TOTAL DE RECUPERADOS É DE 1.004 PESSOAS!

A Prefeitura Municipal de Três Pontas, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta quinta-feira (17) os novos números de mais um Boletim Epidemiológico. E a grande notícia do dia, antecipada ontem pelo Conexão Três Pontas, diz respeito ao número de pessoas curadas da covid-19 no município. Já são mais de 1000 pessoas que se recuperaram do coronavírus.

Três Pontas teve o seu primeiro caso de coronavirus confirmado no dia 17 de Abril. De lá para cá já se passaram exatos 7 meses. Os números de hoje mostram que a cidade já contabiliza 1.091 pessoas contaminadas pela covid-19, com 1.004 curados e 19 mortes. De acordo com esses números da Vigilância Epidemiológica, hoje em Três Pontas, 68 pessoas estão contaminadas pelo vírus chinês, sendo que destas, 66 seguem em isolamento social. Outras quatro com suspeita seguem internadas, além de dois casos confirmados, na Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis. Os casos de síndrome gripal totalizam 6.721.

Há em todo mundo no momento uma grande preocupação por conta do que chamam de segunda onda de disseminação do coronavírus. Os números voltaram a crescer em praticamente todo o planeta e no Brasil não é diferente. E a preocupação se torna ainda maior diante das festividades de fim de ano e as consequentes festas, com aglomerações, falta do uso de máscara e também do álcool em gel, já que estas são, até o momento, a única forma de tentar se evitar a contaminação.

Em Três Pontas, desde o início da pandemia, houve uma grande somatória de forças no sentido de tentar minimizar ao máximo os efeitos provocados pelo coronavirus, tanto na questão de saúde quanto na econômica.

Dentre diversas ações que foram emplementadas pela administração municipal, uma delas ganhou repercussão altamente positiva não apenas por parte da população trespontana, mas de todo Brasil. A criação dos “laranjinhas”, também chamados de “desaglomeradores” foi destaque nos principais veículos de comunicação de todo país e várias cidades buscaram informações para copiar a inovação. A Prefeitura contratou dezenas de pessoas para ajudar a organizar as filas nos locais de maior concentração de pessoas, mantendo o distanciamento e ofertando álcool em gel. Todos vestidos com um colete laranja.

A Prefeitura Municipal de Três Pontas a Secretaria Municipal de Saúde, a Câmara Municipal, os profissionais envolvidos em todas as unidades de saúde, no Pronto Atendimento Municipal e, principalmente, todos os colaboradores da Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis – desde profissionais da limpeza, atendentes, auxiliares de enfermagem, enfermeiros, médicos, membros da diretoria, da irmandade, voluntários e representantes de diversos segmentos da sociedade, seguem somando esforços e lutando diariamente para vencer a covid-19. E hoje a divulgação de mais de mil recuperados sintetiza o quão importantes e dedicados todos esses se mostraram até aqui. Soma-se a isso toda uma estrutura para receber doentes de Três Pontas e de outras localidades que são cobertas pelo HSFA (referência). Outra ajuda sempre importante na luta contra o coronavirus, bastante ressaltada pelo prefeito Marcelo Chaves e principalmente pelo Provedor da Santa Casa, Michel Renan Simão Castro, diz respeito as atuações dos deputados Diego Andrade e Mário Henrique Caixa.

Prefeito Marcelo Chaves e o Deputado Estadual Mário Henrique Caixa
A Secretária Municipal de Saúde, Teresa Cristina Rabelo Corrêa.

Uma das grandes dificuldades impostas pela pandemia, não apenas em Três Pontas, mas em todas as cidades, é encontrar soluções para o que chamamos de “cobertor curto”. Ou seja, os gestores e profissionais envolvidos no combate ao coronavírus não podem cobrir uma parte e descobrir outra. precisam vencer o inimigo invisível tentando proteger e/ou curar o maior número de pessoas possível, mas sem esquecer da questão econômica, da geração e manutenção de empregos, da necessidade das empresas e indústrias seguirem funcionando para que não haja uma “quebradeira”, com crescimento galopante do desemprego e da fome.

