Dados da Secretaria de Estado da Saúde não batem com os das prefeituras. “Não houve 5 óbitos hoje!” Conexão explica melhor.

Com o título “Com recorde negativo pelo 2º dia, Sul de Minas tem mais 39 mortes por Covid-19 confirmadas” e o subtítulo “Número divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde é o maior da região para um só dia desde o início da pandemia”, seguidos do corpo da reportagem do G1 Sul de Minas (https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2021/02/04/com-recorde-negativo-pelo-2o-dia-sul-de-minas-tem-mais-39-mortes-por-covid-19-confirmadas.ghtml) e de outros veículos de comunicação sediados em Varginha onde está registrado QUE TRÊS PONTAS TEVE HOJE MAIS 5 MORTES PELA COVID-19, muitos trespontanos, assustados, procuraram o Conexão Três Pontas para entender o caso, já que no Boletim Epidemiológico da Prefeituira Municipal de Três Pontas não confirma hoje (04 de fevereiro) mais nenhum óbito por coronavírus.

Última morte por coronavírus foi registrada em Três Pontas no último domingo, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

Várias reportagens da região estão seguindo a atualização dos dados via Secretaria de Estado da Saúde e não através da divulgação de cada município. Com isto, a divergência de dados é constante, desde o início da pandemia.

Na reportagem do G1 Sul de Minas há a explicação: “Estes dados são referentes ao balanço publicado pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais e podem apresentar divergências com os já divulgados por prefeituras, devido a períodos diferentes de fechamento. Conforme o boletim da SES-MG, as novas mortes foram confirmadas em diversas cidades, dentre elas Campo Belo e Três Pontas (mais 5 mortes em cada uma delas)”.

Nossa reportagem conversou com a coordenação da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura Municipal de Três Pontas, responsável pela divulgação dos dados diariamente via site da Prefeitura Municipal. Ela negou mais 5 mortes hoje e lembrou que os dados da SES estão defasados. “Lá está constanto 33 mortes em Três Pontas e infelizmente são 36. Mas hoje (04) não tivemos nenhum óbito por covid-19”, afirmou.

A divergência de informações entre a Secretaria de Estado da Saúde e as prefeituras gera mais pânico e instabilidade na sociedade, já bastante afetada pela pandemia em si.

O QUE DIZ A SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE MINAS GERAIS

Os número de casos suspeitos e confirmados divulgados pela SES-MG têm sido diferentes dos que estão sendo anunciados diariamente em boletins de prefeituras.

Sobre isso, a secretaria informou que assim que o caso suspeito é identificado pelo serviço de saúde, é realizada uma triagem com este paciente de acordo com dados clínicos e epidemiológicos, auxiliando na tomada de conduta de interação ou isolamento domiciliar. O profissional de saúde entra em contato com o CIEVS-Minas ou Unidade Regional de Saúde para discussão do caso.

Definido como caso suspeito, o município preenche um formulário com os dados do paciente denominado RedCap, específico do Ministério da Saúde. Através deste formulário é gerado todo o banco de dados do Coronavírus no Estado.

O COES Coronavírus analisa esse banco de dados diariamente, reclassifica os casos, solicita novas informações ao município e faz o cruzamento dos resultados de exames laboratoriais. Após todo esse trabalho, que é realizado até as 13h do dia corrente, é que os dados estarão tratados para fazerem parte do Boletim Diário.

Dessa forma, é necessário percorrer todo este fluxo de notificação para que os casos sejam incluídos no boletim epidemiológico divulgado pela SES-MG e, por esta razão, divergências pontuais entre os municípios e os casos já computados pela SES-MG, podem ocorrer, tanto em relação a casos suspeitos quanto a casos confirmados.

Para ter acesso diário ao Boletim Epidemiológico da Prefeitura Municipal de Três Pontas basta acessar o site:

https://www.trespontas.mg.gov.br/coronavirus?fbclid=IwAR2Db56M3leOEgh2HQTRd6RsnDGmp6jyJ5zdWmjZbnJdeOb_0O_Fau10kT8

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *