A partir de segunda, dia 3, quem não faz parte do público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe poderá receber a dose nos postos de saúde gratuitamente. A informação foi divulgada esta semana pelo Ministério da Saúde.
A mobilização nacional para os chamados grupos prioritários terminou hoje, sexta-feira, 31, e as vacinas que sobraram serão liberadas para o restante da população.
Os grupos prioritários eram gestantes, crianças a partir dos seis meses e menores de seis anos, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas acima dos 60 anos, trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, professores, pessoas com doenças crônicas, encarcerados, funcionários do sistema prisional e forças de segurança.
A Campanha de Vacinação Contra a Gripe em Três Pontas registrou um aumento substancial na procura pela imunização nos últimos dias, principalmente após a chegada das baixas temperaturas. Todos os postos de saúde da cidade continuam vacinando durante o horário de expediente. Há vacinas suficientes para atender toda a demanda. Importante não esquecer o cartão de vacinação.
“Até hoje, dia 31 de maio, a gente estava em campanha. A partir dessa data, quem quiser se vacinar pode se vacinar”, afirmou o ministro Luiz Henrique Mandetta, em vídeo divulgado no site do Ministério da Saúde.
A campanha nacional contra a gripe começou no início do mês, como mostrou o Conexão Três Pontas.
A meta do Ministério da Saúde era vacinar 90% do público-alvo, formado por 59 milhões de brasileiros.
Mas o balanço divulgado na última quarta, 29, apontou que quase 15 milhões de pessoas ainda não haviam se vacinado a dois dias do fim da campanha, ou seja, a cobertura só atingiu 75%. Por isso, as doses que restarem vão ficar disponíveis para toda a população na semana que vem.
Fonte: JN
www.facebook.com/conexaotrespontas
Roger Campos
Jornalista
MTB 09816
#doadorsemfronteiras
Seja Doador de Médicos sem Fronteiras