O Direitor Técnico da Santa Casa, Dr. Geovanni Barros, o Provedor Michel Renan, o Deputado Federal Diego Andrade e o Prefeito Marcelo Chaves.

Aqui em Três Pontas, de acordo com as informações preliminares da Prefeitura Municipal, todos os cuidados, orientações e precauções estão sendo tomados pelo poder público municipal no sentido de tentar evitar novas aglomerações e a disparada nos casos de covid-19. Infelizmente esta é uma responsabilidade não apenas dos governantes mas de cada cidadão, que deve fazer a sua parte seguindo as recomendações dos órgãos de saúde.

Unimed

Destaca-se também a importância da Unimed Três Pontas, dentre outras importantes realizações, como aliada na luta contra o coronavirus. Apesar do Hospital Unimed não ter internação para pacientes com covid, todo diagnóstico suspeito de coronavirus de usuários Unimed ou particular são prontamente atendidos e encaminhados para a Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis ou a outros Hospitais do Sistema Unimed.

A Unimed Três Pontas dispõe de um laboratório e uma estrutura super moderna totalmente preparada para o atendimento adequado aos casos de covid-19.

Ainda sobre a boa notícia do número de recuperados na cidade, que passou de mil casos hoje, o Conexão Três Pontas conversou com alguns profissionais que estão diretamente envolvidos no combate da pandemia, na linha de frente contra o coronavirus. Eles falaram sobre os motivos que fizeram com que Três Pontas tivesse êxito na recuperação da grande maioria dos infectados e que precisaram de algum tipo de atendimento médico ou acompanhamento no período de isolamento social.

Para o médico Dr. Lucas Erbest, Diretor Clínico do Pronto Atendimento Municipal, o sucesso na recuperação das pessoas que foram infectadas pelo coronavírus e que precisaram de algum tipo de acompanhamento se deve principalmente às medidas que foram tomadas pela Prefeitura e Secretaria Municipal da Saúde desde o início da pandemia.

Dr. Lucas Erbst

“Houve sem demora o fechamento das escolas, as determinações ao setor comercial e empresarial e uma ampla divulgação das ações e cuidados que a população deveria seguir. Um ponto que deve ser destacado foi a separação das consultas eletivas dos pacientes com suspeita de coronavirus e a criação de toda aquela estrutura separada (tendas), nos ajudando no diagnóstico precoce e no melhor tratamento possível. Graças a Deus realmente temos um número de recuperados bem elevado. Mas faço um alerta de que os números estão aumentando e que as comemorações de final de ano são um momento crítico e todos devem ficar atentos e seguir todos os cuidados de prevenção. Lembro que qualquer pessoa que apresente qualquer sintoma que possa ser de coronavirus que procure rapidamente o serviço de saúde”.

já o Diretor Técnico da Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis, Dr. Geovanni Barros Pereira, disse que o sucesso na recuperação deste grande número de pessoas se deve principalmente a experiência adquirida no seguimento da doença em suas diferentes fases.

Dr. Geovanni Barros Pereira

“A identificação precoce da doença com o devido monitoramento dos casos e adoção de protocolos para o tratamento nos diferentes estágios foi fundamental até aqui. no início da pandemia o que percebíamos é que a demora para procurar ajuda acabava comprometendo o tratamento. Hoje as pessoas já identificam os sintomas no início e sabem onde procurar ajuda”.

O Diretor Clínico da Santa Casa, Dr. Eduardo Camargo Vasconcelos, o Provedor Michel Renan e o Diretor Técnico Dr. Geovanni Barros Pereira.

Importante ressaltar que, mesmo com mais de mil recuperados, Três Pontas continua registrando vários novos casos todos os dias. Manter o distanciamento social, uso de máscara e de álcool em gel podem fazer toda a diferença entre a saúde e a doença, entre a vida e a morte.

Principalmente nesta época de celebrações onde todo cuidado é pouco. Ainda não temos uma vacina 100% confiável e e as campanhas de vacinação devem ocorrer dentro de alguns meses apenas.

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *