Começou hoje, 4 de junho, a vigésima sétima edição da Expocafé, considerada a maior feira da cafeicultura nacional. E como se não bastasse isso, a versão 2024 é considerada a maior da história.
Com mais de 150 expositores, expectativa recorde de volumes de negócios, público estimado de mais de 40 mil pessoas, a Expocafé está sendo organizada pela Cocatrel, a Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas, considerada a maior cooperativa de café do mundo.
Esta edição conta com um fator importante, a conquista do selo ‘Meu Carbono Neutro’, concedido graças a verificação e neutralização de carbono, destacando assim um compromisso da feira com a preservação ambiental e a construção de um futuro mais sustentável.
Em parceria com consultorias especializadas, a Cocatrel e a Expocafé projetaram e quantificaram as emissões de carbono geradas durante o evento. Todas as ações e atividades realizadas durante a feira serão meticulosamente calculadas e compensadas, consolidando o compromisso da feira com a neutralização das emissões de carbono.
Logo pela manhã desta terça-feira, aconteceu a abertura oficial do evento, que contou com a presença das maiores autoridades da cafeicultura nacional e mundial.
O Conexão Três Pontas acompanhou a abertura da Expocafé 2024 e conversou com algumas autoridades.
O vereador Luciano Reis Diniz, advogado e principal representante do agronegócio na Câmara de Três Pontas, comentou sobre a importância dessa Expocafé:
“Esta é a maior exposição da cafeicultura em todo o mundo! E ela é nossa, é de Três Pontas, a cidade do agro a cidade do café. Não podemos jamais nos esquecer de que a base da nossa economia é o agronegócio. Eu sou do agronegócio e não poderia estar de fora desse evento. E como vereador sou realmente um grande representante do agro em nossa Câmara Municipal. Ser do agro, representar e defender e agronegócio além de uma necessidade é questão de muito orgulho. É o maior gerador de renda e empregos que temos. O agronegócio tem que ser valorizado e representado e nós estamos aqui para isso”, declarou.
O ex-presidente da Cocatrel, responsável pela maior expansão da história da cooperativa, Marco Valério Araújo Brito, também externou o seu contentamento com a Expocafé 2024:
“Eu sou um apaixonado pelo café e quando a gente é apaixonado tem mais energia e motivação para realizar. Citando o grande Guimarães Rosa, ‘nós saímos das Minas e estamos nas Gerais’… Fico muito feliz com esse novo local e essa nova estrutura. É dentro da cidade, com melhor acesso, com sinal de celular, com uma mega estrutura e uma maior integração do evento com toda a sociedade. Estamos vivendo um mundo de muitas crises e um mundo muito complexo. Precisamos de muita cooperação. Essa é a palavra chave. E a Expocafé é uma grande colaboração. Eu sempre sonhei em trazer a Expocafé para esse local. Demorou um pouco, mas agora é uma realidade!”, revelou.
_____continua depois da publicidade________
Outro que conversou com o Conexão, foi o ex-senador e ex-vice-governador de Minas Gerais, Clésio Andrade, declinando suas impressões sobre a nova Expocafé:
“É preciso lembrar que a área do transporte é fundamental para escoar toda a produção do agronegócio. Hoje eu sou conselheiro do CNT, entidade que está dando todo o apoio ao povo gaúcho diante dessa tragédia que aconteceu no Rio Grande do Sul. Sem dúvida, nessa hora, logística passa a ser fundamental. Com relação à Expocafé, posso dizer que eu estou maravilhado, primeiro com toda essa estrutura e esse local mais central. Estou impressionado com a quantidade de novas tecnologias que estou vendo aqui nos estandes. Sem dúvida a Expocafé é um grande sucesso e não para de crescer. Quero dizer ao povo trespontano que eu continuo apaixonado por Três Pontas e, junto com o Diego, participando de muitas decisões em favor de nossa cidade. É um amor cada dia mais forte por essa gente e essa cidade. Adriene infelizmente se foi, e foi muito jovem. Uma mulher talentosa, que sabia agradar, que sabia trabalhar e que representava Três Pontas lindamente. Ela sempre foi muito preocupada com as pessoas daqui e eu posso dizer que herdei isso dela”, afirmou.
O trespontano Mário Henrique Caixa, deputado estadual, esteve logo pela manhã na Expocafé, mas em decorrência de compromissos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, acabou não podendo esperar a abertura oficial do evento. Antes de deixar o local ele conversou com o Conexão Três Pontas:
“A Expocafé está linda, cobriu toda a área do nosso aeroporto. E a gente sabe que isso tudo ainda é meio que improvisado. Mas não digo isso de forma negativa. Toda uma mega estrutura foi montada e todos que aqui vierem, do Brasil e do mundo, serão muito bem recebidos e ficarão impressionados com a feira. Três Pontas tem um sentimento especial voltado ao agro, afinal é a maior produtora de café do mundo. E a Expocafé 2024 põe Três Pontas numa colocação absolutamente diferenciada, tendo a nossa Cocatrel como anfitriã. Toda essa parceria é muito importante, a Cocatrel, a Prefeitura, nós representantes e a sociedade como um todo. Isso faz bem ao agro, faz bem ao café e faz muito bem para Três Pontas. Importante destacar o brilhante trabalho do prefeito Marcelo Chaves Garcia”, pontuou.
_____continua depois da publicidade________
O deputado federal Diego Andrade disse estar muito orgulhoso de ver o crescimento da Expocafé:
“A gente fica muito orgulhoso de ver como a Expocafé cresceu. A cada ano maior e melhor. Eu ainda quero caminhar por todos os estandes. Mas conversando com o companheiro deputado estadual Caixa, disse a ele que nós precisamos de um lugar próprio, definitivo para a realização da Expocafé a cada ano. Nós não podemos abrir mão de ter o aeroporto funcionando. Ele é a porta de entrada para o progresso. Eu também conversei com o prefeito Marcelo Chaves e disse a ele que nos próximos meses vamos trabalhar muito pela reabertura do aeroporto de Três Pontas. Vamos cuidar da sinalização e de toda a sua adequação para que ele volte a funcionar o quanto antes. É importante ter um local definitivo para a Expocafé para que não haja a necessidade de todo esse grande investimento com a parte da estrutura, que tem que ser montada e desmontada anualmente. Agora com a Rota do Café que se tornou um monumento nacional, uma lei de nossa autoria, para potencializar o nosso turismo, mais do que nunca nós temos que ter essa sede definitiva para a Expocafé. Precisamos de um centro de eventos que realmente funcione bem, inclusive para a realização de outros eventos, como a grande Festa do Padre Victor, por exemplo”, declarou Diego Andrade.
Questionado por nós sobre os fenômenos climáticos que atingem frequentemente a agricultura, como por exemplo a catástrofe das inundações no Rio Grande do Sul, que afetou diretamente a produção nacional de arroz, o deputado federal, majoritário em Três Pontas, falou sobre o trabalho político de apoio ao agronegócio:
“O Brasil é o maior protetor do meio ambiente em todo o planeta. É o único país onde o produtor rural preserva e reserva a área para o meio ambiente. Nossas florestas estão 83% de pé. Claro que temos esses fatores que você citou das condições climáticas desfavoráveis. Mas são fenômenos muito raros, que acontecem de 100 em 100 anos como esse no Rio Grande do Sul. Nós temos um projeto importante na Câmara Federal e outro também na Assembleia Legislativa de Minas Gerais que trata dos pequenos barramentos para conter o excesso das águas das chuvas. Esses barramentos permitem ao produtor rural fazer a sua irrigação, ampliando a produção sem necessariamente ampliar a área produtiva. Com essa irrigação, por exemplo no milho, você passa a ter cinco safras em dois anos. O Brasil permite essas condições. Se seguirmos os ensinamentos de Alisson Paulinelli, que foi quem criou toda essa cultura dos barramentos, teremos um futuro muito melhor e maiores produções agrícolas. Se no Rio Grande do Sul houvesse esses barramentos tenho certeza que essa tragédia não teria todo esse volume e impacto”, concluiu.
Acompanhe toda a cobertura do Conexão Três Pontas e outras entrevistas exclusivas que fizemos e faremos na Expocafé 2024, que segue acontecendo até o próximo dia 6, quinta-feira, no aeroporto de Três Pontas.
O local conta com ampla estrutura, restaurante e lanchonetes, sanitários e estacionamento com toda a renda destinada à APAE.
GOSTOU DESTA REPORTAGEM?
O Conexão Três Pontas é um portal de notícias e marketing, criado no ano de 2014 e dirigido pelo jornalista profissional Roger Campos. Tem como linha editorial a propagação das boas notícias e como grande diferencial a busca incessante pela ética e pelo respeito à verdade dos fatos e às pessoas. Nosso jornalismo é feito de forma séria e sempre baseado no Código de Ética dos Jornalistas.
Por isso, os resultados são sempre bastante satisfatórios, tanto quando o assunto é levar a melhor informação para os leitores quanto na divulgação de produtos, empresas e serviços.
Aproveite e torne-se anunciante! Invista na nossa vitrine para um público de mais de 40 mil pessoas todos os dias.
Ajude o nosso jornalismo profissional a continuar trabalhando em prol de nossa gente e de nosso município.
Venha para a Família Conexão Três Pontas.
Conexão é jornalismo que faz diferença!
#conexãotrêspontas #notícia #opinião #comentando #polêmica #jornalismo #informação #comportamento #fato #rogercampos#minasgerais #suldeminas #Conexão #reportagem #notícias #Covid19 #instagram #twitter #saúde #educação #política #policial #crime #economia #governofederal #trêspontas
Roger Campos