Brasil já tem mais de meio milhão de casos de dengue em 2020.

Os anos passam e Minas Gerais continua perdendo vidas por causa da dengue. Desta vez, o óbito foi registrado na cidade de Guaxupé, na Região Sul do estado. Ao mesmo tempo em que registrou mais uma morte, Minas Gerais rompeu a marca, este ano, dos 60 mil casos prováveis da doença. A soma dos suspeitos aos confirmados alcançou o número de 61.000 no estado. A cada semana são, em média, mais 5 mil novos casos de dengue.

Antes da morte em Guaxupé, foram registradas vidas perdidas em Alfenas (Sul), Medina (Vale do Jequitinhonha), Itinga (Vale do Jequitinhonha) e Carneirinho (Triângulo). Há cerca de 30 outros óbitos em investigação.

Há 20 cidades com incidência muito alta doença: quando há mais de 500 casos por 100 mil habitantes. Dessas, nenhuma está localizada na Grande BH. O maior município, em termos populacionais nessa lista, é Pará de Minas, no Centro-Oeste do estado.

Em uma semana, Belo Horizonte registrou aumento de 10% nos casos de dengue em 2020.

O número de casos registrados até o início do mês de maio é bem maior do que o apontado pelo balanço de 27 de abril de 2018, um ano sem epidemia. Na época, de janeiro a abril, a capital somava 94% menos do que em 2020.

Brasil

O Brasil já registrou mais de 550 mil casos prováveis de dengue e cerca de 200 mortes em decorrência da doença em 2020. Os números foram divulgados pelo Ministério da Saúde, e abrangem as 18 primeiras semanas do ano. Também foram registrados mais de 15 mil casos e três mortes por chikungunya, e 2.054 casos de zika.

A ocorrência de dengue agora, ao lado do avanço da epidemia do novo coronavírus e também do surgimento de casos de gripe, preocupa o Ministério da Saúde.

Outras viroses

Também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a febre chikungunya tem cerca de 1.000 casos prováveis em Minas neste ano. Há uma morte em investigação em Campo Belo, no sul do estado. Há dois municípios em incidência muito alta dessa doença: Alpercata, no Vale do Rio Doce; e Pirapetinga, na Zona da Mata.

Quanto ao zika vírus, há cerca de 300 casos prováveis, sendo quase 40 em gestantes. Não há mortes em investigação nem cidades em incidência muito alta.

Em 2020, até o início de maio, conforme a pasta do governo estadual, foram notificados 174 casos de dengue com sinais de alarme e 21 classificados como dengue grave em Minas.

Cuidados

A orientação da Secretaria de Estado da Saúde é para que as pessoas aproveitem a quarentena em casa por conta do novo coronavírus para verificar quintais e outros espaços do imóvel que possam acumular água, onde o mosquito deposita os ovos. Veja algumas dicas:

_ Retirar os pratinhos de plantas

_ Acondicionar o lixo em saco plástico e mantê-lo em lixeira tampada até o dia de recolhimento do Serviço de Limpeza Urbana (SLU)

_ Manter a caixa d’água vedada, sem deixar frestas

_ Realizar a limpeza das calhas e remover folhas e outros materiais que possam impedir o escoamento da água

_ Entregar os pneus ao Serviço de Limpeza Urbana ou mantê-los em local coberto

_ Tratar a piscina com cloro e limpar uma vez por semana

_ Manter o quintal sempre limpo e livre de qualquer material que possa se tornar um foco do Aedes aegypti

Fonte: G1, Estado de Minas, Estadão. Ministério da Saúde

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *