12 pessoas são diagnosticadas com câncer de pele e encaminhadas à Barretos.
O caminhão do Hospital de Barretos que realiza exames contra o câncer esteve em Três Pontas hoje, terça-feira (29), na sede do Ciama (Centro Integrado de Assistência à Mulher) onde realizou uma série de exames para detectar e prevenir diversos tipos da doença.
De acordo com a enfermeira do Ciama, Maria de Lourdes Rodrigues, na parte da manhã foram realizados quarenta exames de prevenção ao câncer de próstata, quarenta exames de prevenção de câncer de pele e outros cinquenta exames de prevenção ao câncer de colo do útero.
“Esses exames se referem ao número de vagas que foi oferecido pelo próprio Hospital do Câncer de Barretos. Todas as vagas foram completadas. O caminhão veio para Três Pontas porque a enfermeira coordenadora Lara Miranda Pereira esteve lá no Hospital de Barretos no ano passado e viabilizou isso para nossa cidade. Três Pontas acabou sendo selecionada. Seria em janeiro, mas foi mudado para o mês de março. Foi feito um cadastro e uma seleção nos postos de saúde há cerca de um mês”, explicou.
Das pessoas atendidas hoje em Três Pontas pelo Caminhão de Barretos, doze já foram encaminhadas para a unidade no interior de São Paulo com diagnóstico de câncer de pele e outras quatro pessoas fizeram pequenas cirurgias na parte da tarde, biópsias (retirada de um pequeno fragmento de tecidos ou células) para confirmar mediante a exames aprofundados se há câncer ou não. E dependendo do resultado essas pessoas também serão encaminhadas para Barretos.
O Caminhão contra o Câncer
Cerca de 8 mil mamografias por mês e aproximadamente 400 municípios atendidos. Esse é o resultado de um dos trabalhos feitos pelo Hospital do Câncer de Barretos (HCB) por meio de suas dez unidades móveis que percorrem regiões do país para atender mulheres e fazer o exame, maior aliado contra o câncer de mama e outros tipos da doença.
A detecção precoce é responsável pela possibilidade de cura de até 95% dos casos da doença. Diante dessa realidade, em 2002 o HCB adaptou carretas como se fossem clínicas e passou a fazer as mamografias e outros exames. Com isso, consegue também desafogar municípios, que muitas vezes estão com número de pedidos de exame acima de suas capacidades.
O programa do Hospital do Câncer de Barretos é importante por atender pessoas carentes que, muitas vezes, nem têm informação sobre o quão importante é a detecção precoce.