Valor se refere a 50% do lucro de 2019. Assembléia nesta terça-feira discutirá o tema.

A Cocatrel, Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas Ltda, que comemora excelentes resultados, realizará nesta terça-feira, 19, uma Assembleia Geral Ordinária para debater alguns assuntos importantes dentre os quais a devolução de 50% do lucro do ano de 2019 em forma de partilha para os cooperados. Abordando este e outros temas importantes, o Presidente Marco Valério Araújo Brito falou ao Conexão. Acompanhe:

Melhor Desempenho da História

Marco Valério Araújo Brito – Presidente da Cocatrel.

De acordo com Marco Valério a Cocatrel está comemorando o melhor desempenho de sua história. “Os resultados são extremamente satisfatórios e nos enchem de orgulho. A Cocatrel se prepara para receber os cafés e a grande maioria dos cooperados já está colhendo seus produtos. Nós já recebemos mais de 50 mil sacas de café”. Além disso, a cooperativa está vivendo uma fase de expansão como nunca se viu em sua história de 58 anos. Além dos onze armazéns que a cooperativa já dispunha, estão sendo agregados mais três. Um em Varginha, outro em Três Corações e um terceiro aqui em Três Pontas, na sede onde antigamente funcionava o Armazém Padre Victor.

Esperamos, inclusive, poder realizar nosso sonho de bater os 2 milhões de sacas comercializadas. Nós temos a capacidade para receber e estocar toda essa quantidade, dentro de todas as normas de segurança.”

O Ano de 2019 – Histórico!

Segundo o Presidente da Cocatrel, o ano de 2019 foi histórico e bateu recorde em faturamento. “Esta é outra grande notícia para nossa cidade e para os nossos cooperados. Fechamos o ano passado com um faturamento próximo de 1 bilhão de reais. Apenas a título de comparação, no mesmo período os três maiores times de futebol de Minas Gerais não tiveram, juntos, esse faturamento”, destacou Marco Valério. Em 2018 a Cocatrel havia faturado R$800.000.000,00 (Oitocentos milhões de Reais). Ou seja, obteve no último ano um crescimento de 20%.

Expansão

Em toda a sua nova política de expansão de seus negócios, encabeçada pela nova diretoria, que tem uma visão ampla, progressista e técnica, contando com o apoio e a confiança de todos os seus cooperados – que aumentam gradativamente – a Cocatrel tem agregado valor em todas as suas ações. “Nós estamos expandindo com toda força a Cocatrel, Mas é uma expansão não apenas numérica e sim de agregação de muito valor. Estamos conquistando novos mercados. A capilarização da cooperativa é visível, estamos crescendo nacional e internacionalmente. E os resultados estão aí para todos verem. Nossas feiras são sempre grandes sucessos, estamos abrindo novas lojas e ainda contamos com um preço muito bom do café. Associado a tudo isso temos ainda um excelente programa de fidelização do nosso cooperado. A síntese disso tudo é crescimento e, ao mesmo tempo, satisfação!”, emendou.

Lucro Dividido com os Cooperados

A nova política de gestão da Cocatrel, também inclui duas ferramentas fundamentais para ter a confiança do seu cooperado: a transparência e a divulgação de tudo que está sendo feito pela atual diretoria, com o uso de duas ferramentas fundamentais, ainda mais nos dias de hoje diante de toda globalização: o jornalismo e o marketing. Informar com competência e difundir a marca Cocatrel com qualidade são pilares de toda expansão da cooperativa.

E dentro desta política, o Presidente Marco Valério revelou que a Cocatrel obteve em 2019 um lucro de 16 milhões de reais. E metade deste montante será apresentado na próxima Assembleia Geral Ordinária, que ocorrerá na próxima terça-feira, para que seja votada a devolução de 50% do total de lucros para os seus cooperados. “Esse faturamento também é um recorde em nossa história. Foram comercializadas naquele período (biênio 2018/2019) 1 milhão 730 mil sacas de café. Colocaremos vários assuntos importantes em destaque e também votaremos a devolução de metade do lucro para beneficiar nosso cooperado”. 

Revista Cocatrel traz sempre informações relevantes aos cooperados.

“Toda empresa visa o lucro. E esse lucro vai para o dono. Essa é a diferença de uma cooperativa. Ninguém faz isso. Na nossa microrregião, a Cocatrel é a única que distribui parte dos lucros. E fazemos isso todos os anos, desde meados de 2013.”

Ação Social

A Cocatrel também tem uma grande preocupação social dentro de sua política, gerida pela atual diretoria. “Primeiramente devemos lembrar que o café é gerador de energia, conforta e aquece. Fortalece nosso sistema imunológico. Sobre a economia, que é quem nos permite realizar muitas ações, nós estamos preparados para uma excelente safra. Esperamos, inclusive, poder realizar nosso sonho de bater os 2 milhões de sacas comercializadas. Nós temos a capacidade para receber e estocar toda essa quantidade, dentro de todas as normas de segurança. São 14 armazéns com vários pontos de recebimento. Temos atualmente mais de 6 mil cooperados.

Nós realizamos várias ações sociais, mas temos a política de manter uma certa discrição neste aspecto. Fizemos doações à entidades, para profissionais e para hospitais, mas estamos evitando alarde em torno deste assunto”, destacou Marco Valério.

Preço do Café

Para o Presidente da Cocatrel, o preço praticado atualmente pelo café é muito bom. “O preço do café foi ajudado pelo dólar. A saca está em torno dos 620 reais, sendo este o melhor preço desde 1994, quando da implantação do Plano Real.”

 Covid-19 e o Lockdown

Vários setores estão diretamente sendo afetados pela pandemia do coronavírus. Turismo, comércio, indústria, esporte, eventos, tudo tendo que se reinventar, amargando prejuízos, perdas e, em muitos casos, até o encerramento das atividades. Em alguns estados brasileiros, diante dos números assustadores de casos e de mortes causadas pelo Covid-19, o lockdown (Um lockdown, ou em português bloqueio total ou confinamento, é um protocolo de isolamento que geralmente impede que pessoas, informações ou carga deixem uma área. O protocolo geralmente só pode ser iniciado por alguém em uma posição de autoridade) não está descartado. Sobre esta realidade o Presidente Marco Valério Araújo Brito disse que “todas as determinações que foram impostas ou mesmo sugeridas pelas autoridades de saúde serão respeitadas pela Cocatrel”.

Cocatrel reconhece, valoriza e apoia as mulheres cooperadas que já representam 19% do quadro da cooperativa

Cafeína e Cafés Premiados

Dentre várias ações que a atual diretoria tem desenvolvido na Cocatrel, duas merecem amplo destaque. O projeto Cafeína, todo dedicado ás mulheres produtoras de café, completa um ano e está em franco crescimento. “Nós criamos o grupo Cafeína em março do ano passado, no Dia Internacional da Mulher, uma forma de homenagear e reconhecer a importância da mulher também no campo, a frente das lavouras de café. Temos cafés, inclusive, que foram exportados e constatamos que nossa ideia vem sendo aplaudida, reconhecida e valorizada em diversos lugares do país. Isso é muito bom!”, revelou Valério. Ainda segundo ele, as mulheres representam atualmente na Cocatrel 19% de todos os cooperados.

Premiação dos Melhores Cafés Especiais da Cocatrel.

Sobre os cafés especiais, que vêm sendo premiados, Marco Valério enche os olhos para dizer da satisfação e do quanto esses produtores se dedicam e, assim, merecem todo reconhecimento pelo trabalho que realizam.

Expocafé

A Expocafé está mantida, mas será uma feira adaptada ás novas realidades impostas pelo coronavírus. Em agosto acontecerá mais uma edição da valorizada Feira de Negócios da Cocatrel. E em novembro deverá acontecer mais uma edição da Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte.

Funcafé

“Quero dizer também que faço parte do CDPC (Conselho Deliberativo de Políticas do Café). Teremos em breve, se Deus quiser, a primeira reunião pós pandemia e discutiremos a liberação antecipada do Funcafé. É preciso que se diga que o atual Governo Federal tem participado e apoiado a cafeicultura”, declarou o Presidente da Cocatrel.

“A Cocatrel obteve em 2019 um lucro de 16 milhões de reais. E metade deste montante será apresentado na próxima Assembleia Geral Ordinária, que ocorrerá na próxima terça-feira, para que seja votada a devolução de 50% do total de lucros para os seus cooperados.”

Cocatrel no Mundo

Hoje, a Cocatrel está presente em todos os continentes. Nesses últimos anos, a cooperativa se ramificou e alcançou mais de 20 países do globo. “Mas o mais importante nisto Roger, é que estamos entrando em vários países não de qualquer jeito, apenas pra constar. Estamos agregando valor e isto é fundamental. Estamos muito satisfeitos com nossa entrada no mercado internacional de Cafés Especiais. Temos um programa muito bom chamado Cocatrel Direct Trade e em 2019 conseguimos exportar 120 mil sacas. Para se ter uma ideia, conseguimos, por exemplo vender uma saca de café para o Japão por 5 mil reais. Além do Japão, a Coréia também se tornou um bom cliente. Nossa meta é vender os melhores cafés, cafés top com alto valor agregado”, concluiu Marco Valério.

Apesar de todo momento turbulento, uma situação gravíssima e sem precedentes em todo mundo, devido à pandemia, a Cocatrel não precisou demitir nenhum funcionário, de acordo com a direção da cooperativa. Perguntamos ao presidente Marco Valério se a alta do dólar pode dificultar o acesso do produtor às máquinas utilizadas na cafeicultura. Ele lembrou que “todos os insumos e maquinários estão, realmente, gerando uma certa dificuldade na compra, justamente por conta da instabilidade comercial, da alta da moeda norte-americana. Mas ele frisa que os cooperados Cocatrel tiveram a sorte de participar da Feira de Negócios realizada antes do início da pandemia e que isso facilitou, já que os preços não estavam tão altos e os resultados, em termos de venda, foram altamente satisfatórios”.

Fechamos o ano passado com um faturamento próximo de 1 bilhão de reais.”

Assembleia desta Terça-Feira

A Cocatrel, reforçando seu compromisso com a transparência e visando à maior participação possível de seus associados, transmitirá online a Assembleia Geral Ordinária para que os cooperados possam acompanhar pela internet. Os produtores que optarem por não comparecer, em virtude da necessidade de prevenção quanto à Covid-19, poderão inscrever-se para acompanhar a respectiva AGO de maneira virtual e à distância, podendo, inclusive, manifestar-se sobre os pontos pautados.

A AGO – Assembleia Geral Ordinária acontecerá no próximo dia 19 de maio e para participar pela internet o cooperado deverá inscrever-se através do link http://ago.cocatrel.com.br ou telefone (35) 3266-8234.

“A Cocatrel zela pelo interesse legítimo de seus cooperados e mantém a AGO anteriormente convocada, especialmente para definir sobre a distribuição das sobras do exercício anterior, ampliando o direito de participação de todos os seus associados, sem, no entanto, expô-los ao risco de contágio pelo Coronavírus.”.

A Cocatrel está vivendo um processo de digitalização de muitas atividades, o que significa redução de custos e de mão de obra.

Atual diretoria da Cocatrel.

O mandato da atual diretoria da Cocatrel vai até março de 2021, onde a chapa poderá concorrer à reeleição.

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *