Sobre a Expoflora

A Expoflora é a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, realizada anualmente em Holambra para dar as boas-vindas à primavera. Holambra é uma antiga colônia holandesa e seu nome é a junção das palavras Holanda, América e Brasil. A cidade mantêm as características, os costumes holandeses e inclusive a culinária, também divulgados durante a Expoflora.

Apesar de contar com pouco mais de 11 mil habitantes, Holambra é o maior centro de cultivo e comercialização de flores e plantas ornamentais do país e responde por cerca de 40% das vendas do setor.
Por isso, os mais de 300 produtores vinculados à Holambra aproveitam a Expoflora para mostrar aos visitantes as novidades em flores e plantas ornamentais, já que o evento é, hoje, a grande vitrine das novidades da floricultura nacional.
 
Em sua primeira edição, em 1981, o evento atraiu mais de 12 mil pessoas em um único final de semana.

Hoje, mais de 300 mil turistas visitam o evento a cada ano.

Antiga colônia holandesa, Holambra abriga os principais produtores de flores e plantas ornamentais. 

Apesar de contar com pouco mais de 11 mil habitantes, a cidade é o maior centro de cultivo e comercialização de flores e plantas ornamentais do Brasil, respondendo por cerca de 40% das vendas do setor. Por isso, a cidade foi reconhecida, em junho de 2011, como a Capital Nacional das Flores.

Seu nome é a junção das palavras Holanda, América e Brasil.

Os produtores aproveitam a realização Expoflora, entre agosto e setembro, para lançar as novas variedades de flores e plantas e para avaliar a sua aceitação pelo consumidor.

Localizada na saída 140 da Rodovia Campinas-Mogi Mirim, interior de São Paulo, a cidade mantém forte a presença da cultura de seus fundadores na arquitetura dos imóveis, na culinária oferecida por seus restaurantes e confeitarias e no incentivo aos grupos de danças típicas, que reúnem cerca de 300 integrantes.

Exposição de flores e plantas ornamentais

O carro-chefe da Expoflora é a exposição de arranjos florais que em 2015 terá como tema “Flores, Sabores e Sensações”. Organizada pelos decoradores e paisagistas holandeses Jan Willem van der Boon e Jessica Drost, a exposição é uma grande vitrine para as novidades do setor, pois permite que as novas variedades de flores e plantas ornamentais sejam testadas quanto ao gosto do público e preferência do consumidor antes que os produtores invistam na produção em larga escala para o abastecimento do mercado.

Chuva de Pétalas e Parada das Flores

Inspiradas no desfile de encerramento das atividades diárias do parque da Disney, a Parada das Flores (16h) e a Chuva de Pétalas (16h30) são duas das atrações mais esperadas e divertidas da Expoflora.

Para a realização da Chuva de Pétalas são necessários 150 quilos de rosas, o equivalente a 18 mil flores, aproximadamente, por dia.
As pétalas são lançadas ao ar por um equipamento especialmente instalado em uma grande área livre e, nos fins de semana, também em todo o parque por meio de um helicóptero, às 17h30, o que dobra a quantidade diária flores utilizadas.

Diz a tradição que quem pegar uma pétala ainda no ar tem o seu desejo realizado.

11ª Mostra de paisagismo e jardinagem

Diversos e belos ambientes apresentados por paisagistas, decoradores e designers de interiores com sugestões para que os visitantes façam em seus jardins. 

Shopping das Flores

Numa área de 3.300 metros quadrados estão à disposição, para serem levadas para casa, cerca de 200 espécies e mais de 2 mil variedades de flores e plantas ornamentais cultivadas por cerca de 400 produtores que as comercializam por meio da Cooperativa Veiling de Holambra. 

Culinária Holandesa e Brasileira

Os confeiteiros e chefs holandeses criam sempre novas receitas para atrair os visitantes pelo paladar, além dos tradicionais pratos típicos holandeses: Pannekoek (panquecas), Eisben (joelho de suíno), Batata Holandesa, Poffertjes (mini panquecas), Speculaas, Stroopwafel (waffel recheado com caramelo de melaço de cana), Bloempot (torta holandesa, servida com vaso de flor), Diny Rosti (batata pré-cozida, ralada com bacon e especiarias e recheada com salsichões), Festival Samppot (festival de purês típicos acompanhado de dois salsichões), Stampot Wortel (purê de batata com cenouras e carne de porco e molho de cerveja), Vlaai de Damasco (waffel recheado com damasco) e Sorvete de Rosas.

Passeio turístico

Realizado pelas ruas da Holambra durante a Expoflora, o Passeio Turístico mostra aspectos da história e a arquitetura da ex-colônia holandesa no Brasil, além de proporcionar a visita a um campo de flores e ao moinho de vento, construído em tamanho natural.

Danças típicas holandesas

Jovens holambrenses apresentam-se diariamente, a partir das 14h30, nos quatro palcos do recinto.

É o único no mundo a reunir coreografias de distintas regiões da Holanda, graças a um intenso trabalho de pesquisa realizado pelo professor Piet Schoemaker.

As danças são inspiradas na natureza (dança da chuva, do pica-pau e a polca no gelo, que lembra a patinação), nas profissões e ofícios (sapateiro, lavadeiras, marinheiro, do ato de bombear água, da preparação da cerveja), nas colheitas (carregador de feijão, cevada madura) ou mesmo em histórias sobre a origem e as tradições do povo holandês, representadas por meio de valsas, marchas, mazurcas e o schots (que virou xote).

Museu Histórico Cultural de Holambra

Localizado no recinto do evento e tem entrada gratuita.

O Museu guarda toda a história da imigração e colonização holandesa para o Brasil. Seu acervo conta com cerca de duas mil fotos e utensílios trazidos ou utilizados pelos primeiros imigrantes.

Ao lado do Museu os turistas podem conhecer réplicas das casas de pau-a-pique e alvenaria devidamente mobiliadas, habitadas pelos pioneiros, além de uma exposição de maquinários e tratores antigos.

Compras

Souvenirs holandeses, só encontrados em Holambra, artesanato, moda e decoração.

Opções para presentear e levar um pedacinho da Holambra para sua casa. São três shoppings com cerca de 250 estandes para a comercialização de artesanatos a produtos industriais e para decoração, além de móveis e utensílios domésticos, roupas e calçados. 

Outras atrações

minissitio, parque de diversões, atrações artísticas etc.

 EXCURSÃO: DIA 12 DE SETEMBRO

(35) 3265-7730 / (35) 3265-7744
(35) 9900-7707 / (35) 8849-7730
Skype: silveiratur@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *