Já em Santana da Vargem são quase 6 mil eleitores aptos a votar.
Já está tudo pronto na Zona Eleitoral de número 273, que congrega as cidades e de Três Pontas e Santana da Vargem para as eleições 2022, onde o primeiro turno acontecerá neste domingo, dia 2 de outubro, assim como em todo Brasil.
A equipe do Cartório Eleitoral, mais uma vez comandada por Maria Rosa Guimarães Miari, trabalhou duro para que o pleito possa correr num clima de ordem e tranquilidade.
A reportagem do Conexão Três Pontas esteve na sede do Cartório Eleitoral e conferiu o trabalho.
De acordo com o Flávia Mesquita Costa, técnica judiciária, nas eleições ocorridas em 2020, dos 5.863 eleitores que estavam aptos no município de Santana da Vargem, 4970 compareceram para votar, dando um percentual de 84,77%.
Já em Três Pontas, também na última corrida eleitoral, dos 44.049 eleitores aptos compareceram 34.192, totalizando 77,62%.
_____continua depois da publicidade________
Para as eleições de 2022 Três Pontas teve um acréscimo de 1.136 eleitores. Já o município de Santana da Vargem conta agora com mais 94 votantes.
Em Três Pontas são 147 sessões eleitorais (incluindo uma sessão eleitoral para atendimento aos encarcerados que funcionará no presídio local), enquanto em Santana da Vargem são 20 sessões.
Ainda de acordo com informações obtidas por nossa reportagem junto ao Cartório Eleitoral, Santana da Vargem terá 5.957 eleitores positivados para o voto. Foram cancelados 687 títulos e 28 suspensos.
Já em Três Pontas, 45.185 eleitores estão aptos. Porém, 5234 títulos foram cancelados e 414 suspensos.
Somando as duas cidades que pertencem à zona eleitoral de número 273, estão aptos a votar amanhã 51.142 pessoas.
Vale lembrar que Três Pontas não tem eleitores com votação em trânsito, porque esse tipo de situação só ocorre em municípios que tenham mais de 100 mil eleitores, o que não é o nosso caso.
_____continua depois da publicidade________
Novidades na Hora do Voto
Com relação ao comportamento na hora do voto, vale lembrar que algumas alterações foram feitas para o pleito deste ano. É permitido se dirigir a sessão eleitoral com camisa da seleção brasileira ou de qualquer candidato, bem como o uso de adesivo ou broche. Mas as manifestações devem ser silenciosas. Pela primeira vez está vedado o uso do celular. Assim que entregar o documento de identificação ao mesário, o eleitor também terá que entregar o seu aparelho celular, que será devolvido juntamente com o comprovante do voto assim que o eleitor deixar a cabine.
Na eleição deste domingo, referente ao primeiro turno, o eleitor brasileiro escolherá cinco representantes, sendo um deputado estadual, um deputado federal, um senador, um governador e um presidente da república.
Alteração na Urna Eleitoral
Uma pequena alteração ocorreu na urna eletrônica para este ano. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, para evitar confusões e que o eleitor perca o seu voto digitando, por exemplo, um número errado e confirmando na tecla verde sem a devida conferência, agora, assim que ele digita o número do seu candidato a tecla verde ficará indisponível para confirmação do voto por alguns segundos, para que o eleitor tenha tempo de conferir na tela se o nome do candidato, sua foto e partido correspondem ao candidato que ele deseja votar. Durante esse período uma mensagem na tela ficará piscando. Segundos depois, a tecla confirma está ativada para que o eleitor a pressione e valide o seu voto.
Uma das novidades será a unificação do horário para votar em todo o país. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pela primeira vez, todas as seções eleitorais funcionarão das 8h às 17h do horário da capital federal.
Votar é um dos mais importantes atos de cidadania. Boa eleição a todos!
#conexãotrêspontas #notícia #opinião #comentando #polêmica #jornalismo #informação #comportamento #fato #rogercampos#minasgerais #suldeminas #Conexão #reportagem #notícias #Covid19 #distanciamentosocial #instagram #twitter #saúde #educação #política #policial #crime #economia #governofederal #trêspontas #vacinacontracovid19