A Prefeitura Municipal de Três Pontas comunicou por intermédio da assessoria de comunicação que, por medida de cautela, foi baixado Decreto pelo Chefe do Poder Executivo, o Prefeito Marcelo Chaves Garcia, dispondo de ações preventivas ao contágio e de enfrentamento e contingenciamento da epidemia causada pelo coronavírus (COVID – 19).

Um dos objetivos do Sistema Único de Saúde é prestar assistência à pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integral das ações assistenciais e das atividades preventivas.

O Plano de Competência Nacional para Infecção Humana pelo novo coronavírus (Covid-19), elaborado pelo Centro de Operações em Saúde Pública do Ministério da Saúde, datado de fevereiro de 2020, estabelece o nível de emergência resposta às ameaças atuais representadas pelo coronavírus.

Desta forma, com os casos se alastrando mundo afora, com suspeitas na região do Sul de Minas, o Decreto nº 11.112, de 16 de março de 2020, do Executivo Municipal de Três Pontas estabelece que:

_ Fica decretado o Estado de Emergência em Saúde Pública em toda extensão do Município de Três Pontas, segundo o Plano de Competência Nacional para Infecção Humana pelo novo coronavírus (Covid-19).

_ A partir do dia 17 de março todas as aulas em estabelecimentos públicos e privados de ensino no Município de Três Pontas estão suspensas, incluindo escolas, faculdades, universidades, pré-vestibulares, instituições de ensino técnico e creches até o próximo dia 05 de abril.

Este prazo poderá ser aumentado, de acordo com novas determinações do Governo Federal.

_ Estão suspensos, a partir do dia 17 de março, todos os serviços públicos e privados com a capacidade de reunirem 100 pessoas ou mais, incluindo festas, comemorações e eventos de grande aglomeração popular.

_ Setores competentes do Município estão autorizados a partir deste decreto a comprar insumos e instrumentos necessários às unidades básicas de saúde e às instituições hospitalares locais.

_ Todas as ações de saúde pública ficam a cargo da Secretaria Municipal de Saúde, incluindo as organizações e entes locais financiados pelo SUS.

Criação de Comitê de Enfrentamento de Doenças Transmissíveis de Três Pontas

O decreto ainda cria o Comitê de Enfrentamento de Doenças Transmissíveis de Três Pontas, com caráter deliberativo e com competência extraordinária para acompanhar a evolução do quadro epidemiológico do novo coronavírus, além de adotar e fixar medidas de saúde pública necessárias para a prevenção e controle do contágio e o tratamento das pessoas afetadas.

O novo comitê é presidido pela secretária municipal de Saúde, Teresa Cristina Rabello Corrêa e ainda conta com membros que representam os setores de Imunização, Atenção Básica e Epidemiologia, bem como um representante da coordenação Do Hospital São Francisco de Assis e outro do Pronto Atendimento Municipal.

Servidores municipais que retornarem de viagens feitas em locais com grande incidência de coronavírus (transmissão comunitária) deverão se ausentar das funções por 14 dias, caso apresente sintomas característicos da doença. Esse período cai para 7 dias caso não apresentem sintomas característicos. Não sendo possível o trabalho remoto (a distância) a frequência do servidor será abonada.

O Decreto tem vigência de 60 dias.

Rumores

Apesar dos rumores de dois casos suspeitos na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde nega qualquer caso suspeito até o momento em Três Pontas, embora alguns médicos e enfermeiros digam o contrário.

O principal, neste momento é seguir todas as recomendações de segurança, de prevenção contra o coronavírus, evitando locais de aglomeração, evitando viagens para locais com muitos casos confirmados e não se esquecer de lavar bem as mãos e com muita frequência.

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *