O Projeto Diamantina Musical foi lançado em Agosto de 2000. Ao lado da riqueza de seu acervo histórico e arquitetônico, emoldurado pela luminosidade da Serra dos Cristais, Diamantina teve na diversidade de suas manifestações artísticas e culturais forte apelo para sua inclusão na seleta lista de cidades reconhecidas pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, em Dezembro de 1999.
De fato, na terra do ex-presidente JK, a paixão pela música anima crianças e adultos de geração, em geração e essa é a marca mais eloquente da intensa vida cultural da histórica cidade dos diamantes. Corais, grupos folclóricos e seresteiros, bandas e orquestras dão cores fulgurantes a esta musicalidade que invade as igrejas, ruas e ladeiras do antigo Arraial do Tijuco, desde o século XVIII.
Para resgatar estas tradições e potencializar a força desta cultura, o projeto Diamantina Musical vem propiciando a realização de apresentações culturais na cidade. Entre Concertos, Serestas e Vesperatas – as bandas, nas sacadas dos casarões, são regidas pelos maestros no centro da rua – serão centenas de apresentações musicais, todas as semanas. Enfim, uma demonstração viva da força do turismo cultural.
PACOTE INCLUI:
Ida: 23/09/2016Volta: 25/09/2016
03 Dias
02 Diárias com café da manhã
02 Refeições
Noite de caldos na pousada
City Tour
Mesa para a Vesperata
Transporte
Serviço de Bordo
Bolsa de Viagem
Guia de Turismo
Voltando a tempo atrás percebemos que a humanidade tinha sossego bem maior do que hoje. Dormia com as galinhas e a vida era mar brando em direção a felicidade restrita ao pouco que absorvia da existência. O mundo moderno é da abundância e da inquietação desenfreada.
Hoje resolvi voltar ao esquema antigo dormir às oito horas da noite. Nas fazendas antigas os lavradores ouviam a “HORA DO BRASIL”, comia um feijão da velha e em seguida caia no sono. Aquele sono faz inveja ao maior vencedor do mundo contemporâneo. Incluo ao mundo mágico do lavrador. Hoje minha vida tem sentido e eu as tenho sobre minhas rédeas, mantendo a felicidade impregnada na rotina. Digo que já fui peão de rodeio. Sobre o cavalo feroz era sempre jogado ao chão pela vida. Rastejando, confesso que tive alguns ferimentos, porém nada fatal. Hoje de pulso firme sobre o cavalo comando minha vida com as rédeas da motivação. ATINGIR O ALVO DA FELICIDADE QUE É TER UMA MENTE COSMOPOLITA E UMA PERSONALIDADE CAIPIRA. Por isto posso deitar às oito horas da noite e não ver o relógio da igreja bater às oito e meia como o lavrador de antigamente. É sem duvida o momento que o sono rouba de meu patrimônio instante de felicidade alerta.
A cama é um paraíso ou um inferno. E nós seus inquilinos moradores que paga o aluguel com martírio, ou as compramos definitivamente, e como cativos permanecemos nesta felicidade solida.
Hoje ao deitar às oito horas da noite sentir uma sensação de que minha vida está cercada por mim mesmo, nada escapa ao meu domínio. E neste castelo intimo vivencial presente percebo que a vida não é mágica, mas minha paz interna faz-me guerrear em sintonia de quem tem seus incômodos naturais rotineiros, mas que ao deitar são retirados e jogados ao mar profundo, levando com o nascer do sol todas as mazelas existenciais, deixando a fluidez de um homem novo que se locomove no espaço da felicidade.
Na posição horizontal ao dormir procuro atingir a verticalidade de meus sonhos que chega ao ápice de motivação e por isto meu mundo atual apesar de surreal tem leveza das águias que atingem alturas imensuráveis.
Só falta uma mulher para deitar comigo as oito horas da noite desfrutando deste momento magico vendo as nuvens negras dispersarem e o céu clarear de repente.
A Associação Comercial e Agroindustrial de Três Pontas e o Sindcomerciarios – Sindicato dos Empregados no Comércio de Varginha e Região decidiram alterar o horário de funcionamento do comércio de Três Pontas em virtude do Dia das Mães e de outras comemorações ou períodos importantes, visando o fortalecimento do comércio, a melhora nas vendas nessa época de crise e a tentativa de manutenção dos empregos. Veja o que diz a nota:
HORÁRIO ESTENDIDO AOS SÁBADOS
Os empregadores do comércio Três Pontas poderão utilizar o trabalho de seus empregados, representados pelo Sindicato Profissional, nos seguintes dias e respectivos limites de horário:
Maio de 2016 (Dia das Mães)
– Dia 07 (sab) – horário estendido até às 17:00 horas
– Dia 08 (dom) – Fechado – Não se aplica para as empresas de gêneros alimentícios.
Junho de 2016 (Dia dos Namorados)
– Dia 04 (sab) – horário estendido até às 17:00 horas
– Dia 11 (sab) – horário estendido até às 17:00 horas
– Dia 12 (dom) – Fechado – Não se aplica para as empresas de gêneros alimentícios.
Julho de 2016 (Fase de colheita do café)
– Dia 09 (sab) – horário estendido até às 17:00 horas
Agosto de 2016 (Dia dos Pais)
– Dia 06 (sab) – horário estendido até às 17:00 horas
– Dia 13 (sab) – horário estendido até às 17:00 horas
– Dia 14 (dom) – Fechado – Não se aplica para as empresas de gêneros alimentícios.
Setembro de 2016 (Fim do período de colheita)
– Dia 10 (sab) – horário estendido até às 17:00 horas
Outubro de 2016 (Dia das Crianças)
– Dia 08 (sab) – horário estendido até às 17:00 horas
– Dia 12 (qua) – Fechado – Não se aplica para as empresas de gêneros alimentícios.
PARÁGRAFO PRIMEIRO
Os empregadores deverão observar e respeitar a legislação vigente, limitando a jornada de trabalho do empregado no máximo em 10 (dez) horas diárias, ou seja, 08 (oito) horas normais, podendo ser acrescidas de 02 (duas) horas extras.
PARÁGRAFO SEGUNDO
As horas extras realizadas nos períodos de datas comemorativas (Dia das Mães, dos Namorados, dos Pais e das Crianças) poderão ser compensadas no mês subseqüente ao da prestação dos serviços. Caso não haja a devida compensação deverão ser pagas com acréscimo de 100%, devendo ser incorporadas às folhas de pagamento após o prazo acima estipulado da prestação dos serviços.
PARÁGRAFO TERCEIRO
Em razão do trabalho em horário especial, as empresas fornecerão aos seus empregados uma refeição tipo marmitex, acompanhado de um refrigerante, sem ônus para os empregados, ou concederão intervalo legal para que os empregados façam sua refeição em casa.
PARÁGRAFO QUARTO
O empregado estudante, nos dias de aula que coincidam com o horário especial, estará dispensado do cumprimento desta jornada, com prévia comunicação à empresa.
No último domingo, 01º de Maio, Dia Mundial do Trabalho, aconteceu no Sambódromo Jaime Abreu, na Avenida Oswaldo Cruz, centro de Três Pontas, um grande show com a banda Zullubaba. O encontro organizado pela Prefeitura Municipal de Três Pontas foi uma homenagem aos trabalhadores do município.
Apesar do frio, o público compareceu e se divertiu muito ao som dos principais hits da Bahia e da Música Popular Brasileira. O Prefeito Paulo Luís esteve presente e acompanhou de perto, no antigo Trem Bão, sede da Guarda Civil Municipal.
Aplicativo diz que decisão ‘pune mais de 100 milhões de brasileiros’. Bloqueio a partir das 14h deve durar 72 horas, decide Justiça de Sergipe.
O WhatsApp ficou liberado para uso por meio de wi-fi, relataram usuários do aplicativo na tarde desta segunda-feira (2), em comentários no Twitter e no Facebook.
Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa da TIM disse que o bloqueio do WhatsApp foi feito para os planos de dados móveis e de banda larga. A empresa vai apurar relatos de que é possível ter acesso por meio de wi-fi.
A assessoria da Claro também falou que está em busca de mais informações sobre o acesso por internet fixa ao WhatsApp.
TIM, Oi, Vivo, Claro e Nextel cumpriram a intimação judicial, que impõe multa diária de R$ 500 mil em caso de descumprimento.
Para o aplicativo, o bloqueio “pune mais de 100 milhões de brasileiros”. “Estamos desapontados que um juiz de Sergipe decidiu mais uma vez ordenar o bloqueio de WhatsApp no Brasil”, disse em comunicado. (veja íntegra no final da reportagem)
A empresa lamentou a decisão e disse não ter a informação exigida pelo juiz que determinou o bloqueio.
Decisão
A Justiça de Sergipe mandou as maiores operadoras de telefonia do país bloquearem o acesso dos brasileiros ao aplicativo de mensagem instantânea a partir das 14h desta segunda.
A decisão do bloqueio é do juiz Marcel Maia Montalvão, da Vara Criminal de Lagarto, em Sergipe. O magistrado atendeu a um pedido de medida cautelar da Polícia Federal, que foi endossado por parecer do Ministério Público.
O bloqueio foi pedido porque o Facebook, dono do WhatsApp, não cumpriu uma decisão judicial anterior de compartilhar informações que subsidiariam uma investigação criminal. A recusa já havia resultado na prisão do presidente do Facebook para América Latina em março deste ano, em uma decisão do mesmo juiz de Sergipe.
O WhatsApp informa que cooperou “com toda a extensão da nossa capacidade com os tribunais brasileiros”. A empresa voltou a afirmar que a Justiça tenta “nos forçar a entregar informações que afirmamos repetidamente que nós não temos”.
Segundo o juiz, a medida cautelar é baseada no Marco Civil da Internet.
Os artigos citados pelo magistrado dizem que uma empresa estrangeira responde pelo pagamento de multa por uma “filial, sucursal, escritório ou estabelecimento situado no país” e que as empresas que fornecem aplicações devem prestar “informações que permitam a verificação quanto ao cumprimento da legislação brasileira referente à coleta, à guarda, ao armazenamento ou ao tratamento de dados, bem como quanto ao respeito à privacidade e ao sigilo de comunicações.”
Veja abaixo o comunicado do WhatsApp:
“Depois de cooperar com toda a extensão da nossa capacidade com os tribunais brasileiros, estamos desapontados que um juiz de Sergipe decidiu mais uma vez ordenar o bloqueio de WhatsApp no Brasil. Esta decisão pune mais de 100 milhões de brasileiros que dependem do nosso serviço para se comunicar, administrar os seus negócios e muito mais, para nos forçar a entregar informações que afirmamos repetidamente que nós não temos.”
A reportagem do Conexão Três Pontas registrou mais um acidente na MG 167 entre Três Pontas e Varginha. Por volta das 20hs20min deste domingo (01º) um veículo rodou na pista e acabou atingindo outro. Uma mulher ficou ferida e foi socorrida pelo SAMU. O detalhe é que o causador do acidente, segundo testemunhas, teria fugido sem prestar socorro e deixado para trás uma farda da Polícia Militar Ambiental e um par de tênis.
Conforme relatos de testemunhas, um grupo de jovens trespontanos que viu o acidente e parou pra socorrer, um Fiat Uno de cor azul clara, placas GRI 3891, de Varginha, seguia sentido Três Pontas quando ao passar na região dos Eucaliptos (após a Ponte dos Bertoldos) foi surpreendido por um veículo Astra, de cor preta, placas HBJ 7056, de Varginha, que seguia sentido Varginha e que rodou na pista vindo a colidir na parte frontal do Uno.
Após a colisão, o condutor do Astra teria acelerado e fugido do local sem prestar socorro, deixando parte de um fardamento da Polícia Militar Ambiental e um tênis no asfalto. O estrago na frente do Uno foi grande. Nele estavam o condutor e sua esposa, a única a se ferir e precisar ser socorrida pelo SAMU, levada ao Pronto Atendimento Municipal de Três Pontas, mas felizmente sem gravidade.
O condutor do Uno e os ocupantes de um Gol, que testemunharam tudo, aguardaram no local até a chegada da Polícia Rodoviária Estadual. Nossa reportagem registrou tudo antes da chegada da PRE. Um outro acidente na região, com vítima fatal, teria acontecido no mesmo momento, o que deve ter atrasado a chegada da polícia com jurisdição sobre a via, embora, haja muitas reclamações da frequente demora da PRE em algumas ocorrências.
VÍDEO: Imagens mostram colisão violenta e fatal na Avenida Ipiranga
Apesar de o horário nas imagens ser de 02:28, a colisão de um veículo Santana, na Avenida Ipiranga em Três Pontas, no fim da noite desta quarta-feira (27), aconteceu por volta da meia-noite. Uma câmera de uma loja registrou o momento da colisão violenta que deixou dois feridos e que acabou ceifando a vida de Edmar de Oliveira, de 34 anos de idade.
Conforme a filmagem, dá pra ver um veículo de cor clara subindo a Avenida Ipiranga. Poucos segundos depois um carro escuro (o Volkswagen Santana de cor azul) passa em velocidade superior ao primeiro, perde o controle, bate no poste de energia elétrica e acaba ficando com a frente para baixo. populares chegam para atentar ajudar.
Dor de Mãe
O Conexão Três Pontas ouviu na manhã desta a mãe de Edmar. Dona Hilda Adão de Oliveira estava muito emocionada e comoveu as equipes de reportagem que registravam sua fala:
“Nossa, que dor é essa, perdi meu filho desse jeito! Eu estava preocupada e no final da noite saí pra procurar por ele junto com minha nora mas não encontramos. Eu só fiquei sabendo da tragédia muito tempo depois. Todos aqui estavam me escondendo, tentando me enganar pra eu não saber. Ele era um homem trabalhador, honesto, não tinha inimizade, todos gostavam dele. Como isso foi acontecer gente? mas tenho certeza que Deus já deu um bom lugar pra ele descansar. Que Deus também possa abençoar todos vocês”,pontuou.
A Vítima fatal
EDMAR DE OLIVEIRA, conhecido popularmente como Pretinho (Irmão do Xoxó), era lavador em um lava-jato no centro de Três Pontas, residia na Rua Dom João Almeida Ferrão, 208, no Bairro Alcides Mesquita. Ele tinha 34 anos, era casado e era conhecido por sua alegria e por ter muitos amigos.
O Acidente
No fim da noite desta quarta-feira (27), o motorista de um veículo Santana, de cor azul, placa GQP 3897, de Três Pontas, que subia pela Avenida Ipiranga, acabou falecendo após colidir violentamente contra um poste de energia elétrica na altura do número 223.
No veículo estavam três ocupantes, sendo que dois deles foram socorridos pela ambulância do SAMU para o Pronto Atendimento Municipal.
Houve uma grande aglomeração de curiosos no local. Uma mulher muito alterada, com sinais de embriaguez, acabou recebendo voz de prisão após desacatar vários policias militares. A PM isolou a área e o Corpo de Bombeiros esteve no local para retirar o corpo da vitima das ferragens.
As duas vítimas socorridas e levadas ao PAM são Enilson de Paula Cirino, de 35 anos, e Odair José de Araújo, 37 anos, residentes dos bairros Vila Marilena e Ponte Alta. Enilson sofreu uma fratura na pelve e luxação na bacia, além de escoriações em várias partes do corpo. Ele foi encaminhado ao bloco cirúrgico. Odair sofreu diversas escoriações.
Edmar morreu vítima de politraumatismo.
Sepultamento
O sepultamento de Edmar de Oliveira será, segundo a família, às 18 horas desta quinta-feira (28). O velório transcorre durante toda a manhã e tarde de hoje.
No fim da noite desta quarta-feira (27), o motorista de um veículo Santana, de cor azul, placa GQP 3897, de Três Pontas, que subia pela Avenida Ipiranga, acabou falecendo após colidir violentamente contra um poste de energia elétrica na altura do número 223.
De acordo com as primeiras informações colhidas por nossa reportagem, no veículo estavam três ocupantes, sendo que dois deles foram socorridos pela ambulância do SAMU para o Pronto Atendimento Municipal.
Houve uma grande aglomeração de curiosos no local. Uma mulher muito alterada, com sinais de embriaguez, acabou recebendo voz de prisão após desacatar vários policias militares. A PM isolou a área e o Corpo de Bombeiros esteve no local para retirar o corpo da vitima das ferragens.
As duas vítimas socorridas e levadas ao PAM são Enilson de Paula Cirino, de 35 anos, e Odair José de Araújo, 37 anos, residentes dos bairros Vila Marilena e Ponte Alta. Enilson sofreu uma fratura na pelve e luxação na bacia, além de escoriações em várias partes do corpo. Ele será encaminhado ao bloco cirúrgico. Odair sofreu escoriações e ainda está sendo examinado.
Nossa reportagem esteve no PAM nessa madrugada e conversou com Enilson. Ele disse que não se lembra do que aconteceu e que se recorda apenas de ter parado em um posto de combustível antes da colisão. Sem saber que o motorista havia falecido, ele disse se tratar de um rapaz conhecido popularmente como Neguinho ou Pretinho e que o mesmo trabalhava em uma lava-rápido na Rua José Luis de Mesquita, no centro de Três Pontas. Mas a informação oficial sobre a identidade do condutor que veio a óbito ainda é incerta, já que ele não portava qualquer documento.
O serviço funerário recolheu o corpo após e chegada e liberação por parte da perícia de Varginha. A vítima será levada ao IML (Instituto Médico legal) enquanto se aguarda a apresentação de algum familiar reclamando o ente, para que as medidas subsequentes sejam tomadas. A provável causa da morte é politraumatismo.
USUÁRIOS DAS VIAS ESTAVAM RECLAMANDO DA “DEMORA” NA COLOCAÇÃO DE SINALIZAÇÃO HORIZONTAL NAS ELEVAÇÕES
Muitos acidentes estavam sendo registrados no perímetro urbano da cidade de Três Pontas nos últimos anos, provocados principalmente pela imprudência, desrespeito às leis de trânsito e ainda pelo grande número de veículos; cerca de 20 mil para uma população de 54 mil habitantes. Diante disso a Prefeitura Municipal de Três Pontas, através do Departamento Municipal de Trânsito iniciou a instalação de várias passagens elevadas de pedestres, para conter a velocidade dos veículos. Mas a “demora” na pintura das faixas tem causado uma série de reclamações. E finalmente as pinturas começaram a ser feitas nesta quarta-feira (27).
Vários trechos receberam a pintura nesta quarta-feira. Homens do Departamento Municipal de Trânsito trabalharam nas elevações. A estimativa é que tudo esteja pronto até sexta-feira
Diversos trechos ganharam novas passagens elevadas de pedestres que são diferentes de simples lombadas, pois nelas, além da elevação (saliência) há a pintura de faixas brancas transversais para a travessia segurança de pedestres.
A reclamação
Muitas passagens já estavam prontas e devido à necessidade de secagem do asfalto, elas não estavam devidamente pintadas, o que dificultava a sua visualização, pegando motoristas desprevenidos que passam em altas velocidades, provocando alguns acidentes, principalmente por parte de motociclistas; alguns casos já foram registrados de quedas.
Nossa reportagem conversou com o Chefe do Departamento Municipal de Trânsito, Celso Joaquim Domingues. Ele revelou que era necessário esperar aproximadamente 10 dias depois de construída a passagem elevada para que a mesma possa ganhar pintura transversal. “Mas é importante dizer que todas elas ganham no ato de sua confecção uma placa de sinalização vertical e duas faixas (como de retenção) brancas, antes e depois da passagem, o que já orienta sobre a necessidade de se diminuir a velocidade. Precisa-se esperar a secagem do asfalto para se fazer a pintura”, explicou.
“Nos próximos dias todas as passagens estarão concluídas, todas pintadas”, concluiu.
Após inauguração, lojistas reclamam que clientes migraram no sábado. Centro investe em promoções e shopping puxa clientela de outras cidades.
Os comerciantes do Centro de Varginha sentiram queda no movimento depois da abertura do shopping na cidade. Segundo eles, as ruas estão mais vazias e as vendas caíram. Já a associação comercial da cidade (Aciv) acredita que, quando a sensação de novidade do shopping passar, as lojas da região central serão beneficiadas com o movimento de clientes de outras cidades.
Nas lojas do Centro, o anúncio de oferta, tudo pela metade do preço, é uma forma de atrair o cliente. Tem quem apele até para o palhaço com pernas de pau para divulgar os produtos. Mas segundo os comerciantes, o número de pessoas nas ruas do Centro de Varginha, principalmente aos sábados, diminuiu. “Percebi que sumiu todo mundo”, conta a comerciante Dione Maria Gouvea.
A comerciante diz ainda que os clientes estão gastando menos. “Quando vai comprar escolhe uma peça só, nem compra mais de uma peça”, afirma.
O presidente do núcleo do comércio da Aciv diz que a inauguração do shopping atraiu muitos clientes que costumavam ir ao Centro da cidade, principalmente aos sábados. Mas ele atribui esse sumiço também ao mês de abril, que é quando saímos do outono para o inverno.
“É um mês de troca de estações, então ainda está fazendo muito calor, então o cliente não sai pra comprar agasalhos, sapatos, acessórios enquanto não esfria mesmo, porque aí ele vem comprar a coleção de inverno”, afirma Anderson de Souza Martins.
Com a novidade, ele reconhece que vai ser preciso investir para continuar atraindo a clientela. “A tendência é ter um primeiro momento em que o shopping fique lotado, muita curiosidade, mas depois também o comércio central, acredito, vai ter benefícios com a vinda de tanta gente da região”, completa Martins.
Cidades vizinhas
Mas se uma parcela da população migrou do Centro para o shopping, muitos clientes das cidades vizinhas que costumavam comprar em Varginha também estão no empreendimento comercial. As placas dos carros apontam São Gonçalo do Sapucaí, Três Corações, Três Pontas e até São Paulo.
Wantuir Bomfim tem uma loja no Centro de Varginha e abriu outra no shopping. Ele diz que além do fluxo de pessoas ser muito maior em relação ao Centro, a maioria dos clientes são de fora. “Está vendendo pra Varginha, mas também bastante pro pessoal de fora. Várias cidades”, comemora o comerciante.
Há menos de 50 dias para a 19ª edição da Expocafé, que será realizada entre os dias 7 e 10 de junho no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) em Três Pontas, 90% do espaço da feira já está comercializado.
Participam desta edição mais de 130 empresas que irão apresentar tecnologias, como maquinário em geral, secadores, tratores, roçadeiras, adubadeiras, plantadeiras, podadeiras, derriçadeiras, além de softwares e serviços para o setor. Serão 204 estandes em 12 mil m2 de feira. A Expocafé 2016 deve movimentar mais de R$ 200 milhões de reais em negócios gerados e prospectados, com expectativa de público de cerca de 20 mil visitantes.
A programação terá início com o 7º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira no dia 7 de junho. O evento, que reúne pesquisadores, professores, técnicos, produtores e estudantes, é exclusivo para participantes previamente inscritos. Entre os dias 8 e 10 de junho, a feira será aberta ao público, com a realização da exposição de equipamentos, máquinas e insumos e de eventos técnicos.
A programação inclui ainda a dinâmica de campo, minicursos, dentre outras ações de transferência tecnológica. Durante as dinâmicas, os participantes poderão conhecer na prática o funcionamento de equipamentos instalados nas lavouras de café do Campo Experimental. Além disso, pesquisadores apresentarão resultados de pesquisas e estudos na região.
Inovação para a cafeicultura
A UllerAgro, empresa que participa pela primeira vez da feira, irá lançar na Expocafé 2016 o aplicativo para celular “Uller” que permite compartilhamento de máquinas agrícolas. É uma tecnologia moderna para criar um “markatplace” de compartilhamento de máquinas agrícolas. Através dele será possível cadastrar máquinas e equipamentos, programar e solicitar serviços, acompanhar os trabalhos realizados através de rastreadores e efetuar pagamentos, de forma organizada e transparente. O produtor terá uma fonte de renda adicional, compartilhando seus equipamentos e máquinas ociosas. Além disso, poderá realizar as atividades com planejamento e segurança. Durante a Expocafé serão demonstradas as funcionalidades e produtores serão cadastrados para se habilitarem a utilizar o aplicativo Uller.
Os participantes poderão também conhecer cosméticos à base de café produzidos pela Kapeh, empresa que nasceu no Sul de Minas, que vai apresentar um mix com mais de 100 itens na feira. Os produtos são diversificados nas linhas corporal, capilar, teen, masculina e ambiente, além de kits e acessórios. Além disso, empresas que participam tradicionalmente da feira já confirmaram e irão demonstrar novidades e novas versões de equipamentos e máquinas para o setor.
SERVIÇO
Expocafé 2016
7 de junho – 7º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira
8 a 10 de junho de 2016 – Feira
Horário: 8h às 18h
Local: Campo Experimental da EPAMIG – Rodovia Três Pontas/ Santana da Vargem, Km 6 – Zona Rural -Três Pontas (MG)
A primeira coisa é que, numa democracia, nós somos os grandes provedores da política, isto é, os que lá estão não aparecem porque tomaram o poder, isso seria uma ditadura. Nós os colocamos. O que significa que, de um determinado modo, nossas boas escolhas para a gestão pública da atividade política é decisiva. Em segundo lugar, a incapacidade que algumas pessoas têm, às vezes, de supor que a política não acontece somente na época das eleições. Ela exige que eu continue acompanhando no meu dia a dia aquilo que é feito pelas pessoas que me representam. E, terceiro, é que as pessoas de bem se candidatem também para os cargos. Se a gente diz que a política está muito vinculada ao desvio, ao ‘entornar o caldo’, é preciso quem não queira fazê-los, isto é, gente que não quer ser desonesto, que ela decida também participar da política.
O poder corrompe obrigatoriamente?
Ela [a corrupção] é uma possibilidade. Ela é uma possibilidade. Mas ela não é uma obrigatoriedade. Eu insisto sempre: a corrupção nunca será extinta da vida humana porque nós somos livres para o malefício e para o benefício. Isso significa que posso, sim, ter a situação, mas não sou obrigado a ter. Você tem mecanismos judiciais que bloqueiam isso, uma sociedade que acompanha e recusa a corrupção do dia a dia. Porque quando eu encontro um grande movimento é porque ele acontece no dia a dia e no momento em que a pessoa se relaciona com o poder público. Quando essa pessoa está na frente do agente de trânsito, quando ela quer oferecer e facilitar. Essas são coisas que, pouco a pouco, vai minando nossa condição.
