Ilusão de ótica causada pela pintura faz a faixa parecer mais alta do que o normal, o que faz motoristas terem mais atenção e diminuírem a velocidade.

Não importa o país, muitos motoristas não respeitam a faixa de pedestres, parando em cima dela ou passando por elas em alta velocidade, colocando em risco a vida daqueles que trafegam a pé. Algumas cidades tentam uma alternativa bem inusitada para resolver essa situação, com faixas em 3D. É o caso de Três Pontas, no Sul de Minas Gerais, que também aderiu a ideia. O Prefeito Marcelo Chaves Garcia tomou conhecimento dessas faixas colocadas em outras cidades e quis inovar por aqui também.

Faixas de Pedestre 3D em Três Pontas

Segundo o Prefeito, são mais de 600 pedidos de colocação de passagem elevada de pedestres em toda cidade, o que, financeiramente, é totalmente inviável. “Por isso decidi trazer essa ideia pra cá e vamos experimentar o resultado dela. Caso dê certo a gente colocará em outros pontos da cidade também, economizando recursos e ainda cuidando da segurança do trânsito”, comentou.

Faixas de Pedestre 3D ao redor do mundo

A iniciativa ficou famosa nas redes sociais após uma foto divulgada pela pequena cidade de Ísafjörður, na Islândia. Além dela, outras cidades como Nova Déli (Índia), Tbilisi (Geórgia) e Changsha (China) apostaram nesta pintura. Depois foi se espalhando pelo mundo e chegou até Goiás. Foi de lá que o Prefeito de Três Pontas “comprou” a ideia.

Faixas de Pedestre 3D ao redor do mundo

A ideia é simples e barata, pois não envolve tecnologia, apenas uma ilusão de ótica causada pela forma como é pintada. Dependendo do ângulo, a pintura faz um efeito como se estivesse pulando para fora do asfalto. É o mesmo princípio usado em algumas artes de rua que tem sensação de profundidade.

Uma passagem de pedestres como esta faz parecer que tem algo bloqueando a estrada. O efeito ótico passa a impressão ao motorista de que a faixa está mais alta e ele acaba reduzindo a velocidade por instinto.

Em Três Pontas a pintura foi feita pelo artista Vitor Shinoda. Ele revelou que nunca havia feito uma pintura de faixa 3D, mas ele próprio se impressionou com o resultado.

“A minha arte se baseia no HQ, no Cartoon e no Grafite, nos painéis grandes. E realmente gostei do resultado desta faixa”, revelou.

Segundo a Prefeitura Municipal caso a pintura 3D funcione, atinja o objetivo de educação e respeito no trânsito em favor do pedestre, haverá uma economia de mais de 5 mil reais por cada faixa elevada que seria implantada e trocada pela pintura 3D.

Quem quiser conferir de perto essa novidade, a faixa 3D foi pintada na Rua Nove, ao lado do Parque Municipal Vale do Sol.

O Município pretende criar um programa novo de reeducação do trânsito através de várias ações.

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *