CONEXÃO EXPLICA “DEMORA NA LIBERAÇÃO DO FUMACÊ “PESADO” NA CIDADE.

A Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal o Governo do Estado de Minas Gerais havia, inicialmente, programado a vinda do fumacê para Três Pontas no mês passado, porém em cima da hora mudaram os planos e destinaram para outra cidade. Agora, novamente, havia o compromisso, e, hoje, nas redes sociais, a Prefeitura publicou uma foto da caminhonete do fumacê informando sua chegada para reforçar os trabalhos de combate à dengue. usando um produto químico mais forte, de maior efetividade, chamado popularmente de “fumacê pesado”.

Em seu comunicado nas redes sociais a Prefeitura esclareceu:

“Alguns dias atrás o Prefeito Municipal, Marcelo Chaves Garcia e a Secretária Municipal de Saúde, Teresa Cristina, se reuniram com o Secretário de Estado da Saúde para solicitar o envio do fumacê já que a Regional de Varginha havia num primeiro momento não atendido ao pleito sob o argumento que outros municípios necessitariam mais da medida.
Após a visita, o Secretário determinou o envio na data de hoje (03) para a tranquilidade da população trespontana.”

Mais sobre o Fumacê

O fumacê contra a dengue está sendo aplicado em vários locais e a tendência que seja realizado em toda a cidade, principalmente nas regiões periféricas de Três Pontas.

A Prefeitura Municipal, através das secretarias municipais de Meio Ambiente, Transportes e Obras e ainda da Saúde, está realizando mutirões de limpeza. No PAM um médico foi contratado especificamente para cuidar dos pacientes com dengue e uma sala ampla, com toda estrutura, já funciona para qualificar o monitoramento dos infectados.

Falta ainda uma grande conscientização por parte dos moradores, dos cidadãos trespontanos. O que tem sido encontrado nas casas, lotes, terrenos, é “de assustar”. Muito lixo, água parada em vários locais, sujeira ao extremo.

Até então estava acontecendo apenas a aplicação do fumacê com bomba costal, realizada por dois profissionais. Mas felizmente o trabalho se intensifica com a confirmação da chegada da caminhonete do fumacê, que passou em anos anteriores pela cidade e que estava emperrada em 2019 por conta do Governo do Estado de Minas Gerais.

Por que demorou muito para chegar o fumacê pesado em Três Pontas?

Existe um tratado, um acordo por parte do Governo do Estado de Minas Gerais junto aos municípios, através das coordenadorias regionais de Saúde, onde se avalia as regiões de maior incidência de dengue e assim se envia a caminhonete de aplicação pesada do fumacê. Esse acordo é chamado LIRAa,  Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti que, mesmo diante do elevado número de casos notificados em Três Pontas, num primeiro momento, vetou a vinda e a destinou para outras localidades. Mas com o agravamento dos casos e o pedido formal por parte do Prefeito Marcelo Chaves Garcia e da Secretária Municipal de Saúde, Teresa Cristina, feito pessoalmente ao Secretário de Estado da Saúde em Belo Horizonte a situação sofreu um reverso e felizmente a caminhonete já está em Três Pontas e iniciará o trabalho mais pesado e eficaz.

O Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) e o Levantamento de Índice Amostral (LIA) são métodos de amostragem e mapeamento dos índices de infestação por Aedes aegypti e Aedes albopictus. Esses levantamentos permitem a identificação dos criadouros predominantes e a situação de infestação dos municípios que o realizaram. Os índices até 0,9% indicam condições satisfatórias; entre 1% e 3,9%, situação de alerta, e índices superiores a 4%, risco de surto.

Vale esclarecer ainda que, segundo a Prefeitura Municipal, o combate ao mosquito da dengue continuará sendo feito em toda cidade, principalmente em locais que ainda não foram visitados.

“Por todos os cantos da cidade haverá fumacê. Em especial as regiões mais periféricas, onde há mais urgência, serão atendidas!”

Mutirão de Limpeza

A Prefeitura Municipal de Três Pontas, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, conforme havia anunciado em sua página oficial no Facebook, uma Mutirão de Limpeza em alguns bairros da cidade, contando ainda com apoio da Secretaria Municipal de Transportes e Obras, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o SAAE. O foco era o combate aos criadouros do mosquito da Dengue, já que a cidade vive um surto elevado de casos.

A ação foi iniciada às 08h da manhã do dia 30 de abril nos bairros Santa Inês, Santa Margarida, Santa Edwirges, Meia Pataca e Padre Victor. O combate ao mosquito é uma tarefa árdua, difícil e que, fundamentalmente, depende da compreensão e colaboração de toda comunidade, evitando que deixe copos, vasos, garrafas, vasilhas, pneus e tudo que acumule água exposto e se tornando o ambiente preferido do Aedes Aegypti. A limpeza de lotes também é mais que uma necessidade, é uma obrigação.

De acordo com a Prefeitura Municipal, outros mutirões serão realizados, intensificando o combate ao mosquito transmissor “Vamos avisando de acordo com a finalização dos locais, mais a tendência é que seja feito o Mutirão nas áreas mais carentes primeiramente, nas periferias de Três Pontas. E o Mutirão está acontecendo o dia todo com 40 profissionais, sendo 10 da Vigilância Epidemiológica e 30 contratados temporariamente através de processo seletivo. Portanto, são 40 agentes por toda cidade”, disse a Assessoria de Comunicação.

Em visitas às casas, os agentes focaram na eliminação dos criadores do mosquito, como pneus, caixas d’água, vasos de plantas e outros objetos que acumulem água. O combate aos focos também evita a transmissão de doenças como Zika Vírus e Febre Chikungunya.

O Executivo Municipal planeja realizar o Mutirão de Limpeza por toda cidade nos próximos dias.

Nesta semana vários agentes de saúde do setor de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, estão visitando as casas, percorrendo todos os cômodos e cantos do imóvel em busca de criadouros. Eles têm passado orientações importantes e avisado que o fumacê deverá ser realizado em data e hora específica, inclusive na área externa das residências.

PAM INSTALA SETOR PARA CUIDAR DOS INFECTADOS 

Desde a última segunda-feira (29), o Pronto Atendimento Municipal instalou um setor específico para o tratamento dos pacientes infectados pela Dengue. O Diretor Clínico do PAM, Dr. Lucas Erbst nos acompanhou na manhã de hoje e mostrou a sala ampla e bem equipada para que toda atenção e cuidados sejam empregados em favor dos doentes.

Ele explicou que para isso acontecer a Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis finalizou as adequações no setor de pediatria, contando com o apoio da Prefeitura Municipal. Desta forma, vagou uma grande sala ao lado do Pronto Atendimento que está sendo usada para o tratamento dos pacientes com Dengue.

Dr. Lucas Erbst, Diretor Clínico do PAM de Três Pontas.

O PAM contava habitualmente com dois médicos em cada plantão. Mas desde que os casos de Dengue aumentaram de forma alarmante um terceiro profissional de medicina foi contratado e já vinha cuidando dos casos relacionados à doença. Mas agora esse médico fica praticamente por conta dos pacientes infectados pelo Aedes Aegypti.

Só venceremos essa guerra se todos fizermos a nossa parte!

Oferecimento

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *