Trespontana, Diretora da BSCA, foi eleita pelos países-membros da Organização durante a 131ª Sessão do Conselho Internacional do Café

A trespontana Vanusia Nogueira se consolida como uma das maiores autoridades em café em todo mundo. Ela foi eleita para assumir importante cargo como diretora executiva da Organização Internacional do Café (OIC), que é o principal organismo da cafeicultura em todo planeta. A escolha aconteceu entre ontem, dia 9 e hoje dia 10 de fevereiro durante a 131ª sessão do Conselho Internacional do Café.

A trespontana Vanusia Nogueira, teve a sua candidatura embasada e apoiada pelos setores público e privado do Brasil, contando inclusive com apoio da diplomacia nacional. Sendo assim, a ‘filha da terra do café’ passa a assumir o principal cargo da cafeicultura mundial, o topo da pirâmide. Vanusia tem um legado de importantes serviços prestados como diretora da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), além da participação em diversos fóruns internacionais.

“Foi uma honra ver o reconhecimento do nosso trabalho e ter a minha candidatura referenciada, tanto pelo poder privado, quanto pelos órgãos do governo brasileiro. Tenho ciência do grande desafio que assumo a partir de agora, na condução e reestruturação, bem como na modernização da Organização Internacional do Café”, ponderou a trespontana.

Um dos seus grandes feitos, nos 15 anos como diretora da BSCA, foi a promoção dos cafés do Brasil tanto no mercado interno quanto no exterior, dando destaque para a sua qualidade e a sustentabilidade da produção, trazendo severa contribuição para a consolidação do produto brasileiro em parceiros já tradicionais, além da abertura de novos mercados ao ‘ouro verde’, provocando expansão e encantamento junto aos novos compradores com bastante diversidade e excelência.

___________________________continua depois da publicidade____________________________

Vanuzia também é responsável pela condução dos trabalhos de implementação do projeto setorial ‘Brazil The Coffee Nation’, desenvolvido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), no ano de 2008, tendo como foco principal a promoção comercial do café brasileiro em terras locais.

O prefeito de Três Pontas e presidente do ConCafé, Marcelo Chaves Garcia e a nova diretora executiva da OIC, Vanusia Nogueira.

A trespontana acredita que toda a expertise absorvida tanto na sua vida pessoal quanto profissional em torno do café, principalmente nas mais de 2 décadas lidando com os cafés especiais, será fundamental para a apresentação de um novo direcionamento de toda a cafeicultura global, principalmente agora estando a frente do principal órgão no mundo do café.

“Uma de nossas metas é a coordenação de trabalhos em questões prioritárias, como renda próspera e de bem-estar para cobrir os custos e possibilitar uma vida mais decente aos produtores, além da ampliação e transparência de mercado, proposição e implantação de políticas e mecanismos de financiamento globais, além de gerar foco em produção e abastecimento sustentáveis, bem como no consumo responsável”, conclui.

Vanusia Nogueira, acompanhada do Deputado Evair de Melo (ao centro) e do presidente do CNC, Silas Brasileiro (à esquerda)

QUEM É VANUSIA

Filha e neta de produtores e comerciantes de café, Vanusia Nogueira é Doutora em Administração, com ênfase em Marketing, pela Universidade Nacional de Rosario (Argentina). Formada em Tecnologia da Informação (TI) e Gestão pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), possui mestrados em Gestão e em Gestão Avançada de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de inúmeros cursos internacionais de especialização em Finanças, Gestão de Relacionamentos (CRM), TI, entre outros, concluídos nos Estados Unidos, Alemanha e Brasil.

___________________________continua depois da publicidade____________________________

A OIC

A Organização Internacional do Café foi estabelecida, em Londres, em 1963, sob recomendação das Nações Unidas, devido à grande importância econômica da commodity. A entidade administra o Acordo Internacional do Café, cuja última atualização está em vigor desde 2 de fevereiro de 2011. É o principal organismo intergovernamental para o setor e reúne governos de nações exportadoras e importadoras para enfrentar os desafios da cafeicultura global, por meio de cooperação internacional. Seus países-membros representam 98% da produção e 67% do consumo mundial do produto.

Três Pontas no Topo

O que Três Pontas ganha com isso? Ganha muito! Sempre é fundamental que alguém (legítimos filhos da ‘terra do café’) tenha assento garantido nas principais mesas de debate e decisões da cafeicultura global. Nosso café sempre foi brilhantemente representado pelo saudoso Gilson Ximenes Abreu, um símbolo de conhecimento e gerenciamento em prol do setor.

Saudoso Gilson Ximenes Abreu, produtor e ex-presidente do CNC.

E agora vê a sua cooperativa, a Cocatrel, em franca expansão, alcançando mercados internacionais e sob uma gestão histórica, de excelência, através de seu presidente Marco Valério Araújo Brito e diretoria. Também celebra o destaque da cafeicultora e empresária rural Carmem Lucia Chaves de Brito, a “Ucha”, representante das fazendas Caxambu e Aracaçu, em Três Pontas e que já assumiu a presidência da BSCA. Além do atual prefeito de Três Pontas, Marcelo Chaves Garcia, que é o presidente do ConCafé, Consórcio Público para o Desenvolvimento do Café no Sul e Sudoeste de Minas. Essas pessoas e empresas, entidades e cooperativas, que levam e elevam o nome de Três Pontas mundo afora, não apenas lutam e defendem o café, mas lutam e defendem o desenvolvimento de Três Pontas, que continua tendo o ‘ouro verde’ como uma de suas principais riquezas!

Café 4×4: ‘Ucha’, Marco Valério, Marcelo Chaves e Vanusia Nogueira, que promovem, juntamente a outros nomes, o café de Três Pontas para o mundo!

Tudo isso é motivo de orgulho, esse destaque de vários profissionais em funções de comando na cafeicultura, sobretudo agora com Vanusia Nogueira como diretora executiva da OIC, mantém Três Pontas não apenas no mapa ou na rota, mas no topo da cafeicultura global. Parabéns!

*Com algumas informações do Notícias Agrícolas

 

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *