Mais uma vez! Muitos trespontanos que têm parentes sepultados no Cemitério da cidade acordaram revoltados nesta segunda-feira (7) com mais uma notícia de que os bandidos novamente entraram no campo santo e furtaram diversos vasos de bronze ou de outros metais, imagens sacras e até portas de túmulos.
De acordo com informações de funcionários do Cemitério de Três Pontas, durante a noite e madrugada os bandidos voltaram a pular os muros e fizeram “a limpa” em dezenas de túmulos, levando vasos, imagens sacras e outros objetos.
Nossa reportagem se deparou com um cidadão que estava absolutamente revoltado, pois levaram vasos dos túmulos de seus familiares e só não levaram uma imagem sacra de Nossa Senhora Aparecida porque não conseguiram carregar devido ao peso.
O túmulo da família do conhecido Coronel Reinaldo foi vandalizado. A porta cromada que ele mandou fazer em outra cidade foi levada pelos bandidos e o túmulo está aberto.
O mesmo aconteceu com outro túmulo que teve a porta que contém uma imagem do Sagrado Coração de Jesus levada.
Ainda segundo os funcionários do Cemitério a Polícia Militar esteve no local na manhã desta segunda-feira, registrou mais um Boletim de Ocorrência e pode estar próxima de chegar aos criminosos, já que uma testemunha disse ter visto um veículo Gol (quadrado) de cor marrom, parado em frente ao Cemitério em atitude suspeita, de onde teriam desembarcado três elementos.
Enquanto isso a revolta e a sensação de impunidade continuam. De três meses pra cá, os roubos passaram a ser frequentes. Em pelo menos três episódios anteriores cerca de 100 vasos de bronze e de outros metais foram arrancados dos túmulos e levados pelos bandidos. Só na penúltima ação, mais de 50 unidades foram furtadas.
A Guarda Civil Municipal já esteve várias vezes no Cemitério fazendo relatórios sobre as ações criminosas. A Polícia Militar já registrou diversos Boletins de Ocorrência. Investigadores da Polícia Civil também já estiveram no Cemitério e as investigações estão em andamento.
Quais os caminhos para coibir essas ações criminosas e cada vez mais frequentes? Colocar vigia durante a noite? Colocar cerca elétrica em toda extensão dos muros que cercam o Cemitério? Guardas Municipais no local durante a noite poderia ajudar? O fato é que algo precisa ser feito urgentemente, antes que o Cemitério seja todo depenado e, como se trata do repouso eterno dos mortos, reste, literalmente, apenas o pó.