Santa Casa de Três Pontas remodelou UTI e conta com a ajuda dos trespontanos para atender a todos.

A Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis publicou em sua página oficial no facebook e também em seu grupo do whatsapp, na noite desta quarta-feira (08) a informação de que a unidade para receber “prováveis” pacientes graves de Covid-19 está pronta.

No texto postado a informação diz o seguinte: “Espaço preparado e pronto para receber casos graves de Covid-19. Neste momento de tanta insegurança e dificuldades, trazemos uma boa notícia para a população. Só conseguimos mais esta conquista pela generosidade de Empresários comprometidos com o bem-estar da população. Estamos cada vez mais certos que juntos podemos mais, muito mais”.

O provedor da Santa Casa, o empresário Michel Renan Simão Castro, perguntado pelo Conexão sobre a capacidade de atendimento do local, se o mesmo ainda passará por alguma ampliação e as doações que foram feitas, comentou:

“Esse espaço tem seis leitos, sendo três deles com respiradores adultos e dois com respiradores infantis. É a antiga UTI que foi remodelada para receber os casos graves de Coronavírus. Mas quero lembrar que tudo que dissermos sobre essa doença será mera especulação. Não sabemos quanto tempo durará, como será o fluxo de atendimento, se existe essa curva tão falada. Temos muitas incertezas. Sobre as doações não há como fazer agradecimento isolado. Chamamos todos os empresários que fizeram doações e eles sequer pediram divulgação sobre isso”, pontuou.

Sobre o número de respiradores, aparelho importante para manter o paciente vivo em casos graves de Covid-19, o Provedor Michel Renan emendou:

“O que ocorre é que não tem como comprar respiradores nesse momento. Um respirador que em dezembro custava 38 mil reais hoje custa 150 mil e não se encontra para comprar. Isso é um grande problema. Se aconteceu um caos teremos que colocar duas pessoas num único respirador. São casos que precisarão ser muito bem estudados.”, declarou.

Ainda conforme o gestor do Hospital de Três Pontas, a Santa Casa conta atualmente com um total de 13 respiradores adultos e 2 infantis. Desse total de 13 adultos, seis foram destinados à Unidade de Terapia Intensiva para tratar os casos de Covid-19. E como duas pessoas poderão revesar o mesmo aparelho, esse número de aparelhos salta de 6 para 12. “Somando esse total de 12 com os outros 7 temos a conta fechada em 19 aparelhos atendendo adultos e outros 2 para o atendimento de crianças”, concluiu.

As autoridades de saúde lembram que o alardeado pico da doença deve ser na segunda quinzena deste mês de abril e assim reforçam os cuidados com o isolamento social, o distanciamento entre as pessoas e todos os cuidados básicos de higiene.

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *