ADOLESCENTES CONTABILIZAM 2 CASOS. TRÊS ADULTOS COM MENOS DE 40 ANOS FORAM CONTAMINADOS.
Em todo mundo o grande e inicial alerta dava conta de que os idosos, pessoas acima dos 60 anos de idade, seriam as maiores vítimas do Coronavírus. E de fato é, em boa parte do mundo e do Brasil, especificamente. Mas em Três Pontas a realidade é o inverso. Pessoas com menos de 40 anos de idade representam 62,50% dos casos confirmados de pessoas ainda com vida.
Há um padrão nos países com mais casos da Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus, e dados confiáveis à disposição: a maior parte das mortes é de pessoas acima de 60 anos. Os mais jovens, entretanto, têm presença significativa nas hospitalizações e ocupam leitos que podem faltar a pacientes com Covid-19 ou outras doenças.
Segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (27) pela Prefeitura Municipal de Três Pontas, dos 9 casos confirmados, são 4 homens e 5 mulheres (incluindo 1 óbito) . Nenhum caso na faixa etária de 0 a 9 anos. São dois casos confirmados em adolescentes de 10 a 19 anos. Três casos de 20 a 39 anos. Outros 3 casos na faixa etária de 40 a 59 anos. Entre os idosos, o mais alardeado grupo de risco, apenas 1 caso confirmado (acima dos 60 anos).
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou para o número cada vez maior de jovens afetados de forma severa pelo Coronavírus. Ainda que os idosos sejam os que mais necessitam de cuidados, Maria Van Kerkhove, diretora técnica da OMS, afirmou que pessoas de 30, 40 e 50 anos estão morrendo nas UTIs.
Mesmo que não apresentem sintomas ou não passem por um quadro grave da doença, os jovens podem ser vetores do vírus para os mais velhos. Logo, a importância de se evitar a contaminação independentemente da idade.
Os casos do novo Coronavírus no mundo se aproximam dos três milhões. Até a manhã desta segunda-feira, a Universidade Johns Hopkins, nos EUA, computava 2.982.933 pessoas infectadas e 206.811 mortes em razão da Covid-19. A pandemia aprofunda crises políticas e econômicas em todo o planeta. O Brasil computa 4.205 óbitos pela Covid-19 e 61.888 contágios.
www.facebook.com/conexaotrespontas
Roger Campos
Jornalista
MTB 09816
#doadorsemfronteiras
Seja Doador de Médicos sem Fronteiras