O Conexão Três Pontas vem divulgando em primeira mão uma série de futuras nomeações em cargos de primeiro escalação no próximo governo na Prefeituras Municipal de Três Pontas. Dentre elas, revelamos com exclusividade que o enfermeiro Heleno Carlos dos Santos é o novo secretário municipal de Saúde, certamente uma das pastas mais importantes, com maior demanda e necessidades urgentes no Município. E a nova informação que obtivemos também vem da Saúde, que voltará o ter um especialista no cargo de Diretor Clínico da Secretaria Municipal de Saúde: Dr. Cassiano.
A função de Diretor Clínico da Secretaria Municipal de Saúde havia sido extinta pelo governo Paulo Luiz Rabello. Agora, o novo prefeito Dr. Luiz Roberto Dias, volta com a função que será ocupada pelo médico, especialista em dor, Antônio Carlos Cassiano, um dos mais respeitados do Município e que também faz plantão no Pronto Atendimento Municipal. Ele falou ao Conexão:
“A minha função será fazer uma coordenação clínica junto aos demais colegas médicos. Para que eles tenham uma referência, me passem sugestões e reclamações. Nós vamos coordenar os tipos de atendimento, formas de protocolo nos Postos de Saúde e na Zona Rural, o atendimento na Zona Rural, etc. estarei visitando todos os postos de saúde”, explicou.
PARCERIA COM O SECRETÁRIO
O secretário da pasta será o experiente enfermeiro Heleno Carlos dos Santos. Por isso o prefeito Luiz Roberto Dias resolveu voltar com a função de diretor clínico para que um médico possa estar ao lado do enfermeiro e assim terem um diagnóstico mais completo das necessidades.
“Isso é interessante. A coordenação clínica é muito importante, já que alguns colegas preferem sempre tratar com outro médico. Mas eu penso além, penso que precisa haver uma integração com a enfermagem e o Heleno é uma pessoa excelente para essa função. O nosso trabalho em parceria será para o bem de Três Pontas”, pontuou.
MUDANÇA NO PRONTO ATENDIMENTO
Segundo o médico e agora diretor clínico da SMS Antônio Carlos Cassiano, haverá uma série de mudanças no Pronto Atendimento, inclusive no tocante aos protocolos de atendimento. “O Dr. Lucas Erbst, que tem muita experiência, será o novo diretor clínico do PAM e ele estará trabalhando muito próximo da gente. Também haverá alteração em relação aos pedidos de exame, como os de alta complexidade. Ou seja, trabalharemos para melhorar ainda mais o atendimento e possivelmente deveremos receber mais médicos plantonistas”, emendou.
FILA NOS POSTOS
Certamente um dos grandes fantasmas da Saúde é a situação de anos e anos que obriga pessoas doentes a enfrentar filas de madrugada para conseguir consultas médicas, um verdadeiro absurdo. Muito se prometeu e de concreto nada foi realizado. Cassiano também falou sobre isso:
“Essa é uma grande preocupação nossa. Eu conversei com o Dr. Luiz Roberto sobre isso. Eu penso que não adiantaria ter mais médicos atendendo. O que se precisa é ampliar o serviço de atendimento dos Programas de Saúde da Família. Essa coordenação estará vendo isso, marcando consultas de especialidades e assim desafogará esses locais e também na Secretaria Municipal de Saúde. Nossa missão também é essa”, concluiu.
*Parabéns ao Dr. Hercules pelo excelente trabalho que realizou na função de diretor clínico do Pronto Atendimento Municipal neste governo que agora se encerra.
Roger Campos
Jornalista
(MTB 09816)