de Minas Gerais.
Parece que a “conta” das festas de fim de ano chegou, infelizmente! A cidade de Três Pontas confirmou nesta sexta-feira, 15 de janeiro, o maior índice de casos de coronavirus em apenas 24 horas. De acordo com o Boletim Epidemiológico publicado no site da Prefeitura Municipal de Três Pontas, de ontem para hoje foram notificados mais 118 casos positivados. Nossa reportagem conversou com a secretária municipal de Saúde Teresa Cristina Rabelo Corrêa que falou sobre a atual situação em Três Pontas.
Aumento de Casos
De acordo com a secretária, “o aumento expressivo nos números de hoje demonstram a irresponsabilidade de muitas pessoas no município diante da pandemia do coronavírus. Infelizmente o que estamos vendo hoje, 15 dias após o fim do ano, é o resultado das festas e aglomerações durante as festas de réveillon”.
Ainda segundo Tereza Cristina soma-se a isto a maior testagem de pessoas que têm procurado fazer os exames tanto no Pronto Atendimento Municipal quanto nas farmácias. “Isso é normal, se temos uma maior testagem consequentemente teremos um número mais elevado de positivados”, declarou.
Lotação na Enfermaria e UTI da Santa Casa
Mas para a secretária municipal de Saúde, o fato mais relevante e que tem gerado muita preocupação é o índice de ocupação hospitalar na Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis. “Infelizmente o que mais nos preocupa vem acontecendo. Estamos com as enfermarias e a UTI completamente lotadas, situação que vem se repetindo em vários hospitais da região”, pontuou.
Tereza Cristina disse acreditar que na próxima semana a situação possa começar a melhorar, com os casos desacelerando.
Três Pontas (microrregião) entrará na Onda Vermelha no sábado, 16.
Ela também afirmou que no próximo sábado, dia 16, a microrregião da qual Três Pontas faz parte regredirá para a Onda Vermelha, a mais restritiva do Programa Minas Consciente do Governo do Estado de Minas Gerais. Isso deverá implicar em novas determinações através do poder público municipal para conter o avanço do coronavirus.
“Estaremos entrando na Onda Vermelha neste sábado e se tudo caminhar bem poderemos voltar para a Onda Amarela no dia 23. Isso em relação a microrregião, já que a macrorregião já se encontrava na Onda Vermelha”, afirmou.
Início da Vacinação
Sobre o início da vacinação em Três Pontas, a secretária disse não ter uma data precisa, já definida, porém usou a postagem do governador Romeu Zema, feita em seu twitter pessoal, como base, na qual o gestor afirma que a vacinação começará em todo estado de Minas Gerais, não apenas na capital e sim em todas as cidades de forma igualitária, na próxima semana.
Seringas
“Hoje nós estamos com um pessoal em Varginha recebendo 18.000 seringas que serão utilizadas para vacinação contra o coronavirus. O restante, para atender toda a população, virá de forma escalonada, assim como a vacinação. Eu preciso de 120 mil doses da vacina para Três Pontas”, concluiu.
Dados de Hoje
De acordo com o Boletim Epidemiológico de hoje, Três Pontas tem 1.721 casos confirmados, com 1.296 pessoas recuperadas. O número de óbitos segue em 22. Pessoas em isolamento somam 392, além de 11 internados e 4 suspeitas na Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis. Sobre os casos de síndrome gripal o total divulgado hoje é de 8503.
www.facebook.com/conexaotrespontas
Roger Campos
Jornalista
MTB 09816
#doadorsemfronteiras
Seja Doador de Médicos sem Fronteiras