Foto Arquivo Xtp
Todo político é corrupto porque também a sociedade é corrupta?
Não concordo. Eu acho que, por exemplo, eu costumo dizer, e vou insistir: 95% dos brasileiros acordam todos os dias em vários estados do País e vão trabalhar. Levantam de madrugada, pegam ônibus, cavalos, bicicletas, moto e vão. 5% são canalhas. Esses 5% de canalhas conseguiram duas coisas perigosíssimas. Primeira, dizer aos 95% que não são canalhas que não sê-lo é uma forma de ser tonto e otário. Segunda, que eles, os 5%, são invencíveis. Aí, duas mentiras. Primeira: Não é correto ser canalha. Segunda: que os 5%não são invencíveis.
Nós temos hoje, no País, um processo de limpeza dolorido, complicado, nos dá raiva em vários momentos, mas ele é necessário. A palavra crise tem origem numa palavra do sânscrito que é purificar, pu-ri-fi-ca-cão. Por isso cria. Tem pessoa que no exercício de ioga se cria. O que é purificar? É você se separar. A febre, por exemplo, é uma forma de purificação.
A gente pode ter uma realidade diferente daqui em diante?
A gente precisa ter. Se a gente perder essa ocasião, se nós perdermos essa ocasião… Nós não podemos perder essa chance no País porque a democracia não quebra a nação. Nós não temos uma política hoje em que a gente fica desgovernado. Ao contrário, a gente tem uma rota, ela (a democracia) está seguindo com algumas tribulações. Mas nós temos capacidade hoje de fazer um País que possa ser melhor. O que a gente não pode é achar “O que eu posso fazer?”. Qual é a frase mais perigosa num país como o nosso?: “Que horror, alguém tem que fazer alguma coisa”.
E a gente não faz nada?
Pois é, como se fosse o lado certo. Por isso vivemos um momento especial. É difícil, é duro, muito complicado, mas ele é algo que nós nunca tivemos na história. Nós não podemos perder a ocasião.
Foto Arquivo Xtp
Precisamos ter uma boa conduta moral para cobrar dos outros?
Claro. Mas a ideia de que o outro não está fazendo o que deve fazer não significa que eu adiro, ou seja, acato a lógica de que “eu faço, todo mundo faz”. Isso é absolutamente perigoso. Afinal de contas, como diz o Corpo de Bombeiros: nenhum incêndio começa grande. Todo incêndio começa com uma faísca, com uma fagulha. Quando a gente tem, assim, esse tipo de apodrecimento nos modos de convivência, tem a ver comigo. O que significa, acima de tudo, que eu preciso participar da vida coletiva de um modo que seja decente. “Ah, mas o outro não faz…”.
Lamento. A frase é clássica mas eu sou caipira; sou de Londrina. E o caipira costuma dizer que é ‘pobre, mas é limpinho’. A ideia de ser pobre e limpinho é uma coisa que é decisiva numa circunstância como essa. O que não pode é ser cínico. O cínico é aquele que finge que é honesto. Mas é só da boca pra fora. Isso aí, como diz um personagem da TV, é nojento.
Rui Barbosa disse que ‘chegará o dia em que o homem teria vergonha de ser honesto’. Vale desistir de tentar mudar o mundo?
Jamais. Jamais. Nós somos marcados, nós humanos, pela capacidade da esperança, isto é, esperança do verbo ‘esperançar’. Tem gente que tem esperança do verbo esperar. Esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Ah, eu espero que dê certo, eu espero que aconteça. Eu espero que resolva. Isso, repito, não é esperança, é esperar. Esperança é ir atrás, é se juntar, é não desistir. Afinal, as pessoas olham e diz assim: “Ah, se ficar o bicho come, se correr o bicho pega”. Falta a terceira parte, é essa que decide. Se ficar o bicho come, se correr o bicho pega, mas SE JUNTAR O BICHO FOGE. E é isso que é decisivo.