Todos que tentarem entrar na cidade passarão por triagem minuciosa.
A partir de hoje, 20 de maio, todos os veículos que tentarem entrar na cidade de Três Pontas passarão por minuciosa triagem. A determinação foi dada através de um novo decreto do Prefeito Marcelo Chaves Garcia.
Além dos casos já conhecidos e da “rotina” do vírus chinês em Três Pontas, dentro dos estudos e experiência dos profissionais de saúde do município, há outro agravante. É que o Governador João Dória decretou feriado prolongado por cinco dias, o que fará com que muitos residentes em São Paulo deixem sua cidade para visitar familiares e amigos em todo Brasil. O que aumentará drasticamente o risco de contaminação, já que São Paulo é o epicentro no coronavírus no Brasil.
Dória decretou feriado de 20 a 25 de maio. Portanto, até a próxima segunda-feira muitas cidades como Três Pontas deverão estar recebendo a visita de turistas ou de trespontanos que moram ou trabalham fora.
São Paulo tem até o momento 69.859 casos de infecção pelo novo coronavírus. Entre ontem e hoje, são 3.664 novos casos, um aumento de 5,5%. O número de mortes pela covid-19 chegou a 5.363 no estado.
Na semana passada, uma pessoa que veio de São Paulo para Três Pontas teve a confirmação de coronavírus. Estudiosos dizem que cada contaminado pode infectar em média outras 4 pessoas. E com o decreto paulista, a tendência é que, infelizmente, outros positivados pela Covid-19 desembarquem em Três Pontas nesses próximos 5 dias. Por isso a Prefeitura Municipal agiu rápido. Logo na manhã desta quarta-feira, 20 de maio, o Prefeito Marcelo Chaves se reuniu com profissionais da força tarefa, do combate ao coronavírus em Três Pontas para buscar uma medida que pudesse conter a entrada “em massa” do vírus na cidade. Dentre os presentes estavam o presidente da Câmara Maycon Machado, o Provedor da Santa Casa Michel Renan Castro, médicos, membros da Defensoria Pública, membros da Polícia Militar, entre outros. Por isso decretou a chamada Barreira Sanitária, conforme texto abaixo:
“Tendo em vista o Decreto de São Paulo, e a proximidade com o Sul de Minas, o Prefeito Municipal acaba de assinar o Decreto Municipal 11.186/2020, dispondo sobre a instalação de BARREIRAS SANITÁRIAS, nos principais acessos de Três Pontas, para realização de triagem e coletas de dados de visitantes.
Não incentive e nem receba parentes de fora neste período. Apenas com a colaboração de todos protegeremos nossa população do contágio em massa da Covid-19.”.
O que é Barreira Sanitária?
Mecanismo legal utilizado por autoridades governamentais de um país ou região que impede ou restringe a circulação de organismos vivos, parte deles ou seus derivados. Este mecanismo tem por objetivo evitar ou prevenir riscos de contaminação e disseminação de pragas e doenças ou a introdução de espécies que possam ameaçar a saúde de seres humanos, animais e vegetais que vivam nestes locais ou comprometer o equilíbrio ecológico da região. Normalmente este termo é usado no caso de animais e seus derivados e o termo barreira fitossanitária para vegetais e seus derivados. O termo genérico mais usado é barreira de biossegurança.
Em Três Pontas o decreto de Barreira Sanitária visa exclusivamente coibir a disseminação do coronavírus na cidade.
Como vai funcionar?
_ Será feita triagem de todas as pessoas que chegam de carro, ônibus ou caminhão na cidade. Será medida a temperatura com medidor instantâneo à laser. Caso alguma pessoa apresente febre ou outro sintoma será encaminhada imediatamente ao Pronto Socorro.
_ Na triagem será apurado e documentado: a cidade de origem, assinatura das pessoas, nomes e documentos, endereço onde ficarão. Será recomendado que cada pessoa fique em quarentena.
_ Caso alguém com sintomas se negue a “dar meia volta” ou a ser encaminhado ao Pronto Atendimento, as autoridades irão acionar a Polícia Militar.
_ Nenhuma cidade tem o poder de bloquear entradas. Em alguns casos as pessoas serão “convidadas a se retirar”, mas nada de forma impositiva, pois a lei não permite.
_ A ideia é conseguir conter a entrada de 70% a 80% dos turistas. Conter 100% é humanamente impossível.
_ Você pode ajudar. Caso numa determinada rua, um vizinho receba pessoas vindas de fora, como São Paulo, Rio de Janeiro, principalmente, podem ligar para o Disque Denúncia da Polícia Militar (190) e informe a situação. Não é necessário se identificar.
_ As entradas pela Rua Carvalho de Mendonça, CP Agrícola e Trevo Padre Victor, bem como a estrada do “Foguetinho” (que está em reforma) estarão fechadas. Outras entradas também! O único acesso à cidade será pela Avenida Nilson José Vilela. A ideia é que a barreira seja feita em horário integral.
_ Estarão participando do bloqueio membros da Guarda Civil Municipal, “laranjinhas” e enfermeiros.
www.facebook.com/conexaotrespontas
Roger Campos
Jornalista
MTB 09816
#doadorsemfronteiras
Seja Doador de Médicos sem Fronteiras