CONEXÃO TIRA AS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES DA POPULAÇÃO

O Conexão Três Pontas conversou no início da tarde desta quarta-feira (17) – primeiro dia da chamada Onda Roxa, imposta a todos os 853 municípios mineiros pelo governo estadual diante do aumento expressivo do número de casos de coronavírus e, principalmente, pelo aumento da ocupação hospitalar e decorrente falta de leitos de UTI – com a secretária municipal de Saúde, Teresa Cristina Rabelo Corrêa. As principais dúvidas dos nossos leitores foram questionadas pelo Conexão e respondidas por ela. Acompanhe:

RESTAURANTES E LANCHONETES

_ Podem funcionar em esquema de Delivery (entrega em domicílio) ou ainda com retirada pelo cliente direto no estabelecimento. Sem consumação no comércio.

COMÉRCIO LOJISTA (ROUPAS, CALÇADOS, FLORES, UTENSÍLIOS, VARIEDADES, ETC.)

_ Podem funcionar em esquema de Delivery (entrega em domicílio). O cliente liga ou faz a compra pela internet e a loja leva até a residência do consumidor.  Ou ainda com retirada pelo cliente direto no estabelecimento. Proibida a venda no local. Cliente não pode circular no interior das lojas, que podem manter as portas abertas. Proibido experimentar produtos no estabelecimento.

INDÚSTRIAS (Ex: TECNOTEXTIL, ESTRELA, AGROCP, DELLAS, ARTVAC, etc…)

_ De acordo com nova deliberação do governo do estado de Minas Gerais podem funcionar.

IGREJAS E TEMPLOS RELIGIOSOS

_ Acabou de mudar o entendimento das autoridades e liberaram a reabertura. Poderá ocorrer a livre manifestação de missas e cultos religiosos ainda que em “Onda Roxa”, haja vista a previsão constitucional de liberdade religiosa.

FESTAS, LUAU E AFINS

_ Proibidos por conta de aglomeração e também há o Toque de Recolher a partir das 20 horas. Festas de aniversário, festas particulares apenas com pessoas que residam na casa. Luau está proibido!

BARREIRAS SANITÁRIAS

_ Inicialmente Três Pontas não colocará barreiras sanitárias, o que pode mudar dependendo do agravamento do quadro da pandemia no município. Trespontanos que precisarem ir ao médico ou fazer exames em outras cidades precisam confirmar na cidade de destino se lá há barreira e se é pedido algum comprovante de motivo de saúde para a circulação.

PREFEITURA

_ É serviço considerado essencial. Está funcionando em esquema de rodízio de servidores em todos os setores e secretarias, exceto na Secretaria de Saúde.

“Chegamos, agora, no momento mais difícil. Os hospitais estão no limite, ao mesmo tempo em que muitas pessoas não estão respeitando as medidas de isolamento. O resultado é que todas as regiões do estado enfrentam, hoje, dificuldades para oferecer atendimento médico. Por isso, ouvindo os especialistas em saúde e o nosso comitê de enfrentamento à COVID, anunciamos medidas mais duras, pensando na proteção de todos os mineiros e para garantir atendimento adequado”.

TOQUE DE RECOLHER

_ Funciona das 20h00 às 05h00 (Ninguém deve sair às ruas exceto para casos de saúde).

FISCALIZAÇÃO

_ A Onda Roxa é uma determinação estadual. E a Polícia Militar de Minas Gerais está cuidando de forma ampliada da fiscalização contra aglomerações para que as determinações sejam cumpridas.

_ A Prefeitura disponibilizou a Ouvidoria e a Vigilância Sanitária para o recebimento de denúncias sobre aglomerações, comércios em funcionamento irregular, pessoas circulando sem máscara, etc. Também foram contratados mais 10 colaboradores que auxiliarão numa maior fiscalização, tanto na área central quanto nos bairros para que as determinações sejam cumpridas. Privilegiem as compras no comércio do seu bairro para evitar grande circulação.

POPULAÇÃO

_ A população precisa ajudar e fazer a sua parte. Não aglomerando, usando máscara e álcool em gel. Também denunciando qualquer irregularidade ou descumprimento da Onda Roxa.

CANAIS DE DENÚNCIA

_ Polícia Militar – Disk 190

_ Vigilância Sanitária – 3265-6430

_ Ouvidoria – 3265-2264 / 9 9810-6939

Onda Roxa

#conexãotrêspontas #notícia #opinião #comentando #polêmica #jornalismo #informação #comportamento #fato #pandemiacoronavirus #uti #rogercampos #minasgerais #suldeminas #Conexão #reportagem #notícias #Covid19 #distanciamentosocial #instagram #twitter #saúde #educação #política #economia #governofederal #trêspontas #vacinacontracovid19 #bolsonaro #coronavac

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *