Os quatro menores foram recolhidos em celas separadas dos adultos para o Presídio de Três Pontas por até 5 dias

IMG-20160601-WA0020
foto Internet

A Escola Estadual Deputado Teodósio Bandeira, conhecida pela qualidade, imponência e beleza arquitetônica em tons azuis, acordou cinza, enfumaçada, atingida ferozmente pela irracionalidade de quatro jovens, cursantes da escola do crime. Eles atearam fogo em várias salas e causaram um grande prejuízo, perda de documentos históricos nesse que é tido como o pior ataque a uma escola estadual em todo estado de Minas Gerais, segundo o Corpo de Bombeiros.

12

Foi por volta das 03hs30min desta quarta-feira que quatro jovens, já conhecidos do meio policial, com idades entre 15 e 17 anos, entraram na escola pulando o muro do Campo do TAC. Ali, jogaram bola na quadra e segundo informações da Polícia Militar teriam resolvido invadir algumas salas, quando encontraram um vidro de álcool e iniciaram o incêndio de grandes proporções.

IMG-20160601-WA0039
Imagens do circuito de câmeras a escola identificaram os autores.

O Conexão Três Pontas conversou com o Sargento Maxsuel e com outros militares, já que o efetivo nesse caso foi muito grande, para que lograssem êxito na identificação e captura dos mesmos.

“Durante a madrugada, por volta da 01hs30min, abordamos os quatro adolescentes na área central da cidade. E após serem qualificados foram liberados. Por volta das 02hs50min fomos acionados através do Disque 190 por transeuntes que passavam perto da escola. Em ato contínuo deslocamos até a escola, onde deparamos com parte da recepção em chamas e de imediato acionamos o Corpo de Bombeiros. Também compareceu ao local o funcionário Sebastião do SAAE, que também ajudou no combate as chamas que perdurou até às 08hs00. Após vermos as filmagens e já com as suspeitas dos indivíduos abordados anteriormente, deslocamos até as residências dos mesmos, que já são conhecidos do meio policial e os apreendemos, bem como as roupas utilizadas. Seus representantes legais acompanharam todo o desfecho do Reds/Boletim de Ocorrência”, explicou o militar.

O trabalho rápido e eficiente do grande efetivo da Polícia Militar ocasionou a identificação e apreensão dos menores infratores. A agilidade dos bombeiros e do servidor do Saae evitaram danos maiores à escola.

DSC_0064

Os vândalos foram apresentados ao delegado em Varginha e encaminhados ao Presídio de Três Pontas, onde permanecerão por alguns dias, enquanto a promotoria busca encontrar uma casa para menores infratores. De acordo com o advogado criminalista Dr. Braguinha, a lei diz que menores infratores podem sim ser apreendidos em presídios, porém em celas separadas dos maiores, pelo prazo máximo de 5 dias. passando esse período, se não for encontrada uma unidade específica para menores, eles devem ser imediatamente soltos.

DSC_0065

“E o tempo que eles ficam em uma unidade para menores varia muito, podendo chegar até os 21 anos de idade. A cada seis meses é feito um estudo do perfil, comportamento e sociabilidade do menor, pra ver se ele tem condições de voltar ao convívio social ou não”explicou.

O fato é que a sociedade trespontana se vestiu de azul e branco e está revoltada com o crime. Muitos pedem justiça com as próprias mãos.

A Escola Estadual Deputado Teodósio Bandeira tem 64 anos de existência, antes denominada Ginásio São Luís. Abriga cerca de 100 funcionários e 1500 estudantes em três turnos, do primeiro e segundo graus.

DSC_0058

Os prejuízos materiais serão avaliados nesta quinta-feira. Sabe-se que além de documentos, como históricos de milhares de alunos, foram perdidos, móveis e materiais escolares. A parte elétrica e hidráulica foi toda danificada. Engenheiros adiantaram que o prédio, por ser uma boa construção, não foi abalado.

Uma Missa dedicada ao Estadual foi realizada na tarde desta quarta-feira. E na manhã da quinta-feira haverá uma grande passeata saindo às 8 horas do portão principal do colégio.

DSC_0061

O Conexão Três Pontas se soma a esse movimento e sugere aos organizadores um grande abraço coletivo ao redor da Escola Teodósio Bandeira, como símbolo do amor por essa unidade de ensino.

Veja mais fotos da destruição:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *