O Moacyr Supermercado inaugurou sua segunda unidade, no bairro Catumbi, há exato 1 ano e para comemorar a data estará promovendo um dia de muitas ações e festa para seus clientes. O Conexão conta como será a programação.
Logo às 8h30 haverá um delicioso café de manhã para os clientes. Às 16h terá o tradicional parabéns com bolo e refrigerante. Tudo de graça!
Como se não bastasse, a direção também preparou a promoção Estoura Balão”, com vários prêmios e vales compras. Tudo isso e muito mais neste sábado, dia 15 de fevereiro.
A sua nova unidade no bairro Catumbi, segundo seus diretores geram mais de 100 empregos diretos. É uma loja que trouxe muito conforto para os clientes, pois tem 1.500 metros quadrados de área de vendas. “Conta com dois amplos estacionamentos cobertos e a exemplo do que acontece na nossa sede principal, conta com todos os setores que temos na Rua Nossa Senhora d’Ajuda, com exceção de vestuário”, explicou o empresário Delson Lamaita Miranda.
A unidade tem padaria, açougue, setor de frios, hortifrúti e produtos das mais variadas marcas e seguimentos com preços acessíveis.
“Convido a todos para conhecerem ou voltarem em nossa nova loja e já aproveitem para fazer o seu cartão Moacyr Unissul”, destacou o empresário.
A unidade 2 do Moacyr Supermercado está localizada na Rua Barão do Pontal 10, esquina com a Barão da Boa Esperança, no bairro Catumbi.
Humilde e amigo de todos, Oswaldo é um exemplo de amor à profissão há cerca de 50 anos.
O quadro Histórias de Vida, criado pelo portal Conexão Três Pontas, tem o objetivo de homenagear, em vida, pessoas de todas as classes sociais, profissões, funções ou perfis, que tenham se destacado por trabalhos relevantes ou simples, por exemplos deixados ao longo dos anos, por um legado de amizades e respeito. E hoje, Dia dos Médicos, estamos merecidamente homenageando, contando um pouco da história do querido prático de farmácia Oswaldo Vieira Targino.
Oswaldo Vieira Targino é filho de Alice Carolina Nascimento e Francisco Targino Nascimento. Nasceu em 01 de dezembro de 1950. É um trespontano muito querido na cidade, criado na roça. Sempre trabalhou em farmácia. Está na profissão há cerca de 50 anos.
Trabalhou de empregado na farmácia do saudoso Edgar Girardelli e também para o Zé Maria, da Farmácia Ouro Verde. Mas já são 30 anos comanda a sua empresa, a Drogaria Vieira, localizada na Rua Espirito Santo 246, no bairro Padre Victor.
É casado com Márcia Aparecida de Brito Targino há 45 anos. Tem 3 filhos: Daniel, Dênis e Marcel. Ótimo pai, marido exemplar, companheiro amoroso e amigo de todos os amigos, caracteriza-se pela humildade, simplicidade e honestidade.
É avô de 4 netos, sendo eles uma de suas grandes paixões.
As décadas de trabalho e dedicação ao setor farmacêutico renderam-lhe muita gratidão e consideração por parte dos trespontanos que, até hoje, frequentam sua farmácia e não abrem mão de seu atendimento. Os grandes exemplos de Oswaldo serviram de inspiração para dois de seus três filhos, que tornaram-se farmacêuticos: Dênis e Daniel. O outro filho, Marcel, seguiu o caminho da agronomia.
Em conversa com o Conexão o filho Daniel fez questão de falar de seu pai com muito amor e admiração: “Ele é um homem simples, de muita honestidade, é atencioso e muito tranquilo. Seu jeito de ser além de servir de exemplo para nossa família também cativou muitas famílias que se tornaram clientes e que até hoje estão conosco. Temos uma clientela bastante grande e todos adoram ele”, revelou.
Homem de hábitos simples, de “prosa fácil”, Oswaldo deixa em sua história um legado de muito trabalho, dedicação e suor. Tudo traduzido no carinho de seus familiares e amigos. E dentre os amigos mais próximos, um em especial, fez questão de falar do “Oswaldinho” ao Conexão:
“Sr. Oswaldinho da Farmácia! Não! Dr. Osvaldo! Realmente é um verdadeiro doutor em humanidade, carisma, solidariedade e amor ao próximo, além de extrema competência como profissional! Um ícone de Três Pontas! Merecida e justa homenagem! Tenho orgulho de ser seu amigo e quase membro da família!”, comentou o professor João Victor Mendes G. Mendonça.
Por toda sua importância para a cidade de Três Pontas, por tudo que já fez e ainda faz e, também, pelo exemplo de profissional, de marido, de pai, avô e amigo, “Oswaldo da Farmácia” é hoje, merecidamente, homenageado pelo Conexão Três Pontas que contou sua linda História de Vida.
Parabéns!
INDIQUE PERSONAGENS PARA CONTARMOS HISTÓRIAS DE VIDA
Se você conhece alguém, não importa idade, credo ou profissão, que tenha uma vida pautada pela ética, pelo trabalho, pela honestidade e acima de tudo pela amizade, por fazer o bem sem olhar a quem, entre em contato com nossa reportagem pelo tel/whats (35) 9 9975-4248 ou pelo e-mail [email protected] e nos ajude a homenagear, em vida, quem merece.
A Cocatrel ampliou e modernizou sua torrefação para melhor atender aos cooperados e também para ampliar sua linha de cafés industrializados. Desde o último dia 10 de fevereiro todas as torras passaram a ser feitas no novo endereço, ao lado da oficina da Cocatrel.
Com o maquinário de ponta da nova torrefação, a cooperativa será capaz de triplicar sua produção, com ainda mais eficiência, qualidade e agilidade para os cooperados. Contudo, enquanto o maquinário da antiga torrefação passa por manutenção, para que depois possa atender exclusivamente ao cooperado, todos devem atentar para alguns detalhes:
– O novo maquinário só consegue torrar acima de 30 kg de café. Portanto, até que a antiga máquina possa voltar à ativa, o cooperado poderá torrar, de uma única vez, o mínimo de 30 kg e o máximo de 60 kg de café.
– Um novo modelo de embalagem será adotado para que o café saia da torrefação e mantenha sua qualidade por mais tempo. Portanto, será permitido levar o café em latas, mas ele será colocado em recipiente adequado e padronizado dentro da torrefação e a lata devolvida ao cooperado. Internamente, o recipiente receberá um código com todas as informações necessárias como nome do produtor, torra e moagem escolhidas.
Ao entregar o café para ser torrado, o cooperado poderá também escolher em que tamanho de embalagem vai preferir receber o café de volta. As embalagens de 6 kg já estarão inclusas no valor da torra, que é R$70 para torrar 30kg do café verde.
As outras opções são 1/2 kg (normal ou vácuo), 1kg e 2 kg, repassadas a um pequeno custo ao produtor (verificar valores na torrefação), que passará a ter a opção de presentear ou mesmo armazenar seu café em casa, para consumo, com muito mais qualidade e segurança.
Todo o processo de recebimento, torra e embalagens está sendo sistematizado e acontece através de um QR code. Sendo assim, o cooperado receberá uma mensagem por SMS assim que o café estiver pronto e poderá pagar a torra em qualquer local da Cocatrel que possua caixa, como lojas, administração, oficina, entre outros.
A Torrefação Cocatrel está localizada à Rua Professora Bárbara Mendes, 7 – Santa Margarida – Três Pontas (ao lado da Oficina Cocatrel).
De 10 a 12 de março, a Cocatrel promove, em Três Pontas, no Sul de Minas, mais uma edição da Feira Cocatrel de Negócios. Com foco na geração de negócios por meio da comercialização de maquinários, implementos e insumos agrícolas, o evento é uma excelente oportunidade de o produtor rural conhecer e adquirir o que há de mais moderno no mercado cafeeiro. Com entrada gratuita, a Feira Cocatrel de Negócios ocorrerá no Espaço Cocatrel (Avenida Ipiranga, 1.745 – Ao lado da cafeteria), das 8h às 17h.
Durante os três dias de feira, os expositores poderão apresentar aos cafeicultores de toda região, produtos e soluções inovadoras que tornarão o processo de colheita do café, muito mais prático e rentável. Além disso, o evento também reunirá instituições financeiras que disponibilizarão aos produtores rurais condições diferenciadas e exclusivas de financiamentos. Mas, sem dúvidas, um dos pontos altos da Feira Cocatrel de Negócios é a operação barter, modalidade de comercialização que visa a troca de insumos por produtos agropecuários.
“Com esta opção de crédito rural, que é menos burocrática e mais rápida do que as convencionais, o produtor rural tem muito a ganhar, visto que ele faz a negociação dos maquinários e insumos e realiza o pagamento, apenas com a safra futura, garantindo o preço de paridade da compra”, afirma o presidente da Cocatrel, Marco Valério Araújo Brito.
Evento para a família
Além de fomentar a geração de negócios, a Feira Cocatrel de Negócios é um evento voltado toda a família. Em mais um ano, crianças e adultos poderão visitar e interagir com os mini animais da Fazendinha. Estarão expostos mini pôneis, vacas, bois, cabras, bodes, burros e até um lhama, que ficarão em um ambiente rural especial.
Serviço:
Feira Cocatrel de Negócios acontece no próximo mês, em Três Pontas Data: de 10 a 12 de março Local: Espaço Cocatrel (Avenida Ipiranga, 1.745), em Três Pontas/ MG
Vários prefeitos já passaram e até hoje o problema não foi solucionado.
As fortes chuvas dos últimos dias, principalmente da tarde desta terça-feira (11), provocaram muitos problemas na cidade de Três Pontas. Um velho conhecido voltou a dar as caras: a inundação de parte da Avenida Oswaldo Cruz, provocada pelo transbordamento do córrego que corta a principal via de acesso do município. Moradores, comerciantes e usuários da via relataram prejuízos e o caos por conta da fúria das águas sujas.
Este é um problema antigo, de várias décadas, mas ainda sem solução. Nesta semana, o volume de chuvas foi tão grande que também houve pontos de alagamento em outros trechos da cidade.
Não é de hoje que as inundações provocam o caos no entorno da Avenida Oswaldo Cruz. Há anos a história se repete!
Leitores do Conexão e trespontanos que usam as redes sociais de uma forma geral publicaram fotos e vídeos mostrando aqueles minutos de forte chuva, que, segundo internautas, transformou a via em um rio. Houve muita cobrança por parte dos cidadãos, exigindo ação e explicações dos vereadores e também do atual prefeito Marcelo Chaves Garcia.
Arquivo Conexão
Tudo que está escrito até aqui foi publicado há exato 1 ano pelo Conexão Três Pontas. O mesmo texto, o mesmo enredo, os mesmos problemas e, infelizmente, a mesma falta de solução por parte das autoridades constituídas.
Arquivo Conexão
Nossa reportagem ouviu os relatos de uma moradora da Avenida Oswaldo Cruz que diz, entre outras coisas, “não aguentar mais essa situação”.
Lúcia Assalin é doceira, tem 63 anos de idade e reside na região sempre muito atingida, a Avenida Oswaldo Cruz (esquina com a Travessa d’Aparecida), há 18 anos. Além dela, residem no imóvel, um irmão de 50 anos de idade e um filho de 26. Ela revelou sua indignação com o caos provocado pelas chuvas e pela falta de solução. Vários prefeitos já passaram e até hoje nenhuma solução foi encontrada. Acompanhe a entrevista:
Conexão: Sempre acontece esse problema das inundações na Av. Oswaldo Cruz quando chove? Precisa chover forte ou basta chover algumas horas que já inunda o trecho? É assim mesmo?
Lúcia: Sim. basta chover forte ou por algumas horas que a coisa fica feia. E nesse tempo que moro aqui já vi muita coisa errada a respeito das enchentes, até mesmo por parte da Prefeitura.
Conexão: O que por exemplo?
Lúcia: Olha, até que o Marcelo (Prefeito) já melhorou um pouco as coisas, pelo menos ele lava as ruas pra nós, coisa que outros prefeitos nunca fizeram. Só que ficam muitas pedras em cima dos bueiros aqui em frente à minha casa, Já tirei sacos e mais sacos de pedras que eles não tiram. Já esperei até uns três meses pra ver e nada. Se eu não limpar ninguém limpa. Já vi uma vez funcionários dá Prefeitura limpando, tirando os lixos na pá e jogando dentro do córrego! Você acha que isso vai adiantar alguma coisa?
E eles ate já gozaram com a minha cara uma vez, eu filmei e eles disseram rindo: olha estamos sendo filmados…
Conexão: Quais transtornos essa inundação provoca para os moradores, como você especificamente? Quais situações você já passou com a avenida alagada? A água chega a invadir sua casa?
Lúcia: Entrar no meu jardim e garagem é normal. Acabamos gastando muita água, como nesses dias de chuva seguida temos que lavar os passeios todos os dias, é muito barro que desce.
Conexão: Seus vizinhos também sofrem muito com essas inundações? O que eles relatam?
Lúcia: Sim! Todos passam esses perrengues, como eu. Outros até mais, porque as bases das casas são mais baixas do que a minha e a água invade mesmo.
Conexão: Que pedido você gostaria de fazer aos governantes da cidade neste momento?
Lúcia: Quando mudei pra cá, não estava acostumada a ver isso e na época meu filho era pequeno, eu tinha pesadelos de medo dele, vindo da escola, atravessar a enchente Eu fico imaginando as mães de hoje, temos a escola Cônego José Maria e o Travessia, com muitas crianças e eu imagino se algum deles inventar de atravessar a Avenida, na hora da enchente. Essa inundação arrasta até veículos, já fez isso algumas vezes.
Enquanto uma obra de estruturar a Avenida para suportar as chuvas não acontece e eu sei o quanto é difícil e cara essa obra, que nossas autoridades cuidem melhor da Avenida depois das enchentes, principalmente na limpeza e retirada de lixos. Que é outro problema aqui. Quem não tem lixeira alta tem que por os lixos na hora do caminhão passar. Se vem a enchente sai levando tudo que estiver pela frente.
O que diz a Prefeitura
Nossa reportagem também conversou na tarde de hoje com o Secretário Municipal de Transportes e Obras, Maquil dos Santos Silva Pereira. Ele disse que o tema continua gerando preocupação também na Prefeitura e que “as melhorias feitas pelos novos loteamentos, como o asfaltamento, têm ajudado também na questão das inundações da Avenida Oswaldo Cruz já que não deixam a água descer com toda fúria para o córrego”.
Em fevereiro de 2019 o Secretário Maquil e o Prefeito Marcelo Chaves foram conferir de perto a inundação na cidade.
“Eu tenho buscado a criação de um projeto realmente eficiente e que resolva o problema, para não ser apenas um paliativo que somente jogue dinheiro fora e não solucione de vez a questão. Pedi estudos para algumas empresas e estamos esperando as respostas. Recentemente fizemos mais uma limpeza dos córregos, principalmente na região do Posto Santa Terezinha.
Outra ação que fazemos é, quando há a previsão de muita chuva, nós abrimos a comporta do Vale do Sol para baixar o nível da água e assim, quando a chuva forte chega demora mais para encher o córrego. Estou tratando desse assunto em reunião com o Prefeito Marcelo Chaves”, declarou.
Conexão faz levantamento sobre a possível adesão ao movimento de greve por parte das escolas estaduais de Três Pontas.
Os professores da rede estadual de Minas Gerais estão de greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (11). A informação foi repassada pelo Sind-UTE/MG (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais).
A decisão foi tomada pelos trabalhadores em uma reunião realizada no último dia 5 de fevereiro, no pátio da Assembleia Legislativa, no bairro Santo Agostinho, na região Centro-Sul da capital. A Secretaria de Estado de Educação (SEE) informou que tem mantido diálogo com a categoria.
Professores aderiram ao movimento de greve no Estado.
Próximos passos
Os professores vão se reunir novamente na sexta-feira (14) para discutir o rumo do movimento. Veja algumas ações que foram feitas pela categoria e os próximos eventos marcados:
11/2: início da greve por tempo indeterminado.
12 e 13/2: mobilização nas escolas e realização de assembleias locais e regionais.
14/2: realização de Assembleia Estadual.
O que diz o governo?
“A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) respeita o direito constitucional de greve dos servidores da Educação do Estado e reitera que tem mantido um diálogo franco e aberto com representantes sindicais. Várias agendas foram realizadas, ao longo de 2019, com os representantes das entidades sindicais e do Governo do Estado nas quais assuntos da área da educação foram debatidos. A SEE/MG reforça que os canais de diálogos continuarão abertos para que as reivindicações da categoria possam ser apresentadas e debatidas.
A SEE/MG acompanhará, ao longo do dia, a adesão das unidades escolares da rede à paralisação das atividades convocada pelo sindicato que representa a categoria da educação. O balanço com os números da paralisação será possível no fim da tarde.
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) informa, também, que vem recebendo e dialogando com representantes dos sindicatos de todas as categorias. Até o momento, 70% dos servidores da Educação receberam o 13° salário integral. Para concluir o pagamento e pôr fim ao parcelamento de salários por seis meses, o Governo do Estado conta com a operação financeira do nióbio.
A Seplag informa ainda que a remuneração inicial na rede estadual é de R$ 2.135,64 para a carga horária vigente de 24 horas semanais. Considerando a proporcionalidade sobre o valor do vencimento básico, equivale a R$ 3.304,23 para uma jornada de 40 horas, atendendo à legislação nacional”.
Três Pontas
Nossa reportagem entrou em contato com a direção da Escola Estadual Deputado Teodósio Bandeira. Nos foi informado que os professores daquela unidade de ensino, embora cientes da paralisação no Estado, ainda não aderiram ao movimento e as aulas seguem normalmente até segunda ordem.
A Escola Estadual Professora Marieta Castro também informou através de sua direção que não houve até o momento adesão dos professores, mantendo assim as aulas dentro da normalidade.
O mesmo acontece na Escola Estadual Cônego José Maria. Sua direção confirmou a não adesão ao movimento de greve. Aulas prosseguem.
A Escola Estadual Monsenhor João Batista Da Silveira informou que o assunto (greve) nem foi citado e que não haverá interrupção nas aulas.
Na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves e também na Escola Estadual Maria Augusta Vieira Corrêa, conforme suas direções, a situação também é igual. Ou seja, até o momento sem paralisação e aulas transcorrendo normalmente.
Não conseguimos contato com a direção da Escola Estadual Jacy Junqueira Gazola.
A meta de vacinação é atingir 95% de cobertura em Três Pontas.
A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começou nesta segunda-feira em Minas Gerais. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), a fase será destinada a crianças e jovens entre 5 e 19 anos, que não foram imunizadas ou que tenham esquema de vacinação incompleto. Em 2019, Minas registrou 136 casos da doença.
A enfermidade, que havia sido erradicada do país, voltou a circular. Entre fevereiro de 2018 e dezembro de 2019, o Brasil teve mais de 28 mil ocorrências de sarampo.
A primeira etapa vai até quinta-feira (13), tendo como o dia D de Mobilização Nacional o próximo sábado, dia 15.
Em Minas, a estimativa é de que 529.417 pessoas entre 5 e 19 anos tenham tomado a primeira dose, mas não a segunda. Outras 1.657.022 não foram vacinados nenhuma vez. Para que o cidadão seja considerado imunizado contra o sarampo são necessárias duas doses da vacina para indivíduos entre 12 meses a 29 anos de idade e uma dose para pessoas de 30 a 49 anos.
Atualmente, o estado possui cerca de 4 mil salas de vacina espalhadas por todo o território. Nesta primeira etapa da campanha serão enviadas 660 mil doses da tríplice viral.
Segunda etapa
A segunda etapa da campanha será entre os dias 3 a 31 de agosto, tendo como público-prioritário pessoas de 30 a 59 anos que não tenham comprovação de ao menos uma dose da tríplice viral, conforme estipulado no Calendário Básico de Vacinação. O dia D de mobilização social ocorrerá em 22 do mesmo mês.
A doença
O sarampo é uma doença infecciosa grave, provocada por vírus, transmitida por fala, tosse e espirro. Extremamente contagiosa, pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. É caracterizada por febre, inflamação das mucosas do trato respiratório, erupções na pele seguidas por descamação. A única forma de prevenção é a vacina fornecida de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Três Pontas
A Campanha de Vacinação em Três Pontas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, também terá o seu “Dia D” no próximo sábado, dia 15, quando a Policlínica Central e todos os postos de saúde estarão abertos das 7 às 17 horas para a vacinação contra o sarampo e também para a atualização de todas as demais vacinas.
Conforme a enfermeira Lara Miranda Silva, enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde e coordenadora de imunização do Município, é necessário levar o Cartão de Vacina, Cartão SUS e demais documentos pessoais. “A pessoa que não tiver o cartão SUS pode fazer na hora aqui com a gente”, explica Lara.
Vale ressaltar que no sábado estarão disponíveis todas as vacinas para a atualização do quadro e do Cartão.
De 14 a 16 de fevereiro, são esperados 80.000 homens no Santuário Nacional de Aparecida.
Participantes de todo o Brasil já se preparam para um dos maiores eventos anuais do Santuário Nacional.
A XII Romaria do Terço dos Homens começa no dia 14 de fevereiro, às 19h30 com a acolhida dos grupos e a Missa de Abertura, que acontece no Santuário Nacional. Depois, haverá a Procissão Luminosa até a Basílica Velha. A programação continua no sábado e prossegue até domingo.
De acordo com a Paróquia Nossa Senhora d’Ajuda, um ônibus foi colocado à disposição daqueles que quisessem adquirir as passagens para a participação do Terço dos Homens em Aparecida, porém, como não houve lotação do veículo, o projeto foi abortado. As paróquias Nossa Senhora Aparecida e Cristo Redentor informaram não ter informação sobre o evento o que sinaliza a não participação em Aparecida do Norte. Apesar disso, o Terço dos Homens segue em crescimento, com grande adesão, na cidade de Três Pontas.
O Terço dos Homens é um exemplo de fé e devoção
A missão do Terço dos Homens é resgatar para o seio da Igreja de Cristo homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e de uma sociedade cristã. O Terço dos Homens é um exemplo de fé e devoção.
A oração do terço, além de nos conduzir para a oração, leva-nos a meditar sobre os principais mistérios da redenção que Cristo nos oferece.
Com a meditação do mistério redentor, também lembramos Maria de Nazaré, que assumiu a maternidade divina fazendo a vontade de Deus, dando-nos o Salvador. Este foi o jeito que o Pai escolheu para nos dar seu único Filho.
Como montar um grupo de Terço dos Homens?
O Movimento Terço dos Homens é um dom do Espírito Santo para toda a Igreja. É um presente de Nossa Senhora para seus filhos que desejam seguir Jesus Cristo. E quem participa dele, torna-se dom e bênção para o mundo.
Comunhão: O Grupo Terço dos Homens deve caminhar integrado na comunidade eclesial. Por isso, é importante que tenha o apoio do pároco ou do responsável pela comunidade. A reza do terço é uma porta aberta para a evangelização. Os fiéis devem participar ativamente da comunidade, da Eucaristia dominical e de outros momentos da Igreja.
Organização: Organize o grupo e distribua as funções fazendo com que todos trabalhem com o mesmo objetivo. É preciso que todos saibam com antecedência o dia, a hora e o local do terço.
Coordenação: O grupo deve ter um coordenador, um secretário e ser for o caso, um tesoureiro. A coordenação deve favorecer a participação de todos e garantir a fraternidade no grupo.
Distribuição: É importante distribuir as funções para uma maior e melhor participação dos presentes. Deve haver os encarregados para: “animar” os cânticos, contemplar os mistérios, rezar as Ave-Marias…
No final do terço, se achar conveniente, o grupo pode ler o Evangelho do dia e fazer breve reflexão do texto bíblico.
Ambiente: Crie um ambiente propício para o momento de oração como, por exemplo, um pequeno altar com uma imagem de Nossa Senhora, velas, flores, etc.
Piedade: Piedade e confiança em Deus são elementos essenciais para o crescimento na fé e no amor. Esse momento de encontro para a oração é bonito e muito importante. Quem reza tem intimidade com o Senhor, com a família e com toda a Igreja.
Tempo: O tempo deve ser previsto e jamais ser alongado. Dentro de 40 minutos é possível realizar todo o trabalho do grupo. A boa administração do tempo é o segredo para a perseverança dos homens na oração.
Nesse domingo (09) em Três Pontas, às 0h20min, a Polícia Militar, durante patrulhamento pela área central, abordou os menores infratores de 17 anos, os quais já são conhecidos no meio policial por tráfico de drogas.
Por este motivo foram submetidos à busca pessoal, sendo encontrado em um dos bolsos da calça do menor, 04 pinos de cocaína e com o outro foi encontrado a quantia de R$ 112,00, não sabendo informar a origem do dinheiro.
Os menores foram apreendidos juntamente com os materiais e permaneceram à disposição da justiça.
Fonte: Assessoria de imprensa do 24° BPM (Apud Varginha 24 Horas)
Parceria da Prefeitura e Câmara Municipal possibilitou mais este benefício.
O Instituto de Previdência de Três Pontas (IPREV) comemora mais uma conquista em favor de seus aposentados assistidos, os ex-servidores públicos municipais. É que foi disponibilizado o Cartão Viva + Saúde do Hospital São Francisco de Assis para esses aposentados.
“A Prefeitura disponibilizou esse benefício para os aposentados a custo zero. Era feito apenas para os servidores da ativa e agora também para os aposentados e seus dependentes que pagam apenas uma taxa de adesão. Mais uma parceria da Prefeitura e Câmara Municipal” explicou o atual diretor do IPREV, Luciano Reis Diniz.
Graças a ação dos poderes Legislativo e Executivo 340 aposentados passam a ser beneficiados com o atendimento pelo Cartão Viva + Saúde, que foi criado em 2017, sendo uma forma de contribuição fixa que oferece ao contribuinte acesso aos atendimentos da própria Santa Casa e a serviços com descontos de até 40% nos parceiros conveniados.
O Cartão Viva + Saúde oferece os seguintes planos:
Individual – Contribuição de R$ 70 mensais
Familiar – Contribuição de R$ 120 mensais (para famílias de até 4 pessoas, com inclusão de parentes diretos, sendo filhos de até 18 anos)
Qualquer plano dá direito aos seguintes serviços:
_ Internação em quarto particular com diárias ilimitadas
_ Descontos em exames realizados na instituição (Ultrassonografia, Raios-X e exames laboratoriais)
_ Descontos de até 40% em consultas médicas com médicos credenciados
_ Descontos em lojas associadas à Associação Comercial de Três Pontas
Segundo o provedor da Santa Casa, Michel Renan Simão Castro, ainda há uma gama de novos serviços que também passaram a ser ofertados pelo Cartão Viva + Saúde.
25 Anos de IPREV
Em 2019 comemorou-se 25 anos de fundação do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Três Pontas (IPREV). Uma placa comemorativa foi descerrada naquela ocasião.
Criado por meio da Lei Municipal n.º 1.646, de 24 de agosto de 1994, pelo então Tadeu Mendonça, o Instituto tem Regime Próprio de Previdência e garante aos servidores efetivos ativos e inativos da Prefeitura, do SAAE e da Câmara Municipal, a aposentadoria compulsória, a aposentadoria voluntária, a aposentadoria por invalidez, o auxílio-doença e o abono-família. Já para seus dependentes legais assegura o benefício previdenciário da pensão.
Segundo o diretor Luciano Reis Diniz, a principal meta do Instituto é garantir os direitos daqueles que se dedicaram ao Município e seus dependentes.
“Os resultados do trabalho de todos do IPREV, principalmente do Prefeito Marcelo Chaves Garcia, que valoriza todos os servidores ativos e inativos e reconhece a importância do Instituto, são muito bons. As conquistas estão melhorando a qualidade de vida desses aposentados e nossa luta não para. Estamos satisfeitos até aqui”, concluiu Luciano.
Com a volta às aulas nas escolas de Três Pontas o Conexão traz as orientações para os pais e alunos sobre os cuidados a serem tomados nesse período.
Comportamentos a serem evitados, atenção a situações de risco e respeito às leis de trânsito resumem a lista de recomendações (ver abaixo) divulgada a partir da campanha “Volta às Aulas com Segurança”.
Nesta época, aumenta o movimento de carros e pedestres nas proximidades das escolas. É quando os oportunistas usam dessas situações para agir em momentos de distração das pessoas. As dicas de segurança são um guia para ajudar na prevenção, que ainda é a melhor solução.
DICAS DE SEGURANÇA
Pais e responsáveis
– Evite mexer em bolsas ou carteiras para entregar dinheiro às crianças, seja na saída de casa, no trânsito ou nas proximidades;
– Ensine a criança o próprio endereço, telefone de casa e dos pais, e que procure um policial caso se sinta perdida, assustada ou ameaçada. A criança também deve ser orientada a evitar contato com pessoas estranhas e aceitar caronas, para evitar sequestros;
– Caso a criança vá a pé para a escola, deve optar por andar em grupo. Se possível, combine com vizinhos ou colegas de classe que façam o mesmo caminho para irem e voltarem juntos da escola;
– Procurar ser visto pelos condutores ao atravessar as ruas e utilizar sempre a faixa de pedestres;
– Não é recomendável que crianças carreguem celulares sozinhas, por atrair a ação de criminosos;
– Conhecer os horários de entrada e saída, o caminho que seu filho percorre para ir e voltar, é muito importante, bem como ter contato de colegas e pais de colegas para ter a quem recorrer caso necessite buscar ajuda ou informações;
– Ensine seu filho as regras básicas de segurança, pois isso vai ajudá-lo a se manter seguro e saber como agir em caso de alguma situação anormal;
– Usar sempre o cinto de segurança, obedecer a exigência do uso de cadeirinhas e evitar brincadeiras dentro do veículo que possam distrair a atenção do motorista.
Estudantes
– Não ficar próximo à escola fora do horário de aula;
– Não aceitar carona de estranhos, e, mesmo que oferecida por conhecidos, essa carona tem que estar previamente avisada e autorizada pelos pais ou responsáveis;
– Não aceitar nada de pessoas estranhas, sobretudo alimentos;
– Avisar sobre mudança de horários ou no caso de não voltar diretamente para casa;
– Informar pais ou professores sobre qualquer pessoa com atitude suspeita;
– Antes de atravessar a rua, pare e olhe para os dois lados; sempre utilize a faixa de pedestres;
Trabalho de doutorado recebeu menção honrosa no Prêmio Unesp de Teses de 2019.
A “trespontana” Juliana Ferreira de Brito obteve grande destaque em sua tese de doutorado defendida na Unesp (Universidade do Estado e São Paulo). Ela conseguiu transformar um dos resíduos da produção de petróleo, chamado água de petróleo, em etanol e metanol, o que traz benefícios econômicos, sociais e ambientais.
O objetivo do trabalho de Juliana Ferreira de Brito era desenvolver uma maneira limpa de tratar a água de petróleo, reduzindo o dióxido de carbono (CO2) gerado nesse processo. E, ao mesmo tempo, obter etanol, combustível que emite menos poluentes.
Da esquerda para a direita: professores Tremiliosi Filho (USP), Marcelo Orlandi (Unesp), pesquisadora Juliana Ferreira de Brito, e professoras Maria Valnice Boldrin (orientadora), Lúcia Mascaro (UFSCar) e Michelle Brugnera (UFMT) na defesa da tese de Juliana
Outro produto gerado foi o metanol, que também pode ser utilizado como combustível, mas de maneira bem mais restrita que o etanol, devido a sua toxicidade em contato com a pele ou se consumido.
A possibilidade de se produzir metanol a partir da água de petróleo foi uma consequência do estudo que embasou a tese de doutorado da pesquisadora Juliana Ferreira de Brito, intitulado “Sistemas Fotoeletrocatalíticos Baseados em Eletrodos de Ti/TiO2-CuO, NtTiO2-NsCuO, NtTiO2-ZrO2 e GDL-Cu2O Aplicados de Forma Isolada e Concomitantemente à Oxidação da Água, Redução de CO² Dissolvido e Oxidação de Compostos Orgânicos da Água Residual de Petróleo”.
Todo trabalho de pesquisa da trespontana Juliana teve a orientação da professora Maria Valnice Boldrin, do Instituto de Química da Unesp em Araraquara.
A pesquisa foi reconhecida em 2019 com o Prêmio Unesp de Teses, cujo resultado foi divulgado em dezembro. O trabalho todo foi iniciado por ela bem antes.
Sistema de reação criado por Juliana Ferreira de Brito.
“Eu iniciei as pesquisas apenas de redução de CO2 em 2011, em 2013 fui para os EUA aprender um pouco mais sobre o assunto, com o mesmo financiamento de bolsa BEPE. Assim que voltei dos EUA iniciei o doutorado já com a ideia de realizar o projeto da oxidação da água de petróleo e a redução de CO2 concomitante para gerar etanol e metanol”, revelou.
“O tratamento da água de petróleo por si só geraria gás carbônico, que é um dos responsáveis pelo aquecimento global, por isso, a importância de se realizar a redução do CO2 junto ao tratamento da água de petróleo. Em nossa pesquisa, para não agravar essa questão, construímos um único dispositivo para realizar a redução fotoeletrocatalítica do dióxido de carbono (CO2) e obter compostos orgânicos enérgicos, como metanol e etanol. Ambos os processos foram realizados simultaneamente pela primeira vez e com sucesso. Foram desenvolvidos os eletrodos que poderiam ser usados em ambos os casos, um reator teste foi montado por mim e as condições de reação foram estabelecidas”, explica Juliana Ferreira de Brito.
O reator foi desenvolvido depois de trabalhar com um grupo de pesquisa na Itália, por meio da Bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Esse grupo estuda a oxidação da água e a geração de hidrogênio em um sistema de dois compartimentos. Durante cinco meses, trabalhou com a oxidação da água para produzir hidrogênio e também com redução do CO2, usando diferentes reatores. Quando voltou ao Brasil adaptou o que tinha utilizado na Itália para conseguir realizar o tratamento do resíduo e a redução de CO2 com geração de metanol e etanol em reações concomitantes.
Segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP), o nome técnico da água de petróleo é água de processo ou de produção, que é injetada no reservatório de petróleo com o objetivo de forçar a saída do óleo da rocha.
“Essa água entra em contato com o petróleo, que tem alguns componentes tóxicos, portanto a água não pode ser reutilizada para nada, nem pode ser descartada de forma trivial. Ela precisaria ser tratada para ter alguma finalidade”, ressaltou a pesquisadora trespontana.
Os experimentos foram divididos em dois compartimentos, porém realizados no mesmo reator, o que reduz o gasto de energia. De um lado, a pesquisa conseguiu tratar 70% do contaminante mais resistente encontrado na composição da água de petróleo, um composto aromático conhecido como álcool benzílico. Para cada 100 litros de água de petróleo, 70 são tratáveis.
“Essa água não pode ser reutilizada para consumo, mas pode ser reutilizada no próprio processo de extração do petróleo, não teria que pegar uma nova água do mar. A água pode ser tratada na plataforma e reutilizada, num ciclo fechado, sem utilização de mais água. A água de petróleo é muito tóxica, é complicado apenas diluir ela na água do mar e descartar”, disse Juliana.
A pesquisadora trespontana Juliana Ferreira de Brito.
No outro compartimento, foi feito a redução de CO2 para a produção de combustível. Para cada 100 litros de água, é possível gerar 20 litros de etanol e 1,3 de metanol. A pesquisadora, que hoje trabalha na Universidade de São Carlos, diz que dar um destino atraente economicamente para um resíduo é a única maneira de a indústria ter interesse em tratá-lo.
“A indústria não vai diminuir a produção, não tem como olhar o resíduo hoje com um vilão, que vamos conseguir não produzir. A gente tem que ver o resíduo como fonte de alguma outra coisa. O objetivo é conseguir, a partir de um resíduo inevitável, algo interessante economicamente e socialmente”, afirmou.
Como exemplo de atividade que faz uso lucrativo de seus resíduos, ela cita o exemplo da indústria do álcool.
“A indústria não tem interesse em tratar o resíduo quando é apenas dispendioso, não gera nada em troca. Mas a indústria da cana-de-açúcar e do álcool conseguiu algo interessante: o bagaço, que é o resíduo gerado, é queimado para produzir energia. Para a indústria o resíduo tem que ter algum retorno econômico”, pontuou Juliana.
VANTAGENS AMBIENTAIS
Para termos uma ideia do potencial de produção do estudo da pesquisadora trespontana, avaliação publicada em 2009 estima que a produção diária de água de petróleo supera 40 bilhões de litros. Se toda essa quantidade fosse utilizada, seria possível tratar 28 bilhões de litros diariamente e gerar 8 bilhões de litros de metanol e 50 milhões de litros de etanol.
“As vantagens ambientais são importantes. Além do tratamento do resíduo, gera-se um combustível mais limpo, num processo que não adiciona mais CO2 na atmosfera. Além disso, o combustível gerado não é a partir de alimentos. No caso da cana-de-açúçar, deixa-se de produzir o açúcar para fabricar o etanol”, emendou Juliana Ferreira de Brito.
Palestra ministrada por Juliana em São Paulo no Encontro da União Internacional da Química Pura e Aplicada
RECONHECIMENTO
“Para mim, é revigorante receber um reconhecimento como este porque vivemos em uma época em que parcelas da sociedade e até uma pequena parte da comunidade acadêmica colocam em dúvida o trabalho de pesquisa realizado em programas de mestrado e doutorado. A menção honrosa que recebi foi o reconhecimento de todo o esforço, dedicação e amor investidos ao longo dos anos de pós-graduação”, expressa a pesquisadora, que aprofunda a investigação no pós-doutorado que realiza no laboratório Interdisciplinar de Eletroquímica e Cerâmica do Departamento de Química da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). No entanto, está afastada temporariamente da pesquisa para cuidar do seu mais novo “projeto”, o filho que nasceu no fim do ano passado.
Juliana e Miguel Velloso.
“Eu amo a pesquisa, pretendo continuar trabalhando com ela o resto da vida, mas quero também ajudar na formação de novos pesquisadores. Consegui aprovar, recentemente, a minha primeira bolsa para um aluno oficialmente meu de iniciação científica. Espero que esta seja a primeira de muitas bolsas, não apenas de iniciação, mas também de mestrado e doutorado”, conclui a cientista trespontana.
Assim que a informação do feito de Juliana começou a ganhar repercussão muitos conterrâneos mostraram-se empolgados e orgulhosos da “filha de Três Pontas”.
Juliana Ferreira de Brito é natural de São Paulo, mas é trespontana de coração, afinal se mudou para a terra de seu pai ainda criança. Mora atualmente em Araraquara. É filha do casal Antônio Tarcisio de Brito (Papelaria Primeira Mão) e Edna Ferreira Gomes de Brito. Tem um irmão: Gustavo. É casada com Miguel Velloso Lelo e mãe do bebezinho Pietro brito Lelo. Tem 31 anos de idade.
Estudou na Escola Coração de Jesus em Três Pontas. Depois cursou Química na Universidade Federal de Lavras e no Instituto de Química – Unesp Araraquara. Trabalhou na empresa Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Trabalha atualmente na Universidade de São Carlos.
Em entrevista ao Conexão Três Pontas, Juliana falou de sua felicidade com a repercussão grande de sua pesquisa, inclusive em Três Pontas:
“Fico muito feliz com o reconhecimento do meu trabalho, foram muitos anos de pesquisa para chegar nestes resultados. O carinho dos meus conterrâneos é com certeza muito gratificante, é lindo ver a repercussão que a pesquisa teve nas redes sociais graças a eles.”
Parabéns pela importante pesquisa, pelos relevantes resultados e pelo merecido reconhecimento. Provas de que somente a Educação tem tamanho poder de transformação e conquistas.