Cidade tem um total de 575 casos confirmados e 10 óbitos.
A Prefeitura Municipal de Três Pontas divulgou em sua página oficial o Boletim Epidemiológico desta sexta-feira (09) trazendo não apenas o aumento no número de contaminados, mas também o número de curados que também subiu. Também foi divulgado o volume de internados na Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis.
Ao todo, desde a confirmação do primeiro caso de coronavírus em Três Pontas, que ocorreu no dia 17 de abril, a cidade já contabiliza 575 pessoas contaminadas pela covid-19. Desse total, 507 já se recuperaram e, infelizmente, 10 vítimas acabaram perdendo a vida. Isso significa que, hoje (09 de outubro) em Três Pontas, de acordo com o Boletim da Prefeitura Municipal, 68 pessoas estão com o vírus. Para este cálculo levamos em consideração o número total de positivados e descontamos o número de curados e também de mortes.
Porém há um dado contraditório no Boletim Epidemiológico de hoje, já que segundo a publicação da Secretaria Municipal de Saúde hoje são 72 casos confirmados em isolamento e outras 4 pessoas, também confirmadas, internadas na Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis, o que totaliza 76 pessoas com covid-19 na cidade e não 58. Algum dado postado pela Prefeitura não está “batendo”. Nossa reportagem tentou contato com a Secretaria de Saúde para entender estes números mas até o fechamento desta reportagem não havíamos recebido resposta.
Há ainda 2 casos ainda considerados como “suspeitos” na unidade de saúde de Três Pontas.
Deve ser levado em consideração o fato de muitas pessoas, possivelmente, estarem com coronavírus de forma assintomática (sem sintomas) e fora das estatísticas da Prefeitura Municipal.
Das dez pessoas que morreram em decorrência da covid-19 em Três Pontas, 7 são mulheres e 3 homens.
* Nesta quinta-feira (08) completou-se 15 dias após a Festa do Padre Victor que, mesmo tendo sido realizada de forma online, infelizmente, contrariando as recomendações das autoridades municipais e de Saúde, recebeu diversas pessoas de outras localidades, devotos do Beato Francisco de Paula Victor. Há uma grande preocupação com a confirmação acelerada de novos casos, justamente em decorrência da vinda de romeiros. Por enquanto o aumento de casos diários segue dentro da média, não sendo notada, ainda, nenhuma influência nos dados por conta da festa religiosa do último dia 23 de setembro. E, na próxima segunda-feira (12) novamente haverá um feriado prolongado, o que deve mais uma vez trazer turistas para a cidade. Aguardemos os próximos boletins.
O número de pessoas com síndrome gripal é de 3.546. São 51 casos a mais que ontem (08).
Projeção
Caso os números se mantenham iguais nos próximos 30 dias, no último dia do mês de outubro a cidade de Três Pontas poderá praticamente dobrar o número de casos confirmados, chegando a 1.000 positivados, cenário que preocupa os médicos e as autoridades locais. Eles dizem que as medidas de segurança (uso de álcool em gel, uso de máscara e o distanciamento social) precisam continuar sendo respeitadas para que se consiga achatar a curva de contaminação. Outra grande preocupação, além do número de confirmados com covid-19 é o número de pessoas com complicações que venham a precisar de internação no Hospital local, já que o número de leitos disponíveis segue restrito.
As últimas informações divulgadas reiteram que uma vacina deverá começar a ser aplicada no Brasil somente no mês de dezembro, ou seja, daqui 2 meses, no mínimo. Todo cuidado é pouco!
www.facebook.com/conexaotrespontas
Roger Campos
Jornalista
MTB 09816
#doadorsemfronteiras
Seja Doador de Médicos sem Fronteiras