VARGINHA JÁ RECEBEU E CIDADES DEVEM RECEBER SEUS LOTES ATÉ O FIM DE SEMANA. VACINAÇÃO EM TRÊS PONTAS PODE COMEÇAR NO DOMINGO OU SEGUNDA-FEIRA.

As Superintendências Regionais de Saúde receberam hoje (19) as doses da vacina contra a Covid-19. No Sul de Minas, as regionais estão localizadas nos municípios de Alfenas, Varginha, Passos e Pouso Alegre. Elas serão responsáveis pela distribuição da vacina para as demais cidades da região.

Em Varginha (MG), a regional de saúde recebeu aproximadamente 18 mil doses da vacina contra a Covid-19. Elas chegaram ao município nesta tarde.

A distribuição das doses de CoronaVac para todo o estado teve início na manhã desta terça-feira em Belo Horizonte. A logística de transporte da vacina vai envolver a Defesa Civil, a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros. O transporte aéreo começou nas primeiras horas desta terça.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), cada município fica responsável por buscar seu quantitativo de vacinas na unidade a qual pertence. Não existindo nenhum contratempo, as vacinas estarão em todas as unidades até o final desta terça-feira (19). Os municípios que já tiverem recebido seu quantitativo poderão começar a vacinação a partir dessa data.

Minas Gerais recebeu 557 mil vacinas. Destas, 60 mil ficaram em Belo Horizonte e as demais encaminhadas para as regionais.

Se fizermos uma suposição de divisão igualitária entre os outros 852 municípios mineiros (tirando a capital) daria 583 doses para cada cidade. Não está claro os critérios de divisão que serão usados, se por número de casos ou por número de habitantes, ou ainda outra matemática.

Se imaginarmos que virão agora para Três Pontas de 500 a 1.000 doses (talvez um pouco mais ou um pouco menos), que devem ser dadas em duas etapas com intervalo de 14 dias, realmente é um número quase que “simbólico” diante de uma população de cerca de 60 mil habitantes. Por isso todo cuidado e prevenção ainda seguem sendo a melhor arma contra a covid-19.

De acordo com o portal de notícias Varginha Online “chegaram 1.675 doses para a primeira e também para a segunda aplicação após os 14 dias em Varginha. Isso significa que a cidade vai conseguir vacinar 837 pessoas nesta primeira fase. São grupos muito específicos, profissionais de Saúde na linha de frente do combate ao coronavírus e também para os idosos que se encontram nos asilos”.

Em relação a vacinação em Três Pontas, vale salientar que o município já recebeu a seringas já agulhadas e, segundo Lara Miranda da Silva, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, o município já dispõe de câmaras frias suficientes para o armazenamento das vacinas contra o coronavirus.

Alerta

Importante salientar que não é o momento para a população correr e encher os postos de saúde atrás das vacinas, pois elas serão levadas até os profissionais que serão imunizados prioritariamente. As vacinas não estarão nos postos de saúde. Neste momento a vacina é que vai até os grupos prioritários.

Não adianta fazer “carnaval”, sair na rua festejando sem máscara, aglomerando e aumentando os casos de coronavírus que, a propósito, estão batendo recordes diários. Só ontem foram confirmadas mais 4 mortes em Três Pontas, elevando para 26 vítimas fatais.

A quantidade que virá no primeiro momento é ínfima, muito pequena, apenas para atender profissionais de saúde. Por isso todo cuidado, prevenção, distanciamento, máscara e álcool em gel são fundamentais, tudo, claro, dentro de um contexto de responsabilidade (ainda não vista) por parte da população trespontana.

“Poucos estão cumprindo as normas e muitos estão numa farra fora de época e fora de base. Parece que o mundo vai acabar em praia, piscina, bebida e curtição. Inocentes estão pagando pelos irresponsáveis”, declarou um profisisonal de Saúde do município.

Fonte: Governo de Minas Gerais / VOL/ EM/ G1 Sul de Minas

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *