Quase sempre as ações são tomadas depois de uma tragédia, como neste caso, segundo o Jornalista Roger Campos
Brasileiro é assim, deixa tudo para a última hora. Quando em muitas situações não emprega a tal ‘gambiarra’, ou o jeitinho brasileiro, acaba esperando até o último momento e, infelizmente, toma as decisões e age de fato ‘depois do leite derramado’, do caos instalado, da situação praticamente se tornar irreversível, de uma tragédia consumada, ou de algo do tipo.
Nesta semana nos deparamos aqui em Três Pontas com a empresa EPR Vias do Café, realizando obras de manutenção e ampliação da segurança viária na MG 167, bem no seu início, após o trevo de Três Pontas para Varginha, mas precisamente em frente ao Motel Paraíso e ao acesso para a estrada do Foguetinho.
O que acontece é que sobre a linha de divisão de fluxo foram instalados balizadores visando impedir conversões irregulares por parte de todos os usuários daquela via, na altura do quilômetro 17.
Até aí, ok, uma ação necessária e que merece aplauso. A pergunta que fica é que só entenderam a necessidade dessa instalação agora? Precisou, por exemplo, acontecer exatamente naquele local um acidente fatal entre carro e motocicleta? Por que não se chegou a essa conclusão antes? Por que não fizeram essa melhoria antes?
Quase sempre, tem que morrer alguém primeiro para depois agirem?
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RELEMBRANDO O ACIDENTE FATAL
Jessé Ferreira, apenas 30 anos de idade, natural de Boa Esperança, casou em 2020. Estava com sua esposa havia cerca de 8 anos e era pai de duas crianças de outros relacionamentos. Proprietário da loja masculina Distrito da Moda, sempre foi um cara muito querido por todos, apaixonado por viagens e por motociclismo. Sempre gostou muito de velocidade.
Foi ele quem perdeu a vida no trágico acidente que aconteceu no fim da tarde daquele domingo, 28 de julho de 2024, na MG 167, entre Três Pontas e Varginha.
A colisão ocorreu por volta das 18h15, próximo ao trevo de acesso ao perímetro urbano de Três Pontas, em frente ao Motel Paraíso.
A reportagem do Conexão Três Pontas esteve no local e constatou a gravidade da colisão que envolveu um Fiat Uno de cor branca e uma motocicleta esportiva de altas cilindradas.
O Conexão também esteve na sede do Quartel da Polícia Militar de Três Pontas, onde pode conversar com os policiais que estiveram na ocorrência.
Jessé perdeu a vida após tentar realizar uma ultrapassagem em local proibido (linha dupla contínua) e também por conta de uma tentativa de conversão irregular por parte do Fiat Uno, que tentou acessar a via lateral à esquerda de forma irregular, imprudente e ainda pela contramão.
Jessé foi arremessado vários metros à frente, teve uma perna arrancada e acabou morrendo no local. Seu velório e sepultamento foram marcados por muita emoção e revolta.

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OPINIÃO
Além da colocação desses balizadores, a EPR também realizou a implantação de defensa no quilômetro 247 da MGC-491, aumentando assim a segurança dos usuários da via e das comunidades do entorno. Outros trabalhos de limpeza e manutenção dos trechos administrados pela empresa estão sendo realizados também buscando garantir melhor visibilidade, além da conservação da pista e fluidez no tráfego.
A EPR, através de seus representantes, reafirmaram o compromisso de garantir que os usuários das vias por ela administrada trafeguem em trechos bem sinalizados e seguros, ajudando inclusive na prevenção de novos acidentes.
Sem dúvida, um trabalho importante e que apesar da demora nos faz lembrar daquele ditado: ‘antes tarde do que nunca!’
Muito bom que haja a preocupação para que novas vidas não sejam ceifadas no asfalto. Mas, infelizmente, a vida do jovem Jessé, não volta mais.
Prevenir é sempre melhor do que remediar!

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Roger Campos