Os trespontanos foram surpreendidos logo pela manhã desta terça-feira (15) com os portões da sede da Prefeitura Municipal de Três Pontas e do Almoxarifado – onde funciona a Secretaria Municipal de Transportes e Obras – fechados. Isso porque o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, através do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), em parceria com a 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Três Pontas, deflagrou a “Operação Trem Fantasma”, que investiga eventuais fraudes nos contratos de fornecimento de peças e combustíveis na Prefeitura Municipal de Três Pontas.
Sede do Almoxarifado fechada para investigação.

O Gaeco permite uma atuação mais coordenada, uniformizada e planejada do MPMG no enfrentamento às organizações especializadas em praticar crimes. O núcleo central é Belo Horizonte, composto de promotores de Justiça que atuam no combate ao crime organizado na capital e por até quatro outros membros designados pelo procurador-geral de Justiça, além de unidades regionais, como a de Varginha que está trabalhando nessa operação, integradas por, pelo menos, dois grupos de três promotores de Justiça. Essa estrutura presta apoio a membros de todo o estado, auxiliando na identificação, prevenção e repressão às atividades de organizações criminosas, especialmente nas fases de investigação e eventual oferecimento de denúncia.

Segundo o Sgt. Romão a Polícia Militar foi acionada pelo MP e está nesse momento cuidando da segurança e acompanhando as investigações. Os portões da sede da Prefeitura Municipal e do Almoxarifado estão fechados. Ninguém pode entrar. Estão sendo cumpridos ao todo 16 mandados de busca e apreensão e ainda 5 mandados de prisão temporária. Algumas empresas que fornecem peças automotivas e combustíveis também estão sendo investigadas.

Conforme algumas fontes ouvidas pelo Conexão, os servidores públicos foram dispensados e o expediente deve se normalizar apenas na parte da tarde, embora não haja nada confirmado.

A Operação Trem Fantasma conta com as participações de diversos promotores de justiça, policiais militares e civis, membros do Ministério Público e também da Receita Estadual.

O Gaeco, dentro de suas funções, poderá oficiar nas representações, inquéritos policiais, procedimentos investigatórios criminais, peças de informação e ações penais, em uma atuação integrada com o promotor de Justiça que já esteja atuando em determinado caso.

MINISTÉRIO PÚBLICO INVESTIGA SUPOSTO DESVIO NA SECRETARIA DE TRANSPORTES E OBRAS EM TRÊS PONTAS

Promotores do Ministério Público de Três Pontas, segundo fontes ligadas ao órgão, desde a manhã da última quarta-feira (09) começaram a ouvir servidores públicos municipais que trabalham na Secretaria Municipal de Transportes e Obras (Almoxarifado). O motivo seria apurar a denúncia de desvio de recursos. Segundo as primeiras informações o MP investiga supostas irregularidades do maquinário utilizado pela Secretaria de Transportes e Obras e ainda o desvio de dinheiro público.

Expediente na Prefeitura nesta terça-feira (15) deverá se normalizar na parte da tarde.

DEFESA

Em nota, a Prefeitura Municipal de Três Pontas emitiu o seguinte comunicado:

“A questão envolvendo o Almoxarifado diz respeito a procedimento preparatório instaurado pelo Ministério Público para apurar denúncias formuladas por um Vereador de oposição.

Prontamente o Município procurou prestar todos os esclarecimentos necessários ao Ministério Público, inclusive franqueando acesso aos seus servidores às dependências da Secretaria Municipal de Transportes e Obras e de todo Almoxarifado Municipal.

É interesse da própria Administração Pública Municipal colaborar com a apuração do caso, tanto que o Sr. Prefeito Dr. Luiz Roberto Dias já determinou instauração de Sindicância para apuração interna dos fatos.

Prefeitura Municipal de Três Pontas.”

Secretário Gileno Marinho, Prefeito Luiz Roberto Dias e Vice Marcelo Chaves durante a coletiva da última sexta-feira (11).

Na última sexta-feira (11) o Prefeito Dr. Luiz Roberto Dias convocou uma entrevista para anunciar o afastamento preventivo do Secretário de Transportes e Obras Sr. Gileno Marinho. Fez questão de dizer que tem uma vida ilibada e marcada pelo trabalho e pela honestidade, que defende as investigações, que espera que tudo seja esclarecido e ainda anunciou a instalação de procedimentos de fiscalização interna na Prefeitura.

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *