Casos positivos de Covid-19 sobem para 171 no Sul de Minas, com 11 mortes
A situação da pandemia de Coronavírus em Três Pontas está piorando e numa velocidade cada vez maior. A Prefeitura Municipal de Três Pontas confirmou nesta segunda-feira (27) 9 casos de Covid-19, sendo que deste total, 8 estão em tratamento e confirmado ainda 1 óbito. Há exatos 10 dias Três Pontas apresentava oficialmente seu primeiro caso. Na última sexta-feira, dia 24 de abril o número triplicou. E agora saltou para 9.
Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Três Pontas e também da Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis se reuniram na manhã daquele 17 de abril e gravaram um vídeo explicando os detalhes do primeiro caso. Dentre os profissionais presentes estavam a Secretária Municipal de Saúde, Teresa Cristina Rabello, o Provedor da Santa Casa, Michel Renan Simão Castro, os diretores Dr. Eduardo Camargo Vasconcelos e Dr. Geovanni Pereira, a responsável pelo setor de Imunização da SMS, Lara Miranda Silva e outros. “Nós viemos informar a todos que na noite desta quinta-feira tivemos a confirmação de um caso de coronavírus em Três Pontas!”.
No último final de semana, em novo vídeo, confirmaram o terceiro caso e avisaram que não informariam mais a atualização dos casos em vídeos, apenas nos boletins diários.
Conforme os dados apresentados pela Assessoria de Imprensa, os números de hoje em Três Pontas são os seguintes:
– 08 CASOS CONFIRMADOS – Em quarentena ou hospitalizado segundo protocolos com a família;
– 01 CASO DE ÓBITO – Caso confirmado através de exame;
TOTAL DE CASOS CONFIRMADOS – 09 casos até o momento.
CASOS SUSPEITOS / DESCARTADOS
– 03 CASOS SUSPEITOS – Realizaram exames e aguardando resultados em quarentena;
– 00 ÓBITOS EM INVESTIGAÇÃO
– 35 CASOS DESCARTADOS – Suspeitos que realizaram exames e foram descartados pelos resultados.
– 157 CASOS SÍNDROME GRIPAL – Suspeitos com sintomas de gripe
– TOTAL DE COLETA PARA EXAMES – 47
Por diferenças na apresentação dos dados entre a Secretaria Estadual de Saúde e as secretarias municipais, os números divulgados acabam oscilando. Hoje, conforme a SES, entrou na estatística apenas mais 1 caso em Três Pontas. Ou seja, para o órgão estadual, Três Pontas tem 3 casos confirmados enquanto que para a Secretaria Municipal de Saúde local a cidade já contabiliza 9 casos confirmados.
Assim que a Secretaria Estadual de Saúde atualizar os casos, conforme os dados da Prefeitura, Três Pontas deverá figurar, infelizmente, entre as 5 cidades com mais casos em todo Sul de Minas, empatada com Itajubá e Boa Esperança.
A boa notícia, segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Três Pontas, é que dos 8 casos confirmados de pessoas em tratamento, todas estão em isolamento residencial, ou seja, nenhum caso mais grave no Hospital de Três Pontas.
Também foi divulgado o perfil dos casos confirmados em Três Pontas. Dos 9 casos confirmados, são 4 homens e 5 mulheres (incluindo 1 óbito) . Nenhum caso na faixa etária de 0 a 9 anos. São dois casos confirmados em adolescentes de 10 a 19 anos. Três casos de 20 a 39 anos. Outros 3 casos na faixa etária de 40 a 59 anos. Entre os idosos, o mais alardeado grupo de risco, apenas 1 caso confirmado (acima dos 60 anos).
Pouso Alegre lidera com 24 casos confirmados e 2 mortes. Em seguida vem Extrema com 21 casos e 1 morte. Na terceira posição está Poços de Caldas com 14 casos confirmados e 1 morte. Varginha ocupa o quarto lugar, com 12 casos e 1 morte. Na quinta posição vêm Três Pontas, Boa Esperança e Itajubá, todas com 9 casos confirmados (baseando Três Pontas nas informações divulgadas pelo Município) . Três Pontas é a única das três cidades com uma morte confirmada por Covid-19.
Ao todo, Minas Gerais tem 1.586 casos confirmados de Coronavírus, sendo 62 mortes por Covid-19. A Secretaria de Estado não divulga estatística de pessoas curadas da doença.
Casos suspeitos diminuem
O número de casos em investigação por Covid-19 caiu no Sul de Minas conforme novos números divulgados pela SES-MG na sexta-feira (24). Em relação ao último levantamento, na quarta-feira (22), são 675 suspeitas a menos. Agora a região, conforme a SES-MG, tem 6.602 casos suspeitos.
Ao todo foram 754 casos descartados em 72 cidades e +79 suspeitas em 39 municípios. São Lourenço foi a cidade que teve mais casos descartados (219). Pouso Alegre teve 129, Varginha 58 e Extrema 56 descartados.
Com informações do G1 Sul de Minas
www.facebook.com/conexaotrespontas
Roger Campos
Jornalista
MTB 09816
#doadorsemfronteiras
Seja Doador de Médicos sem Fronteiras