Gás de cozinha sobe 51,5% nas refinarias em 2017. A Petrobras anunciou aumento de 12,9% no preço do GLP; no ano, foram seis revisões de preço, com cinco altas.
Com o reajuste de 12,9% anunciado nesta terça-feira, o preço do gás de cozinha (GLP) para uso residencial nas refinarias soma alta de 51,5% em 2017, segundo dados da Petrobras. A empresa aumentará o valor cobrado dos distribuidores a partir de quarta-feira. Este é o segundo aumento do tipo em menos de um mês. No ano, foram seis reajustes, sendo que cinco deles foram de alta.
O preço do GLP é um dos fatores que determinam o preço final do botijão de gás comprado pelo consumidor – além de impostos e margem de lucro, por exemplo. A Petrobras estima que, se o reajuste for repassado integralmente pelos distribuidores, ele representará um adicional de 3,09 reais (cerca de 5,1% do preço final).
Segundo a estatal, o aumento anunciado nesta terça ocorre em razão das variações do produto no mercado internacional. A última alta nas refinarias, que entrou em vigor em 26 de setembro, foi de 6,9%. A empresa revisou sua política de reajustes para o GLP em junho, e, desde então, houve aumento de 38%.
O preço médio do botijão de 13 quilos pago pelo consumidor no país era de 62,21 reais na última semana, segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Os valores estão em alta há cinco semanas consecutivas.
Em Três Pontas
Aqui em três Pontas, o gás de cozinha que hoje ainda custa, já elevados, R$65,00 deverá girar entre 69 e 74,00. Nossa reportagem conversou com empresários do setor no Município. Eles revelaram que os constantes aumentos autorizados pelo Governo Federal já refletiram numa queda considerável nas vendas.
“As pessoas sabem que o gás de cozinha apesar de ser algo quase que fundamental está realmente custando cada vez mais caro. Muitas famílias não estão tendo condições de bancar esse gasto. Por isso muitas delas estão ‘voltando ao passado’ e readquirindo o hábito de fazer comida em fogão de lenha. São muitos os casos de pessoas que deixaram de comprar gás para utilizar as velhas lenhas”, comentou um dos comerciantes que mais vende o produto na cidade.
Com informações da revista Veja
Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook
www.facebook.com/conexaotrespontas
Roger Campos
Jornalista
(MTB 09816)