UNIS NOVA OFERECIMENTO

14

O distrito do Pontalete voltou a ser um grande atrativo para os trespontanos. Com o nível da água mais elevado e as diversas atividades e opções de lazer incentivadas pela Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura Municipal de Três Pontas, centenas de pessoas voltaram a ter o local com destino de final de semana. O problema é que há décadas a estrada registra vários acidentes. O principal motivo sempre foi a imprudência, o desrespeito ás de circulação e, principalmente, o uso de bebida alcoólica no volante. Talvez por isso, esse domingo (29) tenha registrado tantos acidentes que superlotaram o Pronto Atendimento Municipal.

10

De acordo com informações dos Anjos Socorristas Voluntários, através de seu coordenador Frederico Ribeiro, ao todo foram cinco acidentes registrados na tarde do domingo. O primeiro envolvendo a chamada “gaiola” (veículo utilizado para subida de morros). Na sequência aconteceu outro nas proximidades da Escola Agrícola. As regiões do Deca Miranda e das Bananeiras também foram cenário de outros acidentes. Além das colisões também ocorreram capotamentos.

As viaturas de resgate foram acionadas várias vezes e alguns casos as vítimas tiveram que esperar ao atendimento a outro acidente. O caminhão do Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado e passou por Três Pontas, mas devido aos riscos da estrada e ao peso do caminhão (20 toneladas) a PM acabou abortando a solicitação.

De acordo com Frederico Ribeiro, a bebida sempre foi o grande causador de acidentes e nesse domingo não foi diferente:

16426583_1409498235750175_2026956293_n

“Os acidentes apresentaram as mesmas características. Estrada de terra, muita poeira, pista escorregadia associada ao excesso de velocidade e muitas vezes o uso de bebida alcoólica acaba provocando esses acidentes. Aparentemente foi feito uso de bebida em alguns desses acidentes.

5

Eu penso que preciosa haver mais conscientização e blitz para coibir o uso de bebida alcoólica. A Lei Seca precisa ser respeitada. As pessoas precisam ter mais responsabilidade e amor à vida. Se quiserem beber, leve uma pessoa responsável que não bebe para que volte dirigindo o veículo. Assim se evitará muitos acidentes”, pontuou.

12

Nossa reportagem esteve no Pronto Atendimento Municipal e acompanhou a chegada de muitas vítimas. Populares superlotaram as dependências do PAM em busca de informações do estado de saúde dos envolvidos.

Felizmente, segundo o médico plantonista Dr. Silvinho não houve feridos graves. Apesar do registro de fraturas em perna e braço, todos chegaram conscientes ao Pronto Atendimento, alguns com muitas escoriações e outros com dores lombares. “Em todos os casos que havia necessidade nós fizemos exames de Raio X para ter um diagnóstico mais preciso, mas felizmente ninguém em estado grave”, comentou.

8

De acordo com informações do PAM todos já foram liberados.

RECLAMAÇÃO

A leitora do portal Conexão Três Pontas, Margareth Rabello, chamou nossa reportagem para fazer uma reclamação, enquanto aguardava atendimento no Pronto Socorro:

“Eu gostaria de reclamar que aqui no PAM nos estamos nesse momento com apenas um médico atendendo que é o Dr. Silvinho. O outro plantonista Dr. Cassiano teve que sair às pressas para ir na UTI. E começaram a chegar várias vítimas desses acidentes, muitos provocados por bagunça, bebedeira e irresponsabilidade.

7

Eu estou aqui precisando de um atendimento urgente porque fui mordida por cachorro e tenho que tomar a vacina e não há condições de nos atender, inclusive crianças e idosos, porque o médico está feito um louco atendendo esses feridos que não param de chegar. Essa festa do Pontalete, por conta da irresponsabilidade, foi uma tragédia total. Chegam ambulância e SAMU toda hora, com pessoas presas nas ferragens. A estrada é muito perigosa e as pessoas bebem sem parar e acaba acontecendo isso tudo.

Eu, claro, fiquei preocupada com essas pessoas, mas nós aqui precisamos de atendimento e o PAM não tem estrutura numa ocasião dessa. Estamos a mercê de tudo. É preciso que haja fiscalização na estrada. Porque esse tumulto aqui no Pronto Socorro não pode acontecer”, desabafou.

MELHORIAS

O secretário municipal de Transportes e Obras, José Gileno Marinho, disse ao Conexão que algumas melhorias já haviam sido realizadas nos últimos dias na estrada entre Três Pontas e o Pontalete e que outros investimentos serão aplicados:

15870732_1248800735168197_418793179_n

“Nós realizamos uma série de melhorias na estrada e outras estão agendadas. Realmente essa situação nos preocupa e a nossa parte estamos procurando fazer com muita eficiência. É necessário que haja sim mais conscientização e como coordenador da Guarda Civil Municipal vamos ver o que pode ser feito no sentido da fiscalização ou orientação dos motoristas em eventos como o desse domingo”, alertou.

POPULARES COMENTARAM

6

Nas redes sociais do Conexão Três Pontas várias pessoas se manifestaram a respeito do ocorrido:

Libelia Rodrigues Alves Guilger

“Eu estava em Pontalete e tenho certeza que a bebida foi a maior causa dos acidentes. A gaiola capotou perto de minha casa, vim embora logo prevendo que podia dar acidente na estrada pois a bebida estava exagerada e a poeira era tanta que não dava para ver nada.”

Rose Oliveira

“Sempre foi assim. Hoje tem repercussão porque tem jornalista pra mostrar. Hoje tá escancarado, mas sempre teve. Desculpe, sou daí e me criei aí. Perdi a conta de quantos acidentes aconteceram. Se for analisar hoje quantos têm carro? Quantos bebem? Antigamente os pais eram mais rígidos, havia menos adolescentes infratores comparando.”

Fatima Barbara

“A bebida sim estava super solta no Pontalete.”

Tania Rosa Marques Valentim

“Nossa, infelizmente eu imaginei que isso pudesse acontecer mesmo, pois a estrada é perigosa e as pessoas bebem sem noção… Meu Deus que horror ver o PAM lotado assim…”

Gabriela Silva Ls

“O povo não sabe se divertir. Tem que encher a cara e pegar a direção. Não sabem aproveitar o domingo!”

Ivy Karoline Naves

“Espero que aumentem o policiamento e resolvam colocar em prática a lei do bafômetro…”

EVENTO FOI UM SUCESSO

O evento em si, organizado perla Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura Municipal foi um grande sucesso. Feira de artesanato e muita música agitaram o domingo no Pontalete.

O QUE DIZ A PM?

Nossa reportagem entrou em contato na manhã desta segunda-feira com a Polícia Militar através do telefone 3265-7766 na sede do Quartel. Fomos atendidos pelo policial Ribeiro e procuramos pelo Tenente Bruno Neves, comandante da PM em Três Pontas.

Fizemos dois contatos, mas não logramos êxito, haja vista que o Tenente estaria saindo em diligência. Nos colocamos à disposição da Polícia Militar e gostaríamos ter a resposta para a seguinte pergunta:

O que a Polícia Militar de Três Pontas pode fazer em relação à fiscalização do uso de bebida alcoólica por motoristas que dirigem após festas e eventos como no Pontalete? Serão feitas blitz?

Com a palavra a Polícia Militar…

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

(MTB 09816)

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *