Não estava previsto que teria tanta emoção quanto aconteceu. O fato é que o Centro Pediátrico Dr. Glimaldo Paiva, inaugurado na última sexta-feira (23), às 16 horas em Três Pontas veio numa hora boa, já que as crianças estão precisando de um atendimento mais especializado, além de resultar no desafogamento do Pronto Atendimento Municipal. Mas porque houve emoção e choradeira?

O Centro Pediátrico Dr. Glimaldo Paiva (Catavento), localizado na rua vereadora Inês Paiva, no bairro Jardim Paraíso, foi inaugurado na última sexta-feira (23), às 16 horas diante de convidados e autoridades municipais.

De acordo com o prefeito Luiz Roberto Dias, o Catavento (CP Glimaldo Paiva) era um sonho do ex-prefeito e cardiologista falecido em 2009. Em seu discurso realizado após a execução do Hino Nacional Brasileiro de forma tocante pelo maestro Wander Scalioni e do testemunho de quanto o saudoso Dr. Glimaldo Paiva sonhava com esse projeto feito por seu irmão Glilson Paiva, o prefeito de Três Pontas Dr. Luiz Roberto aproveitou para dizer que nunca houve briga entre ele e Glimaldo e que, apesar de exercerem a mesma especialidade, eram colegas e até trabalharam juntos.

Eu e o Glimaldo éramos colegas de profissão. A gente se falava sempre. Claro que tínhamos opiniões distintas sobre alguns aspectos, mas sempre houve muito respeito. E eu me recordo do dia em que ele, eleito prefeito, me chamou e disse que o diretor do PAM (Pronto Atendimento Municipal) deveria ser eu. O que me deixou muito feliz. Ele sempre falou do Catavento e infelizmente não teve tempo de concretizar esse ideal. Mas nós fizemos questão de tocar pra frente e homenageá-lo. O Catavento que ele tanto queria hoje tem seu nome e fico muito feliz com essa realização. Pois é somando forças, trabalhando em conjunto e procurando atender aos anseios da comunidade, principalmente a mais carente, é que poderemos oferecer dias melhores para cada cidadão desta terra que tanto amo”, disse o chefe do Executivo Municipal.

Estiveram presentes diversos secretários de governo, vereadores, demais autoridades e convidados. Benício Baldansi representou o Legislativo Municipal como vice-presidente, já que Luiz Carlos da Silva realizou procedimento cirúrgico.

No final houve o descerramento da placa de inauguração do Centro Pediátrico Dr. Glimaldo Paiva (Catavento) diante de aplausos e fogos de artifício.

FUNCIONAMENTO

O endereço é Rua Vereadora Ignez Chaves Figueiredo Paiva nº 199, no bairro Jardim Paraíso, localizado atrás do Supermercado do Luciano. O atendimento começou na quarta-feira, dia 21 e é destinado a crianças de 0 a 14 anos de idade. Também é utilizado o Protocolo de Manchester, a exemplo do que ocorre no Pronto Atendimento Municipal, no sentido de organizar a chegada dos pacientes de acordo com a gravidade de cada caso.

A falta de um médico pediatra 24 horas por dia (o que é humanamente impossível no atual quadro financeiro do Município) no Pronto Atendimento Municipal (PAM) sempre foi uma preocupação. Mas agora esse problema está amenizado, já que a o Centro Pediátrico desafogará o PAM.

Dr. Luiz Roberto e o também médico Antônio Carlos Cassiano.

“Essa é uma grande conquista para a cidade de Três Pontas. Além de desafogar o Pronto Atendimento Municipal oferecerá um atendimento especializado nessa faixa etária que tando precisa de qualidade na prestação do serviço”,  comentou o médico Antônio Carlos Cassiano, um dos coordenadores da equipe da Saúde do Governo Luiz Roberto Dias.

Dr. Cassiano, o ex-secretário de Saúde Heleno Carlos dos Santos e o prefeito Dr. Luiz Roberto.

Ele funciona das 8 horas da manhã às 8 horas da noite, como Pronto Atendimento, com atendimentos específico às crianças.

O centro pediátrico leva o nome do saudoso médico e ex-prefeito Dr. Glimaldo Paiva, um cardiologista que durante anos desenvolveu um trabalho social muito grande através de seu consultório e que tinha grandes projetos para Três Pontas enquanto prefeito, mas que teve seus sonhos interrompidos diante de sua morte prematura por questões de saúde.

Saudoso médico e ex-prefeito Dr. Glimaldo Paiva.

Glimaldo foi eleito prefeito em 2008 e morreu por problemas de saúde em 2009, menos de três meses depois de ter sido empossado chefe do Executivo. Sua morte causou grande comoção em toda cidade e região. Pra sempre será lembrado como o ‘médico do coração’ pelos trespontanos.

EMOÇÃO E LÁGRIMAS

Glilson Paiva chorou durante a homenagem ao irmão Glimaldo.

Assim que começou a ser lida a biografia do saudoso médico e ex-prefeito Dr. Glimaldo Paiva muitos presentes se emocionaram. Mas foi quando o irmão de Glimaldo, Glilson usou a palavra e literalmente chorou no microfone, que a coisa contagiou a maioria daqueles que conheceram o cardiologista apaixonado pelo time do Cruzeiro.

“Lá na fazenda, o Glimaldo sempre falava pra mim e para os nossos pais que esse Catavento era o sonho dele, que ele iria fazer e deixar para Três Pontas. Infelizmente ele não teve tempo pra isso. Hoje ele está no céu e muito feliz com essa inauguração. Muito obrigado Dr. Luiz Roberto!”,  disse Glilson interrompido pela própria emoção e por um choro comovente.

Quando acreditava-se que as lágrimas tinham cessado o atual prefeito Luiz Roberto já subiu no parlatório montado para a inauguração com os olhos marejados. Chorão, como todos sabem, embargou a voz várias vezes.

Visivelmente emocionado, o prefeito Dr. Luiz Roberto falou da importância do centro e da homenagem ao colega Glimaldo.

Uma justa homenagem a esse quase ‘herói’ trespontano. Um homem de bem, amigo de todos, que atendia de graça muitas pessoas e que sempre manteve o sorriso no rosto e o alto astral.

Veja outras fotos do evento:

 

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

(MTB 09816)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *