SUBVENÇÃO APROVADA EM 2016: Cadê o dinheiro do Grupo de Socorristas Voluntários Anjos da Vida de Três Pontas?

O Grupo de Socorristas Voluntários Anjos da Vida têm feito há um bom tempo um trabalho público e notório de grande importância para a população trespontana. Quando acontece alguma solicitação de urgência ou emergência, como em casos de acidentes de trânsito por exemplo, em ocasiões que a única ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) está atendendo outra ocorrência, são eles que acabam correndo, se dedicando, socorrendo, salvando vidas. Mas o reconhecimento desse trabalho parece que continua não passando de elogios nas redes sociais e tapinhas nas costas. O Conexão Três Pontas inúmeras vezes tratou desse tema, convocando a população e nossas autoridades a ajudar quem nos ajuda. Muito se promete, pouco se faz. E uma notícia que chegou à nossa redação agora nos deixou preocupados, por isso conversamos mais uma vez com o socorrista Frederico Ribeiro (Fred). A situação é revoltante e cabe resposta das autoridades.

Socorrista Frederico Ribeiro.

Conexão – Mais uma vez estamos nos deparando com as notícias de que vocês sequer estão tendo recursos para abastecer o veículo de resgate de vocês. Qual é a situação atual do Grupo de Socorristas Voluntários Anjos da Vida?

Frederico – Hoje nossa situação é que não temos um local apropriado para ficar. O local que nos foi cedido pode ser tirado a qualquer momento. O local precisa de reforma, mas si reformamos hoje podem nos tirar amanhã! Estamos com mais de R$4.000,00 de dívida por locações de equipamentos para os treinamentos e alguns usados nos atendimentos como prancha, Cilindro de O2, entre outros. Temos a mão de obra porém falta apoio e estrutura. Fazemos muitos cursos e os treinamentos são constantes, afinal estamos falando de vidas. Porém tudo é particular, cada Voluntário ajuda com o que pode mas sempre falta, mas sempre temos a esperança de um amanhã melhor.

Conexão – Vocês já fizeram várias campanhas pedindo ajuda. Muito se promete e depois quase nada acontece. As pessoas ainda não perceberam a importância do trabalho de vocês?

Frederico – Já foram feitas várias campanhas, e essas campanhas ajudaram e muito, porém a campanha é uma ou outra vez, enquanto que os gastos são diários de acordo com a demanda. Além de prestar o primeiro atendimento às vítimas também combatemos incêndios e ajudamos famílias carentes de diversas formas, coisas que não aparecem na mídia.

Conexão – Vocês tiveram, segundo nos consta, uma subvenção aprovada na Câmara Municipal pelos vereadores da legislação passada. Porém recebemos a informação vinda de vocês que até agora vocês não receberam nada. Como está essa situação?

Frederico – No início do ano procurei o Prefeito atrás de apoio, ajuda, saber o que poderia ser feito. Porém o mesmo disse não saber o que poderia fazer. Ele nos pediu pra irmos atrás dos secretários de saúde e de obras, etc… Enfim não obtive sucesso. Depois fomos chamados pelo chefe de gabinete e lá recebemos promessas e mais promessas de apoio, que iria liberar a subvenção, o apoio da ambulância branca para transporte das vítimas e por aí vai. Até hoje nada!

Procurei o setor responsável da Prefeitura para entrega da documentação para a subvenção onde fomos muito bem recebidos pelos profissionais e assim foi feito. A partir daí estamos aguardando para celebrar o convênio com a Prefeitura para receber o benefício. Um certo tempo depois vimos que a conta bancária passada não poderia ser usada, tivemos que abrir outra conta, onde já foi entregue mês passado, onde recebemos a notícia que iriam cancelar a subvenção! E que não foi colocada para o próximo ano.

Conexão – O que você espera que as autoridades façam pelos Anjos Socorristas Voluntários?

Frederico – Sinceramente da administração pública já não espero mais nada, pois até o apoio no caminhão pipa nos combates a incêndio foi cancelado, não temos apoio da ambulância branca nas ocorrências e nada! Vejo que a população é sempre a prejudicada, principalmente os menos favorecidos. Esse projeto é para atender você que está bem e pode sofrer um acidente a qualquer momento, você que está em casa e liga pedindo socorro e muitas vezes não é atendido, você que necessita de ajuda urgente e o SAMU está ocupado em outra ocorrência! A população tem o poder, basta querer que as coisas acontecem! A voz do povo é a voz de Deus!

Conexão – Aqui em Três Pontas se reclama muito do preço do combustível, considerado por muitos um dos mais caros da região. Temos muitos postos e muitos empresários do setor bem sucedidos. Eles já foram procurados por vocês em busca de apoio para abastecimento, já que em muitas ocorrências vocês ficam sem gasolina? Eles nunca se prontificaram a ajudar?

Frederico – Infelizmente não temos o apoio de nenhum posto de combustível da cidade! Estamos rastejando até hoje graças a ajuda de algumas empresas e colaboradores, pois tiro do meu salário para manter este projeto! Não queremos reconhecimento, troféu, muito menos estátua na praça. Sonhamos em ter uma cidade amparada com recursos disponíveis de urgência e emergência nas diversas áreas para quando precisar vidas serem salvas!

Estou anunciando que a partir de hoje Estamos parando nossas atividades! Até que seja algo concreto, estamos parando! A população merece o melhor, chega de dar miséria!

Inclusive faço uma observação: Nesta última semana atendemos vários acidentes, temos apoio em vários situações, hoje o único veículo que usamos está estragado, e a manutenção sai do meu bolso! E graças a Deus contamos com a ajuda de uma empresa Potencial Auto Center, nas manutenções. Estamos para receber uma ambulância vinda de BH, adquirida fora, pois aqui não somos vistos pela administração, mas no jeito que vai, teremos que devolver esta ambulância pois não teremos estrutura nem apoio para mantê-la. Triste realidade!

RESPOSTA

Nossa reportagem entrou em contado com a assessoria de gabinete da Prefeitura Municipal informando sobre a pauta e solicitando uma resposta para essa questão de grande importância para os trespontanos. estamos no aguardo.

 

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

(MTB 09816)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *