Já dá para começar a planejar o almoço da família durante a semana com um pouco mais de economia. É que a Petrobras reduz, a partir desta segunda-feira (5), o preço do botijão de gás de cozinha (GLP).
A unidade de 13 kg, que antes custava R$ 26,20, agora sai a R$ 24,06 – uma queda de 8,16%. O novo valor é o menor desde pelo menos novembro do ano passado.
O efeito da redução para as distribuidoras e revendedoras vai variar de acordo com os estoques. A expectativa do Sindigás (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo) é de que a queda possa chegar a 17%.
Queda no preço do botijão de gás pode demorar a chegar ao consumidor?
Associações de revendedores de gás informaram que não se pode garantir a redução do preço já nesta segunda para o consumidor final, pois a queda no preço depende do repasse das empresas distribuidoras.
“Isso depende exclusivamente das distribuidoras. Porque esse preço anunciado da refinaria, esse valor é comprado pelas distribuidoras e depende de quanto repassarão para os consumidores”, destacaram essas entidades que representam o setor.
Com a divulgação da redução, a Associação Brasileira das Entidades de Classe das Revendas de Gás emitiu uma nota sobre o reajuste. O presidente da associação, José Luiz Rocha detalha o conteúdo e as críticas.
“Nós não vamos ter um reflexo desse percentual de 8% sobre o valor que o consumidor paga. Nós estamos falando de um reflexo de 8% na matéria-prima do produto na refinaria. E a crítica que se coloca na nota é que tenha ocorrido nos últimos meses o seguinte: quando sobe, as distribuidoras repassam imediatamente o aumento ao revendedor. E quando há redução, não tem ocorrido a mesma coisa. Acaba não chegando na revenda, não tem tendo condição de passar pro consumidor”, afirmou José Luiz.
Fonte Rádio Jornal
www.facebook.com/conexaotrespontas
Roger Campos
Jornalista
MTB 09816
#doadorsemfronteiras
Seja Doador de Médicos sem Fronteiras