A Câmara Municipal de Três Pontas realizou na última terça-feira, 25 de junho, a cerimônia de oficialização do nome do Presídio de Três Pontas, que passa a se chamar Unidade Prisional Rita De Cássia da Luz.

Rita de Cássia da Luz foi uma psicóloga que transformou a vida de muitas pessoas com seu trabalho voltado para a ressocialização e dignidade de cada reeducando que teve o privilégio de estar sob suas orientações. O trabalho de Rita de Cássia da Luz, sem dúvida alguma, deixou marcas positivas e ficou como um legado para as gerações futuras. Por isso, reverenciou-se a mulher que deixou seu nome marcado na história não só de Três Pontas, mas de toda a região.

Além dos vereadores, também esteve presente Caroline Luz Zanetti, filha da homenageada, o prefeito de Três Pontas, Marcelo Chaves Garcia, além do diretor regional da 18ª RISP e Diretor Geral do Presídio de Poços de Caldas, Adriano de Souza Silva. Outras autoridades estiveram presentes, como o Diretor do Presidido de Três Pontas, Washigton Fonseca Borges e diretores de presídios de outras cidades da região.

O Presidente da Câmara, Maycon Machado, abriu os trabalhos e falou sobre a cerimônia: “Esta Casa de Leis se abre especialmente para homenagear nossa querida e saudosa psicóloga Rita de Cássia da Luz. Ao dar seu nome à unidade prisional de Três Pontas, reverenciamos não só à pessoa de Rita, mas também seu trabalho imprescindível para o desenvolvimento dos reeducandos e suas famílias. A partir de hoje, ela recebe o reconhecimento público por seu legado”.

A HOMENAGEADA

Rita de Cássia da Luz, brasileira, divorciada, nasceu em 22/06/1963, psicóloga, filha dos falecidos Marilena Funchal Luz e Francisco de Paula Vitor, nasceu em Três Pontas – MG e estudou psicologia na FUMEC em Belo Horizonte.

Formada e residindo em Belo Horizonte – MG, tinha a empresa PSICAN, que atuava no setor de recrutamento e seleção para as empresas no setor de recursos humanos.

Quando retornou a residir em Três Pontas – MG, trabalhou como Psicóloga na APAE da cidade e também lecionou aula de Psicologia na FATEPS- Faculdade de Três Pontas – MG aos alunos do curso de Técnico em Enfermagem, trabalho este que teve a duração de 04 (quatro) anos. Também realizava atendimentos em sua clínica particular.

Após, em 20/06/2011, foi selecionada para fazer parte da equipe da SUAPI- Subsecretaria de Administração Prisional local, em que, basicamente, sua função seria o atendimento clínico dos detentos que por ali passassem.

Ocorre que Rita tinha uma missão de vida: humanizar e ressocializar aqueles seres humanos que estavam em um momento diferente de suas vidas, porém um momento passageiro.

A Sra. Rita criou projetos no presido local, tais como: Coral Renascer -Musicoterapia, Aulas de Teatro, Artesanato masculino e feminino, Campeonatos esportivos (futebol, dama e dominó), Biblioteca Bárbara Luz, Projeto Cartas para Deus, Dia da mulher, Dia Mundial da Religião, Carnaval, Cinematerapia, Dinâmicas de Grupo, entre outros.

A explosão de reconhecimento e amor foi tão grande, que juntamente com a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, houve premiação no INOVARE 2013 – A Justiça do Século XXI, com o tema: Escutar e intervir – Medidas Alternativas ao Desenvolvimento Cognitivo e Remição de Pena, em que a homenagem teve a presença de juízes, promotores e demais representantes da sociedade.

Em 07/03/2015 a Sra. Rita faleceu em decorrência de infarto fulminante. Mas seu reconhecimento não parou com a morte. Mesmo no velório, reeducandos foram escoltados para que pudessem cantar as músicas do Coral e prestar sua última homenagem.

Por fim, frisa-se que Rita sempre foi humilde e humana, e em decorrência do reconhecimento de seu trabalho, na data de 16.04.2019 foi publicada a Lei Estadual nº 23.295 que dá denominação a unidade prisional localizada no Município de Três Pontas-MG, razão pela qual se realizou a solenidade.

UNIDADE PRISIONAL RITA DE CÁSSIA DA LUZ, ASSINADA PELO GOVERNADOR ROMEU ZEMA

O Governador do Estado de Minas Gerais, através da Lei 23.295, de 16 de abril de 2019, denomina como Unidade Prisional “Rita de Cássia da Luz”, o presídio de Três Pontas. Tal ato simboliza o reconhecimento público por seus relevantes serviços prestados aos reeducandos desta unidade e por seu papel imprescindível para a ressocialização de todos.

Fonte Câmara Municipal

OFERECIMENTO

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *